Pitching em uma Belgian Strong Golden Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Pessoal.

Estou planejando uma leva de 10l de Belgian Strong Golden Ale.
A OG estimada é de 1,081 e o fermento será o T-58.
Pela calculadora do Brewers Friend, eu deveria inocular 14,7g a um Pitching Rate de 0,75 para atingir a quantidade ideal de células.
Sendo que o pacote de fermento tem 11,5g, vocês acham que é um underpitching muito grande?
Sei que em cervejas Belgas um LEVE underpitching pode ser interessante.
A diferença pela estimativa é de 3,2g, ou seja 21% a menos de fermento.
E então?
Um pacote dá conta ou a diferença tá muito grande?
Valeu!
 
Pessoal.

Estou planejando uma leva de 10l de Belgian Strong Golden Ale.
A OG estimada é de 1,081 e o fermento será o T-58.
Pela calculadora do Brewers Friend, eu deveria inocular 14,7g a um Pitching Rate de 0,75 para atingir a quantidade ideal de células.
Sendo que o pacote de fermento tem 11,5g, vocês acham que é um underpitching muito grande?
Sei que em cervejas Belgas um LEVE underpitching pode ser interessante.
A diferença pela estimativa é de 3,2g, ou seja 21% a menos de fermento.
E então?
Um pacote dá conta ou a diferença tá muito grande?
Valeu!

Se o parâmetro de 0.75 estivesse correto, você até poderia usar com um underpitching, mas no caso de cervejas de gravidade mais alta, você precisa selecionar outro parâmetro o de 1.0.

No caso você precisará de 2 pacotes de fermento para 10l nessa gravidade
 
Pessoal.

Estou planejando uma leva de 10l de Belgian Strong Golden Ale.
A OG estimada é de 1,081 e o fermento será o T-58.
Pela calculadora do Brewers Friend, eu deveria inocular 14,7g a um Pitching Rate de 0,75 para atingir a quantidade ideal de células.
Sendo que o pacote de fermento tem 11,5g, vocês acham que é um underpitching muito grande?
Sei que em cervejas Belgas um LEVE underpitching pode ser interessante.
A diferença pela estimativa é de 3,2g, ou seja 21% a menos de fermento.
E então?
Um pacote dá conta ou a diferença tá muito grande?
Valeu!

Um pacote de T-58 seria o suficiente pra esses 10L.
O T-58, tem em média 18B cells/g, neste caso tu teria que trocar na calculadora do brewersfriend o campo "Cell Density:" para 18, e você vai ver!
 
Detalhe... Esqueci de mencionar q não possuo controle de temperatura de fermentação :(
 
Se o parâmetro de 0.75 estivesse correto, você até poderia usar com um underpitching, mas no caso de cervejas de gravidade mais alta, você precisa selecionar outro parâmetro o de 1.0.

No caso você precisará de 2 pacotes de fermento para 10l nessa gravidade

Bem lembrado sobre o "1.0" ;)
 
Se for nessa temperatura pode fermentar sim. Ja fermentei varias levas com temperatura ambiente.

As minha foram todas em temperatura ambiente.
Me passou pela cabeça que, sem um controle preciso, talvez fosse saudável inocular mais fermento.
 
As minha foram todas em temperatura ambiente.
Me passou pela cabeça que, sem um controle preciso, talvez fosse saudável inocular mais fermento.

Pensando logicamente, não teria motivos para inocular mais fermento, até porque, se por exemplo, a fermentação ocorrer a uma temperatura abaixo dos 18°C, o fermento não vai "trabalhar", e consequentemente não vai adiantar em nada por mais fermento.
Pode ser que com a oscilação de temperatura o fermente se estresse mais, mas, eu não colocaria.
Se mesmo assim ficar com a "pulga atrás da orelha", como Guenter disse, "se for para errar, erre pra mais...".
 
O que sabemos é que o fabricante diz ter 6 mas em alguns casos chega a 20bi...porém nem mesmo eles garantem quantas células terão no momento da inoculação.

Na calculadora é usado 10bi como um chute médio...

Eu particularmente não altero...independente do fermento que uso...

Por mais que diga ter 18bi, prefiro errar para mais do que correr o risco de a cerveja estacionar a FG, principalmente na High Gravity...

Isso é muito frustrante...

Quer economizar fermento? Faça um starter
 
Pensando logicamente, não teria motivos para inocular mais fermento, até porque, se por exemplo, a fermentação ocorrer a uma temperatura abaixo dos 18°C, o fermento não vai "trabalhar", e consequentemente não vai adiantar em nada por mais fermento.
Pode ser que com a oscilação de temperatura o fermente se estresse mais, mas, eu não colocaria.
Se mesmo assim ficar com a "pulga atrás da orelha", como Guenter disse, "se for para errar, erre pra mais...".

Amigo o fermento ALE trabalha até os 15c e pode ser que alguns até um pouco abaixo...
O que acontece é que quanto menor a temperatura, mais inibida e mais lenta será a fermentação. Em temperaturas mais baixas o fermento tende a flocular mais rápido e ir para o fundo mais cedo o que pode parar a fermentação...
18c é uma temperatura bastante usada principalmente no início de fermentação das ALES...

