Perdas mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bincabral

Active Member
Joined
Apr 25, 2017
Messages
42
Reaction score
5
Vejo muitas dúvidas com relação às perdas de volume durante a mosturação, colegas que dizem que projetaram a receita pra 20l e engarrafaram 15l...

Em uma panela pra 20l de cerveja, contando a evaporação, volume morto, etc, eu posso colocar 20l de água, na lavagem colocar mais um pouco por conta da evaporação, e após a fervura, quando for colocar o mosto no fermentador, completar com água na temperatura correta, previamente fervida?

Isso trás problemas para a cerveja?

Desculpem a dúvida...
 
Pode fazer isso sem problemas. Mas esses erros são questão de revisar o processo e medidas.

O que eu acho mais interessante: fazer uma brassagem com tudo muito bem anotado, e incluir essas perdas nos cálculos pra eficiência. Se você perde no fundo falso 2L, 3L de evaporação, 2L de trub e mais 2L de levedura, parta de um volume maior na fervura, assim por diante. Se não é possível, ai tem outras alternativas a serem discutidas.
 
Pode fazer isso sem problemas. Mas esses erros são questão de revisar o processo e medidas.

O que eu acho mais interessante: fazer uma brassagem com tudo muito bem anotado, e incluir essas perdas nos cálculos pra eficiência. Se você perde no fundo falso 2L, 3L de evaporação, 2L de trub e mais 2L de levedura, parta de um volume maior na fervura, assim por diante. Se não é possível, ai tem outras alternativas a serem discutidas.

Beleza, cara. A partir da segunda leva passarei a fazer isso e colocar mais água no momento da fervura. Valeu.
 
Geralmente eu procuro levar no mínimo 27L de mosto para a fervura para evitar essas perdas muito altas nas minhas brassagens.
Consigo em média 19~21L. Perco mais nos fermentadores mas ainda consigo engarrafar uns 17L~18L de cerveja.
abs
 
Eu vou adicionando água na fervura, sempre visando o volume final, não me importando muito com a densidade...

Faço um misto de fly/batch sparge. Passo o mosto para a panela de fervura e inicio a lavagem dos grãos com o fly sparge. Quando a panela de fervura está no limite, adiciono o restante da água aos grãos na panela de mostura e começo a fervura. Conforme o nível do mosto vai baixando na fervura, vou adicionando mais água do agora batch sparge.

Fazendo dessa forma, consegui bater exatamente a OG da receita, sem querer e sem focar nisso...
 
Eu vou adicionando água na fervura, sempre visando o volume final, não me importando muito com a densidade...

Faço um misto de fly/batch sparge. Passo o mosto para a panela de fervura e inicio a lavagem dos grãos com o fly sparge. Quando a panela de fervura está no limite, adiciono o restante da água aos grãos na panela de mostura e começo a fervura. Conforme o nível do mosto vai baixando na fervura, vou adicionando mais água do agora batch sparge.

Fazendo dessa forma, consegui bater exatamente a OG da receita, sem querer e sem focar nisso...

Você "continua lavando e adicionando água" durante a fervura ?
Adiciona a água de lavagem (perto dos 70ºC) na panela que já está fervendo ?
 
@Caramba,

basicamente isso... Mas faço a lavagem dos grãos mais próximo dos 76ºC

Sim, lavagem a 76ºC....
Mas quando adiciona na fervura imagino que a temperatura já tenha caído um pouco...
Não atrapalha a fervura ficar adicionando água/mosto em temperatura mais baixa ?
 
@Caramba,

cai um pouco o vigor da fervura, mas não chega a deixar de ferver... Aqui em Curitiba, devido as condições de clima e altitude, a água ferve bem antes dos 100ºC (último teste que fiz foi por volta dos 85ºC). Talvez por isso a diferença de temperatura não seja tão impactante no processo.
 
@Caramba,

cai um pouco o vigor da fervura, mas não chega a deixar de ferver... Aqui em Curitiba, devido as condições de clima e altitude, a água ferve bem antes dos 100ºC (último teste que fiz foi por volta dos 85ºC). Talvez por isso a diferença de temperatura não seja tão impactante no processo.

Hm... Acho que você se enganou em alguma coisa. Em Curitiba deve ser 96-97ºC.
Pra ferver água a 85ºC tem que ir pra La Paz.
 
Olha, eu não costumo adicionar água pura pois a OG vai baixar e talvez você fique com uma cerveja um pouco aguada, o que não é muito legal! rs

Uma das formas que uso para evitar perdas é fazer a mostura com um grain bag, na hora que tiro ele e vou pra fervura consigo escorrer até a última gota da cama de grãos, evitando bastante o desperdício de mosto. Você já deve ter reparado que quando tira os grãos da panela eles estão ensopados, pois é, isso é uma perda e tanto.

Detalhe: Eu uso o grain bag APENAS como retentor de grãos, eu NÃO faço BIAB!

Outra boa recomendação é sempre ficar de olho na OG, se estiver acima do esperado você pode colocar água, mas se a OG já estiver dentro do esperado é bom evitar!

Flw!
 
Pessoal.

Só lembrando que se for adicionar água pra corrigir a OG (assim como ferver mais para aumentar a OG), o cálculo da quantidade de lúpulos terá de ser refeita, pq o volume de mosto será alterado.
Por isso, há quem prefira não corrigir a OG, apenas o volume.

Abraço!
 
Back
Top