Paulaner Oktoberfest-Märzen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

amadeuvolpato

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
100
Reaction score
29
Estou pensando em fazer uma Oktoberfest-Märzen, que fique próxima a Paulaner, encontrei esta receita:

Receita para 20 litros

Og 1,052
Fg 1,012
Mostura 67C por 60 minutos
Ibu - 26,20

1,66 kg Munich Malt (9,0 SRM) Grão 1 36,4 %
1,66 kg Vienna Malt (3,5 SRM) Grão 2 36,4 %
1,25 kg Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) Grão 3 27,3 %
44,13 g Hallertauer [4,30 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 23,4 IBUs
14,71 g Hallertauer [4,30 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 2,8 IBUs
1,0 pkg W-34/70

Alguma dica de algo para se aproximar


Amadeu
 
Considerando que é uma lager, eu recomendaria usar no mínimo 2 envelopes de fermento.

Paulo
 
Estou pensando em fazer uma Oktoberfest-Märzen, que fique próxima a Paulaner, encontrei esta receita:

Receita para 20 litros

Og 1,052
Fg 1,012
Mostura 67C por 60 minutos
Ibu - 26,20

1,66 kg Munich Malt (9,0 SRM) Grão 1 36,4 %
1,66 kg Vienna Malt (3,5 SRM) Grão 2 36,4 %
1,25 kg Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) Grão 3 27,3 %
44,13 g Hallertauer [4,30 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 23,4 IBUs
14,71 g Hallertauer [4,30 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 2,8 IBUs
1,0 pkg W-34/70

Alguma dica de algo para se aproximar


Amadeu

Amadeu
vc feiz essa recita já?
qq achou?
qto tempo de fermentação? qual temperatura?
qto tempo de maturação?
me envie mais detalhes se possível..
estou interessado nesta receita...
:mug:
 
Considerando que a receita original faz decocção (provavelmente tripla), eu recomendo colocar de 1 a 5% de malte melanoidina no grist para simular uma decocção.

De resto, o dobro de fermento, por se tratar de lager.
 
Opa, obrigado pelas dias ao Kurt< Paulo e Guilherme
Chur fiz ela e na época só tinha 1 pacote de fermento, mandei o que tinha, gerou um gosto de sabão que só sumiu depois de 2 meses, quase certeza que foi pela pouca quantidade de fermento.
Fermentei a 12c, mas inoculei a 9C e aumentei 1c por dia até os 12C
Depois de 3 meses ele ficou equilibrada, até os meu amigos skoltrolados (kkkkkkk) adoraram, vou repetir ela com a dica do Kurt usando o melanoidina e claro usando 3 ou 4 pacotes de fermento
Qualquer duvida, estamos aí

Próxima leva: Viena
Fermentando: Traditional Bock
Maturando: Robust Porter
Barril: German Pilsner
 
Opa, obrigado pelas dias ao Kurt< Paulo e Guilherme
Chur fiz ela e na época só tinha 1 pacote de fermento, mandei o que tinha, gerou um gosto de sabão que só sumiu depois de 2 meses, quase certeza que foi pela pouca quantidade de fermento.
Fermentei a 12c, mas inoculei a 9C e aumentei 1c por dia até os 12C
Depois de 3 meses ele ficou equilibrada, até os meu amigos skoltrolados (kkkkkkk) adoraram, vou repetir ela com a dica do Kurt usando o melanoidina e claro usando 3 ou 4 pacotes de fermento
Qualquer duvida, estamos aí

Próxima leva: Viena
Fermentando: Traditional Bock
Maturando: Robust Porter
Barril: German Pilsner

Amadeu
fiz uma receita esse fds
ta no fermentador a 15c..
vou deixar ela 10 dias nesta temperatura
usei um fermento liquido que me indicaram (Fermento Líquido WLP820 - Oktoberfest Lager Yeast)
so achei q a OG saiu um pouco baixa 1048 esperava pelo menos 1050
mas vamos ver qq vai dar....
 
Também estou fazendo um Festbier, mas sem querer igualar a alguma cerveja famosa. Gostaria que vocês dessem uma olhada na minha receita para 20l, pois não se estou com as proporções corretas de Maltes.