Em High Gravity eu recomendo altamente que se use os dois pacotes de levedura...

Pode fermentar com um? De repente pode...mas não é o ideal...não mesmo
 
Amigo o fermento ALE trabalha até os 15c e pode ser que alguns até um pouco abaixo...
O que acontece é que quanto menor a temperatura, mais inibida e mais lenta será a fermentação. Em temperaturas mais baixas o fermento tende a flocular mais rápido e ir para o fundo mais cedo o que pode parar a fermentação...
18c é uma temperatura bastante usada principalmente no início de fermentação das ALES...

Em High Gravity eu recomendo altamente que se use os dois pacotes de levedura...

Pode fermentar com um? De repente pode...mas não é o ideal...não mesmo

Sim, me expressei mal. Quis dizer que se fermentar a uma temperatura mais baixa do que o recomendado pelo fabricante(15°C) pode ser que não termine a atenuação.
Eu, inclusive, ja fermentei cervejas com uma OG 1068, 20 litros finais, com o T-58 e obtive atenuação completa, sem problema algum.
 
Sim, me expressei mal. Quis dizer que se fermentar a uma temperatura mais baixa do que o recomendado pelo fabricante(15°C) pode ser que não termine a atenuação.
Eu, inclusive, ja fermentei cervejas com uma OG 1068, 20 litros finais, com o T-58 e obtive atenuação completa, sem problema algum.

Eu já fermentei uma IPA de 20 litros OG: 1060 com apenas um saquinho...
Ocorreu sem problema algum.

Hoje fermento com 3x mais fermento
Resultado: Uma cerveja bem mais limpa e redonda com bem menos tempo de maturação...

Quanto gastei de fermento?
Até hoje só comprei 2 saquinhos desde fevereiro...
Faço starter, separo uma porção, deixo na geladeira e na próxima starter, starter e starter...com muito cuidado na sanitização dá pra fazer isso por muito tempo...
 
Eu já fermentei uma IPA de 20 litros OG: 1060 com apenas um saquinho...
Ocorreu sem problema algum.

Hoje fermento com 3x mais fermento
Resultado: Uma cerveja bem mais limpa e redonda com bem menos tempo de maturação...

Quanto gastei de fermento?
Até hoje só comprei 2 saquinhos desde fevereiro...
Faço starter, separo uma porção, deixo na geladeira e na próxima starter, starter e starter...com muito cuidado na sanitização dá pra fazer isso por muito tempo...

Como disse, já fiz cerveja com OG alta e aconteceu tudo nos conformes. Hoje faço cervejas mais "arredondadas", talvez seja por usar a quantidade adequada de fermento. Antes a desculpa por um off-flavor, era: "são as primeiras levas...".
Na minha próxima brassagem, vou fazer starter, e tava querendo justamente fazer isso que tu mencionou, guardar uma certa quantidade para posteriormente, utiliza-las novamente.
Tu armazena elas em algum frasco apropriado?
Como é o controle de células viáveis? sabe quantas tem?

Desculpa por sair do assunto do tópico.
 
Como disse, já fiz cerveja com OG alta e aconteceu tudo nos conformes. Hoje faço cervejas mais "arredondadas", talvez seja por usar a quantidade adequada de fermento. Antes a desculpa por um off-flavor, era: "são as primeiras levas...".
Na minha próxima brassagem, vou fazer starter, e tava querendo justamente fazer isso que tu mencionou, guardar uma certa quantidade para posteriormente, utiliza-las novamente.
Tu armazena elas em algum frasco apropriado?
Como é o controle de células viáveis? sabe quantas tem?

Desculpa por sair do assunto do tópico.

Armazeno em tubos Falcon.

Conto as células por peso: http://braukaiser.com/blog/blog/2012/08/24/yeast-pitching-by-weight/

Estima-se que 20% morrem a cada mês.

Sempre faço o primeiro Starter com OG mais baixa, sem agitação e com nutrientes, para aumentar a viabilidade, depois faço quantos forem necessários para a receita.
 
Underpitching + falta de controle de temperatura é uma boa receita pra dar errado, especialmente em belgas a tendência da levedura é de produzir um mar de compostos secundário... além dos fenóis e ésteres podem estar presentes os alcoois superiores, aroma de acetona, etc.... e eles não saem depois.

O ideal seria de 1 a 1.25 milhoes de cels/mL/°P em caso de cerveja high gravity.
Um ambiente estável a 18°C pode ter uma temperatura de fermentação de 25°C pra mais. Os fermentos belga são violentos. Depois quando houver uma queda de temperatura, dos 25 pros 18 no final da fermentação (se não cair ainda mais a temperatura ambiente), o fermento pode se recusar a terminar o trabalho e então outro problema (de açúcar residual) surge.

Como vc abriu um tópico pra perguntar/pedir sugestão, a minha é que reconsidere a fermentação sem controle e utilize 2 pacotes de fermento.

Abraço
 
Back
Top