Pasteurização. Dicas do Processo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Bom dia, pessoal!

Nunca fiz pasteurização da cerveja. Gostaria de saber como fazer e em qual etapa devo proceder com isto (antes ou depois de carbonatar, antes ou depois de envasar, por exemplo), considerando os equipamentos que temos em casa.

É apenas curiosidade, gostaria de fazer em metade de um lote para verificar se acarreta em alguma diferença sensorial, de durabilidade, etc.

Inclusive, qualquer explicação do que pode acarretar é bem vinda, mas, ainda assim, quero ver na prática como isto se dá.

Valeu!
 
Bom dia!

Você geralmente engarrafa ou embarrila?

Para as garrafas é simples, aqueça água numa panela grande até uns 80 graus, coloque as garrafas dentro (ja carbonatadas), desligue o fogo e aguarde uns 10 minutos.

A única vantagem que eu vejo em pasteurizar seria interromper a fermentação para manter uma fruit beer mais doce por exemplo.

No homebrewtalk americano tem um tópico mostrando como o usuário pasteuriza cidra para obter um resultado semi seco (https://www.homebrewtalk.com/forum/threads/easy-stove-top-pasteurizing-with-pics.193295/).

Pode também ser usado o metabissulfito de sódio, as campden tablets, após a fermentação (se no caso for utilizada carbonatação forçada).
 
Bom dia!

Você geralmente engarrafa ou embarrila?

Para as garrafas é simples, aqueça água numa panela grande até uns 80 graus, coloque as garrafas dentro (ja carbonatadas), desligue o fogo e aguarde uns 10 minutos.

A única vantagem que eu vejo em pasteurizar seria interromper a fermentação para manter uma fruit beer mais doce por exemplo.

No homebrewtalk americano tem um tópico mostrando como o usuário pasteuriza cidra para obter um resultado semi seco (https://www.homebrewtalk.com/forum/threads/easy-stove-top-pasteurizing-with-pics.193295/).

Show, Rafael, obrigado!

Sabe me dizer se muda algo no perfil sensorial da cerveja? Nunca havia pensado nisto para outras bebidas, vou brincar com isto com meus hidromeis.
 
Bom dia!

Você geralmente engarrafa ou embarrila?

Para as garrafas é simples, aqueça água numa panela grande até uns 80 graus, coloque as garrafas dentro (ja carbonatadas), desligue o fogo e aguarde uns 10 minutos.

A única vantagem que eu vejo em pasteurizar seria interromper a fermentação para manter uma fruit beer mais doce por exemplo.

No homebrewtalk americano tem um tópico mostrando como o usuário pasteuriza cidra para obter um resultado semi seco (https://www.homebrewtalk.com/forum/threads/easy-stove-top-pasteurizing-with-pics.193295/).

Pode também ser usado o metabissulfito de sódio, as campden tablets, após a fermentação (se no caso for utilizada carbonatação forçada).

As cervejarias costumam pasteurizar a 60c por 30 minutos.

80c acredito que seja muito agressivo e deve causar mais impacto no sabor
 
As cervejarias costumam pasteurizar a 60c por 30 minutos.

80c acredito que seja muito agressivo e deve causar mais impacto no sabor

A idéia é que com a água a 80 graus quando colocar as garrafas e estas ficarem em equilibrio térmico a temperatura abaixe consideravelmente, mas ainda fique dentro do range de pasteurização, como em nível caseiro seria muito dificil controlar a temperatura de dentro das garrafas, acredito que errar para mais seria melhor do que passar a cerveja por todo este processo e ainda não conseguir matar alguns microorganismos.

Acredito que para parar a fermentação e também matar algum microorganismo que possa causar problemas, seriam necessários por volta de 50 PU (unidade de pasteurização). Conseguimos 1 PU para cada minuto a 60 graus, e a cada 7 graus acima de 60, o tempo decresce em fatores de 10, então em 67, levaria somente 6 segundos para conseguir 1 PU.

Como é muito dificil manter temperaturas ideais de aquecimento e resfriamento nas garrafas no tempo ideal, acredito que colocar as garrafas em 80 graus esperar 10 minutos (possível tempo para equilibrio térmico), retirar e deixar esfriar naturalmente teria bons resultados.

Também acredito que a temperatura afete sensorialmente a cerveja, mas prefiro mais temperatura por menos tempo do que menos por mais tempo. E além disso a nível caseiro, a não ser no caso de interromper a fermentação para ter uma cerveja doce, acho totalmente desnecessário.
 
Bom dia!

Você geralmente engarrafa ou embarrila?

Para as garrafas é simples, aqueça água numa panela grande até uns 80 graus, coloque as garrafas dentro (ja carbonatadas), desligue o fogo e aguarde uns 10 minutos.

A única vantagem que eu vejo em pasteurizar seria interromper a fermentação para manter uma fruit beer mais doce por exemplo.

No homebrewtalk americano tem um tópico mostrando como o usuário pasteuriza cidra para obter um resultado semi seco (Easy Stove-Top Pasteurizing - With Pics).

Pode também ser usado o metabissulfito de sódio, as campden tablets, após a fermentação (se no caso for utilizada carbonatação forçada).
Rafael, como posso fazer a pasteurização para barril?
 
Back
Top