PH

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rycardo

Tinhosa Brewery
Joined
Jan 30, 2021
Messages
36
Reaction score
5
Location
Portugal
Boa noite a todos.
gostava de partilhar convosco a experiência que tive hoje durante a preparação da minha água para sparge.
Coloquei a água numa panela inox para iniciar o aquecimento, quando medi o PH da água, este apresentava um ph de 5,9. Meti a água a ferver, deixei que arrefecesse e quando voltei a medir o PH apresentava um valor de 7,0.
Fiz vários testes para perceber se a sonda de PH estava com problema, mas não, ele estava a medir corretamente.
Ja vos aconteceu algo assim?
 
Boa noite a todos.
gostava de partilhar convosco a experiência que tive hoje durante a preparação da minha água para sparge.
Coloquei a água numa panela inox para iniciar o aquecimento, quando medi o PH da água, este apresentava um ph de 5,9. Meti a água a ferver, deixei que arrefecesse e quando voltei a medir o PH apresentava um valor de 7,0.
Fiz vários testes para perceber se a sonda de PH estava com problema, mas não, ele estava a medir corretamente.
Ja vos aconteceu algo assim?
Olá Ricardo! Você que mora em Portugal né? Seja bem vindo!
É sabido que a temperatura altera o PH da água, porém não era pra ter dado tanta diferença assim... Você costuma medir o pH após recolher a água na panela, ou mede antes de encher? Se sua medida foi feita antes de encher (na torneira ou filtro por exemplo) essa alteração pode ser da própria água. Já ocorreu aqui, de eu medir na saida do filtro antes de encher a panela, e após encher o valor foi outro. Ou ainda, poderia haver algum resíduo dentro da panela que causou a alteração (difícil mas pode ocorrer)...
 
Oi Edgar, obrigado pelo feedback. Eu utilizo água engarrafada, medi a água fora da panela, em um recipiente de vidro, e batia certo com o PH do rótulo, depois de ferver é que voltei a medir o PH da água na panela, e deu aquela diferença. Sim, eu sei que a temperatura influencia, mas normalmente é marginal (0,1, 0,2), por isso que existem calculadoras para rectificar o cálculo do ph conforme a temperatura da amostra. Estranho ter alterado tanto.
 
amigo... sempre quando medições inconsistentes ocorrerem, desconfie dos aparelhos de medição. No caso, medidores de PH são muito sensiveis, devem ser mantidos em solução de KCl 3Molar e calibrados regularmente. Eu faria várias medições e descartaria os "outliers"... como no seu caso parece ter sido a primeira medição.
 
Back
Top