Lúpulo Columbus (Tomahawk) 6g
Lúpulo Hallertauer Perle 15g
Fermento Mangrove Bavarian Lager M76 2pkg
Malte Munich 0,950g - 18%
Malte Pilsener 82%

Também tenho algumas dúvidas sobre a fermentação. Se uns 14 dias a 12C e depois 30 dias de maturação a 0C é suficiente. O que vocês me recomendam, é minha primeira Lager?
Também to pensando em uma parada proteica para ter uma espuma permanente.
 
Last edited:
Também estou fazendo um Festbier, mas sem querer igualar a alguma cerveja famosa. Gostaria que vocês dessem uma olhada na minha receita para 20l, pois não se estou com as proporções corretas de Maltes.

Lúpulo Columbus (Tomahawk) 6g
Lúpulo Hallertauer Perle 15g
Fermento Mangrove Bavarian Lager M76 2pkg
Malte Munich 0,950g - 18%
Malte Pilsener 82%

Também tenho algumas dúvidas sobre a fermentação. Se uns 14 dias a 12C e depois 30 dias de maturação a 0C é suficiente. O que vocês me recomendam, é minha primeira Lager?
Também to pensando em uma parada proteica para ter uma espuma permanente.

Dae Julian,

A escolha dos maltes tá bem legal. Se essa proporção, na OG que vc definiu, atinge o nível de cor que vc quer pra ela, está ótimo. Se estiver acima ou abaixo, jogue com o munich (sugiro auxilio do beersmith pra verificar isso).

Não tem necessidade de parada proteica. Use uma temperatura única pra sacarificação e já era... Se vc cuidar de todos os fatores, a retenção de espuma será boa.

O lúpulo columbus é desnecessário, principalmente pra aroma/sabor. Se vc tem o perle a mão, use ele pra amargor e pra aroma. Se a intenção era columbus pra amargor e perle pra aroma, OK. Apenas veja se essa quantidade vai dar o IBU necessário.

Sugiro usar mais do que 2 pct de fermento pra 20 litros de lager. Uns 4 seria ideal. Fermentar entre 10 e 12ºC. 14ºC é demais pro início da fermentação lager. Fermente até terminar de atenuar, não pré-defina dias nunca. Depois disso eleve pra 15~16ºC pra reduzir o diacetil presente na cerveja. Mantenha até o diacetil sair, mais ou menos uma semana... depois só então abaixe a temperatura pra clarificar.

Abraço
 
Dae Julian,

A escolha dos maltes tá bem legal. Se essa proporção, na OG que vc definiu, atinge o nível de cor que vc quer pra ela, está ótimo. Se estiver acima ou abaixo, jogue com o munich (sugiro auxilio do beersmith pra verificar isso).

Não tem necessidade de parada proteica. Use uma temperatura única pra sacarificação e já era... Se vc cuidar de todos os fatores, a retenção de espuma será boa.

O lúpulo columbus é desnecessário, principalmente pra aroma/sabor. Se vc tem o perle a mão, use ele pra amargor e pra aroma. Se a intenção era columbus pra amargor e perle pra aroma, OK. Apenas veja se essa quantidade vai dar o IBU necessário.

Sugiro usar mais do que 2 pct de fermento pra 20 litros de lager. Uns 4 seria ideal. Fermentar entre 10 e 12ºC. 14ºC é demais pro início da fermentação lager. Fermente até terminar de atenuar, não pré-defina dias nunca. Depois disso eleve pra 15~16ºC pra reduzir o diacetil presente na cerveja. Mantenha até o diacetil sair, mais ou menos uma semana... depois só então abaixe a temperatura pra clarificar.

Abraço

Essa receita montei no Beersmith, e todas as características estão dentro do estilo. E a ideia dos lúpulos é essa mesmo, Columbus para amargos o Perle para aroma. Vlw mesmo pelas dicas.
 
O que to achando estranho na minha receita, é que ficou com 4,3kg de malte pilsen e 1kg de malte munich para fazer 20 litros. To achando muito malte, pois já fiz outras receitas (Ale) e ia metade desse malte. Erro de configuração de equipamento, ou o que pode ser?
 
Back
Top