Poço termometrico em panela com fundo falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoMilanezi

Active Member
Joined
Jul 27, 2017
Messages
42
Reaction score
0
Pessoal, faço a mosturação em uma panela com fundo falso e recirculação contínua. Estou querendo furar a panela para instalar um poço termometrico para utilização de termostato. A dúvida é aonde fazer o furo.... Pensei em furar abaixo do fundo falso, o que me vcs aconselham ??
 
Geralmente usa no retorno da agua na recirculaçao eu uso la em cima um T que leva da bomba pro fly sparge ai coloco um poço ali apos a bomba e antes do fly sparge
 
porque corre o risco de voce colocar so la em baixo e a agua chegar la em cima numa temperatura mais baixa, entao voce controlando no sparge voce sabe que a agua esta caindo e recirculando na temperatura que voce deseja na brassagem.
 
Já usei no T fixado no retorno do mosto, hohe instalei o T com o poço na saída da bomba.
 
amigo, eu aconcelho furar a panela abaixo do fundo falso. pois ali vc sempre terá a temperatura correta onde esquenta e esse sistema que os colegas usam descrito acima pra mim que uso um sistema automático sempre teria que a bomba estar recirculando pra monitoramento da temperatura correta.
 
minha bomba recircula o tempo todo, por isso uso assim, mais ja li posts falando que nao aconselham o uso em baixo do fundo falso, pois ali a tem a resistencia perto e a emissao de calor e maior, podendo nao chegar a temperatura correta na parte de cima do mosto
 

Attachments

  • download (1).jpg
    download (1).jpg
    6.4 KB · Views: 72
minha bomba recircula o tempo todo, por isso uso assim, mais ja li posts falando que nao aconselham o uso em baixo do fundo falso, pois ali a tem a resistencia perto e a emissao de calor e maior, podendo nao chegar a temperatura correta na parte de cima do mosto
Exato, também evitei usar abaixo do fundo falso por conta disso. Já usei exatamente como você, também. Tem quem instale o poço por baixo do fundo falso, muito próximo da saída do registro. Na verdade tenho um poço no T da saída da bomba e um pequeno poço soldado na lateral, lado oposto do registro por praticidade, para a fervura. Terminada a mostura, troco o sensor de lugar. Parece que a Cigarra da Olec só tem o poço na saída da bomba e por isso deve-se ligar a bomba de tempos em tempos para ajustar a temperatura. Vi um vídeo do Beer School, uma revisão de equipamentos que ele fez.
 
Eu prefiro deixar na torneira em baixo, apenas porque nao deixo a bomba ligada o tempo todo, de qualquer forma em cima ou em baixo acho melhor que furar a panela.
 
Back
Top