PID - Marcando Temperatura errada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Caros,

Adquiri recentemente um conjunto "100-240V Digital PID Temperature Controller + max.40A SSR + K Thermocouple Probe" para fazer o controle de temperatura do meu sistema HERMS.

Montei um painel, com botões, led e os ditos PID, todas as conexões foram realizadas de acordo com o manual.

Porem estou me deparando com um problema que não consigo resolver, a diferença de temperatura, sempre esta de 5 a 10 graus superior, na verdade quanto mais alta a temperatura maior fica essa diferença. Realizo a comparação através de um termometro de vidro. Eu fiz diversas modificações de parametros, mas ainda não consegui nada... :confused:

Alguem já enfrentou esse problema?
 
Você configurou o modelo certo do seu sensor no pid?

Seu sensor esta fixado como?
 
Normalmente o PID tem uma configuração para corrigir o desvio na medida de temperatura do termopar. Consulte o manual do teu equipamento pra verificar como faz a correção. Outra fonte de erro pode ser mal contato entre o PID e o termopar. Isso aconteceu comigo, pois usei um conector XLR entre o termopar e o PID pra poder desconectar pra lavar a panela. Com o tempo oxidou os contatos e o mal contato ocasionava erro na medida da temperatura. Ah, certifique-se que não existe realmente uma diferença de temperatura entre onde você tem o termopar e onde você mede com o termometro, o que é normal.
Abs,
 
Você configurou o modelo certo do seu sensor no pid?

Seu sensor esta fixado como?



E ai Robocop (inclusive assisti seu filme ontem, esta excelente :) )

Sim eu usei diversos modelos diferentes, até mesmo para testar... Mas consegui resolver o problema, encontrei um manual, um pouco mais adequado e corrigi a temperatura. E acreditem apesar da marca ser RKC, existem muitos por ai, que tem essa marca, mas não são... :(
 
Normalmente o PID tem uma configuração para corrigir o desvio na medida de temperatura do termopar. Consulte o manual do teu equipamento pra verificar como faz a correção. Outra fonte de erro pode ser mal contato entre o PID e o termopar. Isso aconteceu comigo, pois usei um conector XLR entre o termopar e o PID pra poder desconectar pra lavar a panela. Com o tempo oxidou os contatos e o mal contato ocasionava erro na medida da temperatura. Ah, certifique-se que não existe realmente uma diferença de temperatura entre onde você tem o termopar e onde você mede com o termometro, o que é normal.
Abs,

Rodrigo, encontrei a configuração de desvio de temperatura, o problema mesmo era o "manuel". Após isso esta funcionando como esperado. Estou também pensando em colocar algum tipo de conector um XLR ou BNC, você chegou a ter alguma diferença após inserir estes conectores no meio ?!

:mug:
 
Rodrigo, encontrei a configuração de desvio de temperatura, o problema mesmo era o "manuel". Após isso esta funcionando como esperado. Estou também pensando em colocar algum tipo de conector um XLR ou BNC, você chegou a ter alguma diferença após inserir estes conectores no meio ?!

:mug:

Não nenhuma diferença. Se o contato for bom (fios bem soldados no conector e sem oxidação) vai funcionar perfeitamente.

abs,
 
caso tenha aumentado o cabo da sonda isso alterar os valores, se for menor que 5º da para compensar na configuração de correção de fator de temperatura da controladora.
 
Back
Top