Pitch rate - starter x liofilizado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Benvenuti

Member
Joined
Sep 23, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Senhores, estou começando por aqui... já fiz algumas cervejas e recentemente comprei um brew beer e estou tentando evoluir em qualidade de produção.

Uma dúvida que tenho é a respeito da fernentação e não encontrei resposta no forum.

Uma das principais questões para uma fermentação primária eficiente e rápida, pelo que pesquisei, diz respeito ao pitch rate. Existem debates de reidratar, aplicar seco, agitar, splash, starter, liofilizado, liquido... enfim... acho que é um dos grandes debates.

Com relação a isso, gostaria que alguém que tem experiência no assunto me esclarecesse se com o uso de um starter bem feito, comparando com um fermento liofilizado, porém, com uma população (estimada) suficiente para o pitch rate "exigido". Terá diferença em lagtiming? Velocidade ou eficiência da fermentação primária?

Agradeço desde já, corrijam-me se estiver equivocado em alguma coisa e obrigado pelas informações do forum, extremamente úteis e esclarecedoras.
 
Desde que o cálculo do pitching rate seja adequado, a fermentação com levedura liofilizada será satisfatória. Podem haver diferenças de lag time sim, tanto pra mais quanto pra menos, já que também é difícil calcular exatamente a quantidade de células num starter líquido, a não ser que tenha microscópio é tudo na base da estimativa mesmo, líquido e seco.
Então se estimar com uma margem segura, vai sim ter uma ótima fermentação com qualquer um.
 
Sem contar que o lag time pode estar relacionado a outras coisas, como areação do mosto e saúde da levedura, não somente a quantidade correta de fermento.

O que vc chama de eficiência da fermentação primária?
 
Levedura em pó (liofilizada) já vem com os nutrientes incorporados no próprio produto, na prática basta hidratar e inocular...

Levedura líquida, geralmente precisa de um bom starter, uso de um nutriente específico nos minutos finais da fervura (yeast nutrient, exemplo servomyces) e uma bela oxigenação do mosto pós-resfriamento, com bomba ou cilindro de oxigênio puro.

Ambas as apresentações das leveduras vão fazer uma ótima fermentação primária se vc suprir suas necessidades e souber manipula-las da forma correta (ex. temperatura de inoculação ou hidratação), além disso, tem q respeitar o Pitch Rate de acordo com seu volume, tipo de cerveja e/ou gravidade primária, seja líquida ou em pó. Eu gosto muito dessa calculadora:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
 
O que vc chama de eficiência da fermentação primária?

Atenuar o quanto for necessário no menor tempo possível...

Show, valeu pelas respostas! Acho que é isso aí... pelo que eu li por aí, pra OG próxima a 1.050 seria 1g por litro, aproximadamente... considerando 10 bilhões de células por grama, correto? Atenuação até aproximados 1.010...

Os fabricantes indicam um pacote de liofilizado para 20 litros... e é o que sempre usei... pensei em fazer com dois pacotes e/ou testar um starter...

Uma das vantagens que vi sobre os liofilizados é que não precisaria oxigenar o mosto, segundo Guenter. No outro caso, starter, teria que oxigenar muito, com equipamentos ou chacoalhando intensamente).

Se o resultado de um starter eficiente e dois pacotes para 20 Litros (ajustando conforme a OG e necessidade do estilo) for similar, não teria porque fazer o starter, a não ser por uma cepa diferente, que só tem líquido. É isso?

E quanto ao tempo... ouvi dizer que com o pitch inicial adequado a fermentação primária poderia ser reduzida até a 2, 3 dias... o que vocês diriam a respeito?
 
Ambas as apresentações das leveduras vão fazer uma ótima fermentação primária se vc suprir suas necessidades e souber manipula-las da forma correta (ex. temperatura de inoculação ou hidratação), além disso, tem q respeitar o Pitch Rate de acordo com seu volume, tipo de cerveja e/ou gravidade primária, seja líquida ou em pó. Eu gosto muito dessa calculadora:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Junior, segundo essa calculadora, precisaria de 13 pacotes do fermento liofilizado para suprir a necessidade do pitching rate. Será que está certo mesmo?
Outro ponto é que precisaria de dois passos de starter de 5 litros pra conseguir o número de células ideal partindo de um pacotinho de fermento... que loucura... é isso mesmo?
 
Se for pra 20 litros, seria algo em torno de 2 pacotes. Você fez alguma coisa errada no uso da calculadora pra dar 13 pacotes.

Usou o sistema de medidas e unidades corretos da calculadora? Tem que ser em litros e gramas. Você muda clicando... Talvez seja isso que ajudou a dar errado...
 
Junior, segundo essa calculadora, precisaria de 13 pacotes do fermento liofilizado para suprir a necessidade do pitching rate. Será que está certo mesmo?
Outro ponto é que precisaria de dois passos de starter de 5 litros pra conseguir o número de células ideal partindo de um pacotinho de fermento... que loucura... é isso mesmo?

Amigo, o pitch rate depende diretamente de coisas como seu volume total, sua OG (gravidade original), o prazo de validade dos pacotinhos, se é Ale ou Lager, etc, são muitos fatores...

Essa calculadora é muito precisa, luxo mesmo. Se colocou os dados corretos, escolheu certo o "Target pitch rate", colocou a validade do fermento, não tem erro, pode seguir. Só tenha certeza que está preenchendo corretamente, se houver dúvidas sobre isso, é melhor perguntar do que arriscar.:)
 
Realmente, devo ter feito algo errado da outra vez, agora funcionou.

Valeu pessoal!!
 
Back
Top