Perda Significativa de agua na fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Momesso

Active Member
Joined
May 25, 2017
Messages
33
Reaction score
2
Salve galera!!

Ontem fiz uma brassagem de uma receita Belgian Pale Ale...pela receita tava assim:

Brassagem 12L
Lavagem 16L
Fervura 25L

Mas acabei indo para a fervura com 22L e no final para o fermentador deu apenas 16L. Estou perdendo muito com a ferveura, to usando um fogareiro industrial de 2 bocas com 5 maçaricos em cada ( estou usando somente uma boca ). Faria alguma diferença se ao inves de usar esse fogareiro para a fervura, eu usasse o fogão comum? Perderia menos?

Ou então na fervura posso colocar mais agua se eu medir e ver que tem menos que a receita pede...e mesmo sabendo que eu tenho essa perda durante a ferveura?

Abraço!
 
Você tem que fazer a medições do seu equipamento e inserir no beersmith.
É importante que você saiba qual a taxa de evaporação e qual volume fica pra trás junto com trub pra saber quanto de mosto está indo pro fermentador, além disso existem os 4% de redução de volume pelo resfriamento.

Suponhamos que o volume que fica na panela com trub seja de 2L e que sua taxa de evaporação seja 4L por hora.

Sendo assim você precisa ter após o resfriamento 22L de mosto, logo você precisa de (22/0.96x1) 22,91L, sendo esses 0,91L a redução por resfrimento (dilatação).

Se você tem uma taxa de evaporação de 4L, logo voce vai precisar de (22,91+4) 26,91 L pré fervura.

Lembrando que são valores hipotéticos, voce deve calcular qual a taxa de evaporação do seu equipamento e volume que nao vai pro fermentador pra montar um novo perfil de equipamento no beersmith.

Sent from my Lenovo K33b36 using Tapatalk
 
Momesso.
Não recomendo você usar fogão comum.
A fervura deve ser forte mesmo .borbulhando.. bem próximo dos 100 graus senão não elimina todo o DMS.
O que acontece é que você está usando pouca água.
Possivelmente você terá que usar mais água na lavagem dos grãos... e ir acertando após brassagens a quantidade certa.

Fica de olho também na densidade do mosto pré-fervura(Eu sempre meço com o refratômetro)
 
Gostaria aqui de fazer nova pergunta. Uma taxa de 25 % de perda do mosto na fervura é normal.....? É acima da média? Qual a melhor taxa? Eu tenho fervido 21 litros e perco 5 litros pra fervura depois completo com água resfriada no final e faço o resfriamento e whirpool mas estou achando minha fervura acentuada demais.
 
Fervura acentuada não eh problema, ao invés de adicionar mais agua, faça uma lavagem com mais água, você esta adicionando agua e ainda arrastando açúcar dos grãos. Procure nao medir sua evaporação por porcentagem, e sim em litros/hora. Siga as instruções que passei acima mais cedo que vai dar tudo certo.

Sent from my Lenovo K33b36 using Tapatalk
 
Montefelipe

Realmente eu to perdendo 4L/h na fervura..e a panela de fervura fica em torno de 1,5L / 2L com trub. Essa ultima lavagem eu fiz com 16L conforme a receita..mas pela sua explicação realmente esta faltando agua no processo. Vou colocar no brewsmith para ter os valores certos..mas nada impede de colocar mais agua na brassagem né?
 
Back
Top