Poço térmico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danilo Breda

Well-Known Member
Joined
Apr 21, 2020
Messages
64
Reaction score
19
Location
Linhares
Pessoal, dúvida bem simples. Vou instalar uma single vessel caseira com a minha panela de 42L q ja tenho e uma de 19L com furos em baixo para servir de cesto. Até aí tudo bem, negócio é que tava pesquisando sobre poço térmico e onde colocar, não tenho mt espaço na panela livre, e vi que teve gente indicando colocar o poço na saída da bomba de recirculaçao. Como, na prática mesmo, eu faria essa instalação? Alguma peça especial devo colocar num tubo de silicone? Não to entendendo mesmo. Tenho uma resistência de 3kw móvel e vou colocar um controlador beermax 8kw nela (planejo aumentar futuramente e aproveitar o controlador). Anexei foto da panela que vou mexer e da bomba que quero comprar.
 

Attachments

  • IMG_20210724_223151.jpg
    IMG_20210724_223151.jpg
    38.7 KB · Views: 44
  • Screenshot_20210724-222547.png
    Screenshot_20210724-222547.png
    68.5 KB · Views: 43
instala num Tê, dai uma entrada é a bomba, a outra a saida do mosto e a ultima ficaria o poço
Eu tô procurando um adaptador de redução de 1/2 pol pra m12x1,75(que é a rosca do poço térmico e na verdade não sei exatamente que diametro é esse kkkk) e tô com dificuldades. Outra dúvida. Deixando o poço nessa configuração, como a gente faz pra fervura? Porque a válvula será fechada daí a medição na fervura não rola pro controlador.
 
Last edited:
Será que não vale a pena colocá-lo na tampa não? Assim quando usar a tampa ele entraria automaticamente no vão entre a panela e o "cesto" não causando nenhum impensilio... E colocando um poço térmico maior, se consegue pegar a temperatura central da panela... 🤔
Apenas um raciocínio... Alguém concorda/descorda?
 
Salve!

Já tive a mesma duvida, o maior problema é espaço e onde (altura/posição) colocar, hoje o sensor fica na parte de baixo do fundo falso e tenho mais um termômetro analógico no meio da panela de mostura e circulação sempre ligada pra homogeneizar o máximo a temperatura (sempre tem variação de temperatura), na panela fervura tenho um poço no meio da panela onde coloco o sensor.

@Danilo Breda Vejo que pelo seu setup poderia colocar ele na parte de baixo do cesto, já que vai utilizar recirculação continua também, mas antes de fazer as furações, faça testes somente com água, para ter uma noção de medições e variações de temperatura.

@James D Amorim a ideia é boa, fazer testes e ver se não tem mto diferença de temperatura, na fervura o sensor teria que ficar solto dentro do mosto.
 
Obrigado pelas ideias amigos. Acho que não daria pra por a tampa pois a panela de dentro é mais alta que a de fora. Acredito que eu vá fazer dessa forma mais usual e colocar logo abaixo do fundo da outra panela. Acham uma boa talvez colocar logo ao lado da saída do líquido, na panela mesmo? Ficará mais perto da resistência, mas acho que daria pra controlar melhor a temperatura de saída. Não sei, to na dúvida quanto a isso kkk
 
@Danilo Breda tenho uma situação parecida, uso o Beermax e instalei o sensor que eles vendem direto na lateral da panela, ele é curto, deve sobrar uns 2 ou 3 cm na parte interna da panela maior.

Me parece que vc tem esse espaço, eu colocaria na direção das alças da panela, acho que fica bom.

O sensor que eu uso é esse, que já vem com a porca e a vedação: Sensor Beermax

Abs
 
Obrigado pelas ideias amigos. Acho que não daria pra por a tampa pois a panela de dentro é mais alta que a de fora. Acredito que eu vá fazer dessa forma mais usual e colocar logo abaixo do fundo da outra panela. Acham uma boa talvez colocar logo ao lado da saída do líquido, na panela mesmo? Ficará mais perto da resistência, mas acho que daria pra controlar melhor a temperatura de saída. Não sei, to na dúvida quanto a isso kkk
Danilo, joia?
Depois que eu postei aqui sobre a tampa, comecei a estudar a questão já que tbem estou montando outra panela e fiquei pensando em tudo que vc falou aqui...
Enfim... Achei esse vídeo abaixo do Bronco e gostei muito da ideia e acho que vou fazer igual... A diferença é que vou colocar os poços termômetrico e usar os termômetros chinezinhos digital que é mais barato que esse grandão da panela do vídeo! 🤔👍😉


 

Latest posts

Back
Top