pHmetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcelo_N

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
145
Reaction score
23
Pessoal, que pHmetro seria confiavel utilizar para aferir o mosto? Utilizo as fitas, mas é muito precário e impreciso. esse pHmetros 'baratos" são confiáveis?
 
ebay, dhgate e alienxpress tem várias opções por menos de 10 dólares!
 
Olha, eu tenho um. Comprei bem baratinho da China. E só valeu a pena por ser barato.
Estava com problemas de conversão (muito lenta) e como eu estava trocando de água mineral para água da concessionária, atribuí ao pH e optei por comprar o aparelho em vez de usar as fitas.
De fato, meu pH estava acima do recomendado e feitas as correções (eu uso malte acidificado para isto) tudo voltou ao normal.
Quanto a precisão do equipamento, acredito que seja boa, mas, esta precisão vai depender de calibrações (que devem ser feitas com bastante frequência) e isto, além de ser chato, exige que tu tenhas as soluções de calibração, água destilada, etc.
Atualmente, uso em torno de 200 g de acidificado em cada brassagem (12 ou mais kg de malte) e nem verifico mais o pH da mostura.
Conclusão: hoje meu pHmetro está guardado junto com o material de manutenção da piscina.
 
Blz obrigado. vamos ver um xingling aparentemente confiável....

Zé Rosa, em que pH ficava o teu mosto antes? E em quanto o malte acidificado modifica com essa quantidade add?

Eu acredito q com a agua q uso (da concessionaria) o pH fique bom p a conversão, agora quanto add os torrados é que é o problema. Já estou deixando add eles após a conversão, mas mesmo assim o mosto acidifica demais. Quero corrigir isso e ter base de quanto é essa mudança ao add os torrados.

Valeu!
 
Cheguei a medir mosturas com pH acima de 6,5. A conversão chegou a levar mais de 2 horas. Com a adição do malte acidificado baixou para 5,2 (até menos) e a velocidade de conversão voltou ao normal (60 min).
A concessionária informa no site que, na minha cidade o pH da água varia entre 6 e 9,5 o que não ajuda muito.
Quanto aos maltes torrados, eu sempre procuro usa-los com parcimônia (além de adiciona-los tardiamente também), para evitar o excesso de sabor de malte torrado. Seria bom avaliar a influência deles para fazer as correções.
Na próxima brassagem (vai ser uma "Porter") vou tentar fazer esta avaliação.
Recentemente consegui ácido cítrico, com ele pretendo ajustar a água do sparge que atualmente eu uso sem correção.
 
Eu vou monitorar na próxima brassagem com torrados aí posto aqui os dados q eu conseguir.

Ácido cítrico acho que consigo em lojas de produtos para padaria não é?

Valeu!!
 
Back
Top