Pessoal, procurei em varios sites, porem não achei nenhum sobre uso de PGA(Alginato Propileno Glicol)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Pessoal, procurei em varios sites, porem não achei nenhum sobre uso de PGA(Alginato Propileno Glicol), e como se utilizar para ter um colarinho mais duradouro... Alguem poderia me informar mais a respeito? Se ele e prejudicial a saude,quando se adicionar durante o processo para ter um resultado bom?
 
Pessoal, procurei em varios sites, porem não achei nenhum sobre uso de PGA(Alginato Propileno Glicol), e como se utilizar para ter um colarinho mais duradouro... Alguem poderia me informar mais a respeito? Se ele e prejudicial a saude,quando se adicionar durante o processo para ter um resultado bom?

Bom dia! Cara, procura a legislação sobre uso de aditivos em bebidas alcoólicas que vai ter a quantidade máxima que vc pode utilizar.
O PGA (INS 405) é permitido pela Anvisa e vai em várias cervejas comerciais, mas tem uma discussão grande aí se esses estabilizantes fazem mal... Difícil dizer, mas um produto sem estabilizantes a gente sabe que "não faz mal" (ao menos um mal desconhecido).
É muito provável que o fabricante do estabilizante saiba te dizer quando e como usar, da melhor forma, tbm.
Mas sinceramente, tenho que concordar com o amigo que sugeriu que vc não use.

A pasteurização afeta muito a espuma, e vc tem que pensar que as cervejas comerciais vão ficar um tempão em estoques dos mais duvidosos... Nesse contexto, acaba precisando mesmo de um estabilizante, mas não é nosso caso, e posso te dizer que nem as micro cervejarias costumam usar.
Vc consegue incrementar tanto a formação, quanto retenção da espuma acrescentando uns 2% de malte de trigo na sua receita, por exemplo. O lúpulo também melhora a espuma... É muito provável que vc não tenha ganhos usandoo estabilizante.

Enfim, o uso de um aditivo deve vir sempre pra corrigir um problema, e não como ingrediente.
Já somos bombardeados dessas paradas na rua... Melhor evitar em casa.
Abs.
 
Back
Top