Para 10 Litros, BIAB ou FUNDO FALSO?! Eis a questão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DBOSSAN

Well-Known Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
156
Reaction score
34
Primeiramente gostaria de agradecer ao Guenther pois nos tópicos dele tenho descoberto muitas coisas sobre a fabricação da tão adorada CERVEJA. Inúmeras contribuições. Estou conseguindo reunir muitas informações pra começar neste hobby que tenho adiado há anos.

Será minha compra de equipamentos e de cara quero humildemente a opinião de todos que produzem em "BIAB" ou com duas panelas utilizando "FUNDO FALSO". Estou exatamente na dúvida entre estas duas técnicas. Os motivos de minha dúvida é sobre a clarificação da cerveja e sobre o tamanho que utilizo para as panelas.

Eu sou um cara muito, muito, muito técnico em tudo que faço. Gosto do controle máximo e de dominar os controles nos processos de fabricação. Acho que as tecnologias se aperfeiçoam assim; e inovando sempre. Já aprendi que na produção da cerveja a sanitização (LIMPEZA TOTAL) e fermentação (CONDIÇÃO ÓTIMA PARA ATUAÇÃO DE LEVEDURAS NAS TEMPERATURAS MAIS ADEQUADAS POSSÍVEIS) são o mais importante, mas minha dúvida ronda na clarificação e tamanho das panelas. No aspecto "Clarificação", em condições semelhantes de fermentação e Maturação, o resultado final de uma cerveja feita em BIAB comparado com o FUNDO FALSO é muito diferente?

Pergunto isto pois sou muito chato em tudo que faço. Quando vou pra cozinha fazer comidas, que é um grande Hobby, gosto de tudo do melhor para que a minhas receitas sejam bem preparadas e saborosas. Quando faço hamburgueres em casa, por exemplo, vou atrás do melhor pão, da melhor carne, do melhor molho etc...e acredito que com a cerveja não será diferente.

Então desejo minha cerveja a mais límpida possível e mais de acordo com os padrões esperados.

A princípio não terei uma fermentação precisa e controlada pois não tenho ainda uma geladeira com controle de temperatura (ainda não li este tópico aqui no fórum, mas vou ler e em breve comprar uma) e este é mais um motivo que me leva a ter uma técnica mais apurada ainda na fase quente do processo, embora na maturação eu vá usar de qualquer forma a gelatina.

Outra dúvida que me bate é sobre o tamanho das panelas para levas de 10 L no fermentador. Como novato e inesperiente ainda não, mas um dia desejo fazer cervejas com OG alto como RIS's e IIPAS, então estou na dúvida de comprar uma panela de 20L ou 30L para o BIAB pois a quantidade de água na fervura é maior e integral. Qual seria a mais apropriada? Em "BIAB" uma de 20L cabe para uma RIS's no fermentador ou é pouco seguro devido a quantidade de água e maltes na mostura?

Se, por exemplo, eu fosse fazer com a técnica de FUNDO FALSO, quais seriam o tamanho das duas panelas para levar 10 litros de RIS's por exemplo para o fermentador?

Desde já agradeço pelos aprendizados que venho tendo e não vejo a hora de chegar minha primeira brassagem e poder compartilhar tudinho com vocês: processos e fotos.

Até breve!


-------------------------------------------------------------------------
DBossan.
 
Então desejo minha cerveja a mais límpida possível, a mais de acordo com os padrões possível etc....

Eu deixo de 5 a 7 dias clarificando a zero grau. e ficam extremamente límpidas. Alguns utilizam gelatina para clarificar.


A princípio não terei uma fermentação precisa e com controle pois não tenho ainda uma geladeira cm controle de temperatura (ainda não li este tópico aqui no fórum, mas vou ler e em breve comprar uma) e este é mais um motivo que me leva a ter uma técnica mais apurada ainda na fase quente do processo.

O principal processo pra ter uma cerveja com qualidade é justamente aqui, no controle de fermentação. Ainda mais pra você que comentou que é chato em tudo que faz e gosta de ter o máximo de controle.
Aqui é o investimento mais importante pra mim.


Entre sistema BIAB e com fundo, da pra juntar os dois...
Mas tendo uma moagem muito boa com fundo falso, uma recirculação bem feita e após a fervura um whrilpoll em que o trub fique bem concentrado, vai ficar bem clara.

Eu consigo um resultados ótimos no pós fermentação, na clarificação a frio(deixando de 5 a 7 dias a zero grau).

