Pedra Dufusora - pode contaminar o mosto?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Romulocrp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
102
Reaction score
35
Boa tarde pessoal,
Sou iniciante nesse mundo da cerveja, e igual a maioria enquanto estudo vou fazendo minhas brassagens.
Acabei de comprar uma bomba de aquário com pedra difusora e vou utilizar pela primeira vez, infelizmente só depois li toda discussão sobre a necessidade e formas de aerar o mosto (aguardo ansioso as conclusões do guenther com o seu novo brinquedinho rsrsrs).
Mas enfim, já que comprei vou utilizar a bomba, o que me leva a dúvida:
Essa pedra difusora é uma pedra toda porosa, parece uma pedra pome, assim que vi meu alerta ligou, afinal em todo lugar fala do cuidado com sanitização e como ranhuras no material são locais em potencial para bactérias e outros seres vivos se instalarem e infectarem o nosso tão precioso mosto.
Sendo assim, devo utilizar a pedra, se sim, qual a melhor maneira de sanitizá-la, deixar aerando a solução de PAC?
Obrigado
 
Olá amigo. Pela descrição que fez deve ser dessas pedras porosas normais de aquário mesmo né, não são as ideais por esse fato mesmo, são como pedra pome e tem maior chance de ficar alguma sujeira que poderá contaminar o mosto, o ideal seria usar uma de inox própria para homebrew. Mas pode usar, é só sanitizar bem com peracético ou iodophor. Valeu, um abraço!
Fabio M. Carneiro
 
Boa tarde, vou começar a usar fermento líquido e penso em cultivar minhas leveduras também... Por esse motivo comprei uma pedra difusora de inox (40$ no Lamas) que vou utilizar com um cilindro de o2 que já tenho, mas se eu fosse utilizar uma pedra como a que descreveu eu a deixaria bastante tempo na solução sanitizante... Se possível até tentaria circular a solução por ela fazendo um sifão de um recipiente mais alto para um mais baixo e com a pedrinha numa das pontas... Na verdade quando fui comprar a pedra pensei nessas formas de sanitizar uma pedra comum e acabei preferindo a de inox...
 
Back
Top