Possíveis problemas de Excesso de lama na Garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rogerwfranca

Well-Known Member
Joined
Jun 29, 2015
Messages
45
Reaction score
9
Boa noite.

Pessoal estou em minhas primeiras experiências como um homebrewer e apesar de muito estudo, ainda restam muitas dúvidas. Hoje foi um dia de brassagem, a segunda, uma American IPA. Foi também dia do meu primeiro envase, uma Weiss que ficou com FG acima do esperado.

OG: 1.053
FG: 1.022 (o esperado era 1.018)

Entendi que meu primeiro grande erro nas brassagem foi subestimar a quantidade de fermento. Foi usado apenas 2 pacotes de Mangroove m-20 devidamente hidratado e acho que não foi suficiente para meus 40 litros. A fermentação começou a 20ºc e terminou após 7 dias a 25ºc. Do quarto dia ao sétimo não houve mais atenuação acentuada, apenas de 0.001, então decidir encerrar a fermentação e partir para o envase.

Passei o conteúdo do fermentador para um outro (sanitizado) de mesmo tamanho através da torneira. O problema é que como ainda não tenho muita intimidade com o meu próprio equipamento, acho que a minha torneira ficou perto do nível da lama e acabou drenando uma certa quantia para o segundo fermentador. Nesse segundo fermentador fiz o priming com açúcar invertido na proporção de 6g/l de açúcar refinado. Esse meu segundo fermentador não tem torneira e não tenho sifão o que me forçou a trafegar a "cerveja" de volta para o primeiro fermentador para poder usar a torneira e engarrafar com o auxílio de um enchedor de garrafa. Só que no processo de volta, devido ao peso dos 40 litros eu trasfeguei de forma meio abruta, gerando um bocado de espuma.

Enfim, engarrafei todas e com auxilio de um manómetro estou monitorando a carbonatação.Coloquei as garrafas para carbonatar a 22ºc onde pretendo manter por 10 dias. O que estranhei foi a rápida resposta do manômetro que em 3 horas já está em 1.5 atm.

Bom, agora vamos as dúvidas

1: Sei que uma FG 1.022 é alta, mas a dúvida é se com o pouco fermento que utilizei ainda teria chance de atenuar mais esperando mais dias/aumentando temperatura etc?

2: Não chega a ser uma dúvida, mas sim uma conclusão de que trabalhar com torneira para trafegar pode funcionar bem em fermentador cônico, o que não é o meu caso. Em fermentados cilíndricos a melhor saída é o sifão uma vez que não sabemos a altura que a lama irá ficar, acima ou abaixo da torneira o que depende da receita. ( Preciso comprar um sifão eheh )

3: A trafega brusca já com priming pode oxidar né? Alguém pode me explicar ou tem algum material sobre oxidação para que eu possa estudar e entender seus impactos?

4: Gostaria de saber se o excesso de fermento vindos da lama ou a FG alta podem alterar minha carbonatação, me trazendo riscos no sentido de aumentar de mais a pressão da garrafa?

Desde já agradeço a atenção, é uma prazer fazer parte desse mundo cervejeiro , do fórum onde aprendi muito, onde pretendo aprender mais, compartilhar as minhas experiências e ensinando, dentro dos meus limites, é claro. eheheh.
:)


abraço
 
Fala @rogerwfranca

Esse fermento de Weiss da Mangrove Jack é de baixa atenuação, mas pelo que eu calculei sua atenuação aparente foi de 57%. Ele atenua mais do que isso. Das vezes que eu usei, obtive entre 68 a 70% de atenuação.

Cuida dessas garrafas... monitora essa pressão de perto. Infelizmente, terá que gelar todas as garrafas pra evitar riscos de explosão se a pressão subir muito.
 
1: Sei que uma FG 1.022 é alta, mas a dúvida é se com o pouco fermento que utilizei ainda teria chance de atenuar mais esperando mais dias/aumentando temperatura etc?

Parece que acabou sua fermentação, visto que você mediu alguns dias e ela não mudou mais, mas é prudente acompanhar sua garrafa com manômetro para ter certeza que não vai subir demais.

2: Não chega a ser uma dúvida, mas sim uma conclusão de que trabalhar com torneira para trafegar pode funcionar bem em fermentador cônico, o que não é o meu caso. Em fermentados cilíndricos a melhor saída é o sifão uma vez que não sabemos a altura que a lama irá ficar, acima ou abaixo da torneira o que depende da receita. ( Preciso comprar um sifão eheh )
Torneira também pode funcionar bem em fermentador cilíndrico, mas o sifão geralmente costuma ter um melhor resultado, como você não tem nada compre um sifão e seja feliz (eu uso uma mangueira comum mesmo)

3: A trafega brusca já com priming pode oxidar né? Alguém pode me explicar ou tem algum material sobre oxidação para que eu possa estudar e entender seus impactos?
Sim, certamente você oxigenou demais sua cerveja nesse processo derramando a cerveja e espumando. Isso é um problema, não repita mais. A oxidação é identificada principalmente como um sabor de papelão na cerveja pronta, ela vai aparecendo com o tempo e piorando, principalmente quando armazenada em temperaturas mais elevadas, pois acelera o processo de oxidação.

4: Gostaria de saber se o excesso de fermento vindos da lama ou a FG alta podem alterar minha carbonatação, me trazendo riscos no sentido de aumentar de mais a pressão da garrafa?
Excesso de fermento faz carbonatar mais rápido geralmente, são mais leveduras para consumir o açúcar do primming. A FG alta depende, se ainda tinha açúcares fermentáveis eles serão consumidos gerando carbonatação excessiva e risco de explosão, mas se nesse açúcar residual não tiver nenhum fermentável ele não vai alterar a carbonatação. Então acompanhe seu manômetro e se subir demais bota tudo na geladeira para prevenir explosões. Da próxima vez calcule um pitching rate adequado e controle sua fermentação para evitar surpresas ao final.
 
Sim, certamente você oxigenou demais sua cerveja nesse processo derramando a cerveja e espumando. Isso é um problema, não repita mais. A oxidação é identificada principalmente como um sabor de papelão na cerveja pronta, ela vai aparecendo com o tempo e piorando, principalmente quando armazenada em temperaturas mais elevadas, pois acelera o processo de oxidação.

Valeu @fagner e @scaranello muito obrigado pelos esclarecimentos. Quer dizer então que a oxidação potencializa no decorrer do tempo né? Bom, como é uma weiss que se toma jovem e é minha primeira leva, vou juntar a turma e tentar bebe-la o mais rápido possível antes que os efeitos da oxidação se tornem mais evidentes. ahaha..

abraço
 
Valeu @fagner e @scaranello muito obrigado pelos esclarecimentos. Quer dizer então que a oxidação potencializa no decorrer do tempo né? Bom, como é uma weiss que se toma jovem e é minha primeira leva, vou juntar a turma e tentar bebe-la o mais rápido possível antes que os efeitos da oxidação se tornem mais evidentes. ahaha..

abraço

Sim, isso mesmo. É um processo bem parecido com enferrujar, cujo nome mais técnico é oxidação, que é a ação do oxigênio. Nesse caso tomar o quanto antes para prevenir essa oxidação. Mas eu guardaria ao menos uma cerveja por uns meses ou ano para identificar essa oxidação depois, é um bom aprendizado.
 
Back
Top