Outra dúvida que me bate é sobre o tamanho das panelas para levas de 10 L no fermentador. Eu desejo fazer cervejas com OG alto como RIS's e IIPAS, então estou na dúvida de comprar uma panela de 20L ou 30L para o BIAB pois a quantidade de água na fervura. Qual seria a mais apropriada?

Aqui eu não tenho tanta experiencia com o sistema BIAB, eu possuo um RIMS de fundo falso.

Optei por pegar uma panela de mostura 32 (máximo 32,5 litros), justamente para produzir cerveja com OG alto.

Mas quando resolvo faço levas com OG menores e litragem menor(10 a 15 litros) acabo utilizando um BAG por cima do fundo falso mesmo.
Pois dependendo do estilo vai pouco malte para ter uma cama de grãos bem formada.


Espero ter ajudado e não confundido mais :D:D
 
A princípio não terei uma fermentação precisa e controlada pois não tenho ainda uma geladeira com controle de temperatura (ainda não li este tópico aqui no fórum, mas vou ler e em breve comprar uma) e este é mais um motivo que me leva a ter uma técnica mais apurada ainda na fase quente do processo, embora na maturação eu vá usar de qualquer forma a gelatina.


Todo o preciosismo do mundo na parte quente não vai evitar que você tenha uma cerveja mediocre (no sentido de média) sem geladeira.
E turva. Bem turva! MESMO!

Para conseguir uma boa clarificação, natural ou com gelatina, você precisa estimular a coagulação e decantação de algumas proteínas a frio, o famoso chill haze.

Quando mais frio, melhor. Eu uso -1ºC durante a etapa de clarificação.

E eu nem falei sobre acetideído, diacetil, alcool superior, atenuação incompleta, que pra mim, são os maiores problemas da falta de controle de temperatura durante a fermentação.

Eu já fiz muita cerveja sem controle de temperatura e sei bem o que to falando. Faça a cerveja por diversão, mas não espere muito dela nessas condições.

Abraços,
 
Obrigado!
Minha fermentação será mal feita, eu sei.
Usarei um isopor que já possuo, com garrafas de água dentro dele congeladas, com dois baldes fermentadores de 5L cada. Tentarei desta forma, trocando as garrafas, manter uma temperatura entre 18 e 22ºC, até eu poder comprar uma geladeira. Colocarei um termômetro colado com isolantes e protetor térmico no Balde, conforme o Guenther ensinou.
Certamente elas irão oscilar mas ao menos ficarão numa media melhor do que se fermentassem a temperatura ambiente.

Minha dúvida é se parto pro "BIAB" ou pro "FUNDO FALSO". Pelo que você me respondeu não existe tanta diferença entre os dois se não tiver uma geladeira. A cerveja ficará turva de qualquer maneira, é isso?

A outra dúvida é sobre o tamanho do equipamento. Coisa de iniciante. irei estudar mais aqui neste esclarecedor fórum! Tem muita gente fazendo levas de 10L.


Obrigado Jefferson e ao sombravarvas.





Todo o preciosismo do mundo na parte quente não vai evitar que você tenha uma cerveja mediocre (no sentido de média) sem geladeira.
E turva. Bem turva! MESMO!

Para conseguir uma boa clarificação, natural ou com gelatina, você precisa estimular a coagulação e decantação de algumas proteínas a frio, o famoso chill haze.

Quando mais frio, melhor. Eu uso -1ºC durante a etapa de clarificação.

E eu nem falei sobre acetideído, diacetil, alcool superior, atenuação incompleta, que pra mim, são os maiores problemas da falta de controle de temperatura durante a fermentação.

Eu já fiz muita cerveja sem controle de temperatura e sei bem o que to falando. Faça a cerveja por diversão, mas não espere muito dela nessas condições.

Abraços,
 
Obrigado!
Minha fermentação será mal feita, eu sei.
Usarei um isopor que já possuo, com garrafas de água dentro dele congeladas, com dois baldes fermentadores de 5L cada. Tentarei desta forma, trocando as garrafas, manter uma temperatura entre 18 e 22ºC, até eu poder comprar uma geladeira. Colocarei um termômetro colado com isolantes e protetor térmico no Balde, conforme o Guenther ensinou.
Certamente elas irão oscilar mas ao menos ficarão numa media melhor do que se fermentassem a temperatura ambiente.

Minha dúvida é se parto pro "BIAB" ou pro "FUNDO FALSO". Pelo que você me respondeu não existe tanta diferença entre os dois se não tiver uma geladeira. A cerveja ficará turva de qualquer maneira, é isso?

A outra dúvida é sobre o tamanho do equipamento. Coisa de iniciante. irei estudar mais aqui neste esclarecedor fórum! Tem muita gente fazendo levas de 10L.

