poço termométrico em fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Buenas pessoal!

Tô afim de colocar um poço termométrico no meu fermentador (bombona plástica).

Minha dúvida em que altura devo fazer o furo? No meio? Mais pra baixo?

Outra dúvida que eu tenho é o que colocar dentro do poço térmico, pra melhorar a condutividade com o sensor do TIC... Pasta térmica? Glicerina? Vaselina? Por fim, se eu usar essas pastas, não tem perigo de estragar o sensor do TIC? Sei que o sensor estraga se tu mete direto na mostura, nos líquidos etc.
 
Buenas pessoal!

Tô afim de colocar um poço termométrico no meu fermentador (bombona plástica).

Minha dúvida em que altura devo fazer o furo? No meio? Mais pra baixo?

Outra dúvida que eu tenho é o que colocar dentro do poço térmico, pra melhorar a condutividade com o sensor do TIC... Pasta térmica? Glicerina? Vaselina? Por fim, se eu usar essas pastas, não tem perigo de estragar o sensor do TIC? Sei que o sensor estraga se tu mete direto na mostura, nos líquidos etc.

Coloca bem no meio. Caso vc vá fazer levas menores, que fiquem abaixo do meio, então coloca um pouco abaixo.

Quanto a colocar algo para melhorar condutividade, não é necessário.
 
No meu caso, não uso nada dentro do poço termométrico, não precisa. Mas para seu conhecimento, laboratórios onde existe necessidade de controle de temperatura para medicamentos refrigerados ou vacinas, comumente se utiliza um tubo de ensaio com álcool gel e o sensor mergulhado nele. Isto para a geladeira não ficar ligando e desligando sempre que alguém abre a porta. O gel serve para estabilizar a leitura da temperatura.
E o poço, uso aquele sem rosca, apenas inserido no furo da tampa da bombona. Tem 30 cm e termina bem no meio da bombona.
 
Mas pensa, o diâmetro do poço termométrico é maior que o do sensor+fio do TIC.
Quero dizer que o sensor do TIC entra folgado ali.

Não vai, meio que, entrar ali ar da geladeira?

Eu sempre coloco um pedaço de isopor ou pano, preso por fita crepe, isolando o poço do meio externo, para que a temperatura da geladeira não influencie na leitura. Não preencho com nada o poço, ficando lá dentro apenas o sensor.
 
Cara, meus poços tem o diâmetro quase idênticos ao do sensor do TIC, por isso não tem necessidade alguma de usar nenhum material condutor, se vc ainda não comprou os poços, veja isso certinho...

O mais importante pra mim é isolar a "boca" do poço, com um pedaço de isopor e fita durex, criando um microambiente isolado onde está o sensor (dentro do poço).

Sobre o local, eu vejo o meio do balde e faço o furo um pouco abaixo deste ponto. Para ilustrar melhor, meus poços ficam exatamente no ponto central entre o meio do balde e a torneira.
 
Mas pensa, o diâmetro do poço termométrico é maior que o do sensor+fio do TIC.
Quero dizer que o sensor do TIC entra folgado ali.

Não vai, meio que, entrar ali ar da geladeira?

Desencana. Funciona tranquilo. Usa um poço de uns 10cm de profundidade, que é sucesso
 
Aproveitando o tema, um poço de 5 cm seria muito pouco profundo? Estou cansado de ficar passando fita com isolante por cima e o sensor ficar preso.

Tenho acesso a esse poço bem barato.
 
Eu uso uma "rolha" que fiz com isopor, onde abri uma pequena canaleta do lado pra passar o fio do sensor. É prático pra instalar e retirar, e isola bem o ambiente externo.
 
Back
Top