Parou de fermentar antes do ideal, o que fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Julian2

Well-Known Member
Joined
Dec 19, 2015
Messages
63
Reaction score
4
Fiz uma Vienna, 20 Litros. Porém, segundo a receita era para fechar a FG em 1,010 mas está parada em 1.027. A fermentação começou no dia 08/07/2017 e já medi 2x e a atenuação está parada em 1.027. A OG ficou em 1,039. Gostaria de saber o que posso fazer para recuperar esse mosto.

Me sugeriram ferver esse mosto de novo, resfriar novamente e colocar incoluar fermento novamente. Aguardo orientações.
 
Lembrando que tenho controle de temperatura na minha geladeira e fiz hidratação do fermento antes de inocular.
 
Tira uma amostra e verifica se a cerveja(já não é mais mosto) ainda está doce, você pode deixar na geladeira uma madrugada para decantar o excesso (e deve ter muita) de levedura em suspensão.

Caso positivo, inocula mais levedura e deixa fermentar novamente.

Se não tiver açúcar residual, segue o jogo e fala que é uma "Session Viena". :fro:

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Considere também sacudir o fermentador e deixar em temperatura mais alta para acordar as preguiçosas.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Ao agitar o balde, eu faço com a tampa aberta para oxigenar o mosto ou faço com o balde fermentador fechado?
 
Ao agitar o balde, eu faço com a tampa aberta para oxigenar o mosto ou faço com o balde fermentador fechado?
Fechado mesmo, a ideia é apenas acordar as leveduras.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Com essa OG de 1,039 e FG de 1,027, certamente tu tem uma fermentação incompleta, a menos que tu tenha usado 50% de caramunich.
Ql temp de sacarificação?
Ql seu grist de malte?
Hidratou, mas ql sua taxa de pitching?
Como foi feita a medição da temp?
Ql fermento?
Mediu com refratômetro ou densímetro?
Fez correção da leitura?

Quem em santa consciência aconselharia a FERVER o mosto novamente após fermentação?!

Se quiser corrigir, podia:
1)usar um krausen (o que é praticamente inviável pra caseiro)
2)hidrate uma nova levedura levando em conta o açúcar residual que tem até o momento, pode fazer uma ativação dela com a própria cerveja fermentada.. calcule para chegar em 3-4°Plato após diluição e umas 3h após faça a inoculação.
3)usar levedura líquida e fazer o msm processo de ativação acima. A levtek ou Bio4 tem algumas opções excelentes.
 
Com essa OG de 1,039 e FG de 1,027, certamente tu tem uma fermentação incompleta, a menos que tu tenha usado 50% de caramunich.
Ql temp de sacarificação?
Ql seu grist de malte?
Hidratou, mas ql sua taxa de pitching?
Como foi feita a medição da temp?
Ql fermento?
Mediu com refratômetro ou densímetro?
Fez correção da leitura?

Quem em santa consciência aconselharia a FERVER o mosto novamente após fermentação?!

Se quiser corrigir, podia:
1)usar um krausen (o que é praticamente inviável pra caseiro)
2)hidrate uma nova levedura levando em conta o açúcar residual que tem até o momento, pode fazer uma ativação dela com a própria cerveja fermentada.. calcule para chegar em 3-4°Plato após diluição e umas 3h após faça a inoculação.
3)usar levedura líquida e fazer o msm processo de ativação acima. A levtek ou Bio4 tem algumas opções excelentes.

Não tenho todas as respostas, apenas algumas:
Sacarificação: 66 graus
Fermento: 11,5g da Lallemand Diamond Lager
Medição: densímetro
Correção da leitura: sim
Receita:
Vienna: 93% - 4kg
Special B - 7% - 0,3kg
 
Não tenho todas as respostas, apenas algumas:
Sacarificação: 66 graus
Fermento: 11,5g da Lallemand Diamond Lager
Medição: densímetro
Correção da leitura: sim
Receita:
Vienna: 93% - 4kg
Special B - 7% - 0,3kg
11g de fermento lager para 20l é muito pouco. Para uma Ale já seria pouco.

Use uma calculadora a avalie.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
11g de fermento lager para 20l é muito pouco. Para uma Ale já seria pouco.

Use uma calculadora a avalie.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Tu acha de colocar mais um sachê? mesmo se após movimentar o mosto estiver acordado as leveduras e voltado a fermentar?
 
Tu acha de colocar mais um sachê? mesmo se após movimentar o mosto estiver acordado as leveduras e voltado a fermentar?
As chances de off flavors São grandes.

Nunca fiz lagers para saber o quanto este under pitch vai interferir no resultado final.

Depois de sacudir, a densidade baixou?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
pega um pouco de açúcar da uma invertida nele, pouca coisa, joga no mosto, decanta as leveduras, inocula mais um pacote.

outra opção é usar brett

fiz uma black ipa que ficou com esse problema, desisti dela e envasei com a densidade de 1.030, depois que carbonatou nem ficou tão doce, ficou bem interessante
 
Dei uma olhada no mosto e não tinha nada de espuma, creio não estar fermentando. Então vou oxigenar o mosto e inocular mais um sachê de fermento e depois posto o resultado. Obrigado pelas dicas.
 
Back
Top