Pode-se mergulhar o chiller de placas em água gelada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Vou começar a usar chiller de placas e tava pensando em, durante o processo de resfriamento, deixá-lo submerso em água gelada para, acredito, melhorar o tempo de resfriamento. Teria algum problema?
 
Problema nenhum, mas a vantagem também é desprezível.

Motivo 1: só fazer os cálculos de ganho de área de contato metal/água/mosto. Vais ver que o ganho é mínimo.
Motivo 2: não vai ter agitação da água por fora do chiller, e mesmo que tivesse, pelo motivo 1, o ganho ainda seria mínimo. :)

Abraço,
 
Problema nenhum, mas a vantagem também é desprezível.

Motivo 1: só fazer os cálculos de ganho de área de contato metal/água/mosto. Vais ver que o ganho é mínimo.
Motivo 2: não vai ter agitação da água por fora do chiller, e mesmo que tivesse, pelo motivo 1, o ganho ainda seria mínimo. :)

Abraço,
Valeu, Guenther. Realmente, depois eu tava pensando bem e concluí a mesma coisa, ou seja, tem o lance da superfície de contato que será somente a externa.
Vou usar então um chiller comum mergulhado na água gelada antes do chiller de placas pra melhorar a eficiência.

Abs.
 
eu mergulho... gasta tao pouca agua e gelo, tipo umas duas formas de gelo dessas normais que tem em casa que que qualquer 1 grau de diferença na saída ja ta de boa... porem nunca testei a diferença com e sem o gelo!
 
O segredo no chiller de placas é a vazão. Eu deixo 30 litros de água perto dos 1-2 graus no dia anterior e é essa água que uso passando pelo chiller de placas. Consigo 18 facilmente, sem nenhum esforço, para lagers chego perto dos 13.
 
O segredo no chiller de placas é a vazão. Eu deixo 30 litros de água perto dos 1-2 graus no dia anterior e é essa água que uso passando pelo chiller de placas. Consigo 18 facilmente, sem nenhum esforço, para lagers chego perto dos 13.



@Ipera, tu utilizas um balde com 30lt de agua bem gelada, e com uma bomba fica bombeando para o chiller placas e retornando ao balde, até o fim do resfriamento do mosto? E chega em 18oC? É isso? E quantos lt de mosto resfrias?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top