Possível problema com balde fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lfrodrigues

Member
Joined
Feb 14, 2016
Messages
14
Reaction score
0
Boa noite galera!

Fazem apenas 5 dias que fiz minha primeira brassagem e a cerveja está fermentando (airlock borbulhando :mug:). Consegui vários baldes (aqueles de gordura vegetal de padaria) e instalei a torneira neles, porém acho que errei na altura da troneira.

Quando coloquei a torneira, sempre pensei na posição em que eu menos ia perder cerveja (o mais abaixo possível), porém agora acho que fiz besteira. Pretendia fazer a fermentação secundária e a clarificação (com gelatina nos últimos 2 dias) no mesmo balde, só tirando na hora do envase, mas lendo melhor e vendo algumas fotos e vídeos, acho que dessa maneira irá muita sujeira para a garrafa, pois o que ficou decantado irá passar pela torneira. Vocês acham que eu devo ir trocando de balde, ou até mesmo filtrar de alguma forma?

A solução que eu tinha pensado era em fazer uma transferência para outro balde, antes da clarificação, colocando um pano de prato para coar a sujeira e depois de clarificar com a gelatina, fazer outra transferência (coando novamente com um pano) para aí sim engarrafar.

:confused: :confused:

O que acham?
 
@lfrodrigues

Antes de tudo, fique tranquilo. Respire um pouco.


Não coe com pano de prato.

Deixe como está. Transfira pra outro balde no momento de envasar.

Vai transferir mais fermento e trub do que o normal

Mas não vai morrer por isso.

Troque os baldes, vale a pena
 
@lfrodrigues

Antes de tudo, fique tranquilo. Respire um pouco.


Não coe com pano de prato.

Deixe como está. Transfira pra outro balde no momento de envasar.

Vai transferir mais fermento e trub do que o normal

Mas não vai morrer por isso.

Troque os baldes, vale a pena

Obrigado cara... lendo a sua resposta eu tive uma idéia, quando colocar a gelatina, vou inclinar o balde um pouco para o lado contrário da tormneira e manter assim por uns 2 dias. Quando passar para outro balde, como estará inclinado, talvez eu passe menos trub.

Obrigado!
:mug:
 
Sugestão ... Considere também a hipótese de adquirir um auto-sifão. Dessa forma você consegue regular certinho o que vai tirar do balde. Aproveita essa torneira baixa para coletar fermento.
 
tb existe uma opção meio ogra de se colocar uma outra torneira na altura correta.
 
Bom dia, eu inclinei o meu balde e usei um "aparato" que inventei pra isso: 2 mãos francesas simples parafusadas em um pedaço de madeira.

9RlP0OE.jpg
 

Latest posts

Back
Top