Cara, parte pra equipamentos que possam te gerar 20 litros...só pq sua capacidade é de 20 litros, você não é obrigado a usá-los sempre! Eu comecei com 8 litros de capacidade e, atualmente, estou me desfazendo por achar a batelada pequena. O tempo pra fazer 30 litros, 20 litros é o mesmo tempo de fazer 8, 10 litros...o bom de fazer levas pequenas é não perder muita grana!

Obs: Quando eu disse que possam te gerar, eu estava falando de fermentar. ok?
 
Minha dúvida é se parto pro "BIAB" ou pro "FUNDO FALSO". Pelo que você me respondeu não existe tanta diferença entre os dois se não tiver uma geladeira. A cerveja ficará turva de qualquer maneira, é isso?

A outra dúvida é sobre o tamanho do equipamento. Coisa de iniciante. irei estudar mais aqui neste esclarecedor fórum! Tem muita gente fazendo levas de 10L.


Obrigado Jefferson e ao sombravarvas.

Uma fervura vigorosa e um resfriamento rápido (20 minutos) ajudam a clarificação na parte quente,isso é bem fácil de alcançar com gás ou resistência elétrica, porém, são nulos se você não condicionar à frio.

Turbidez é proteina e fermento em suspensão, e ambos decantam com o frio.

Eu sou 'biabeiro' mas não sou fã boy. Não acho o sistema melhor ou pior que o 3-tier. São equipamentos diferentes com prós e contras e hoje, no meu cenário, BiAB é a melhor solução.
Faço cerveja na cozinha de casa, espaço contado, e se já é um inferno lavar um simples fermentador na pia da cozinha, imagina lavar, secar e guardar 3 panelas?

Amanhã, quando eu sair desta casa e tiver um espaço, posso mudar de idéia, ou não. Como eu disse, equipamento é conveniência, e as necessidades podem mudar.

Nada lhe impede de começar com BIAB, que é simples, e escalar para 3-tier acrescentando mais panelas, assim como nada lhe impede de começar com um 3-tier, vender 2 panelas e ficar com o Bag.

Quem vai dizer o tamanho da sua leva é a tua sede e principalmente, a tua capacidade de fermentar. Não adianta pensar em levas de 40 litros se o máximo que tu consegue por em casa é um frigobar para 10 litros no máximo.

Por ultimo, o que precisa caber na panela é o volume total de fervura. Para levas de 15 litros envasados, eu costumo ferver 23 litros de mosto com uma perda de 10% na fervura e 3 litros pro trub e perdas no fermentador, etc, etc, etc.

Seguindo essa linha, para BIAB, uma panela de 30 litros é mais que suficiente para cervejinhas e cervejonas.

E acho que é isso. Falei demais já. :)
 
Obrigado!
Minha fermentação será mal feita, eu sei.
Usarei um isopor que já possuo, com garrafas de água dentro dele congeladas, com dois baldes fermentadores de 5L cada. Tentarei desta forma, trocando as garrafas, manter uma temperatura entre 18 e 22ºC, até eu poder comprar uma geladeira. Colocarei um termômetro colado com isolantes e protetor térmico no Balde, conforme o Guenther ensinou.
Certamente elas irão oscilar mas ao menos ficarão numa media melhor do que se fermentassem a temperatura ambiente.

Minha dúvida é se parto pro "BIAB" ou pro "FUNDO FALSO". Pelo que você me respondeu não existe tanta diferença entre os dois se não tiver uma geladeira. A cerveja ficará turva de qualquer maneira, é isso?

A outra dúvida é sobre o tamanho do equipamento. Coisa de iniciante. irei estudar mais aqui neste esclarecedor fórum! Tem muita gente fazendo levas de 10L.


Obrigado Jefferson e ao sombravarvas.

Cara...dá uma pesquisada na OLX, na região onde você mora...

Você consegue uma geladeirinha velha por R$150,00...Até menos, procurando com paciência...O TIC17 para o controle de temperatura é fabricado aqui na minha cidade...compro ele por 80 pila...

Mas de repente se você está meio inseguro e pretende fazer uma experiência com equipamento pequeno, manda bala. Aproveita que estamos no inverno. Aqui na minha casa a temperatura tem ficado na faixa de 18C...

É a mesma coisa de ter a geladeira? Nãããão...mas é perfeitamente possível fazer uma boa cerveja mesmo assim. Agora, se posteriormente for querer atingir níveis ótimos, com certeza é um item primordial o controle da temperatura, pois a fermentação é a principal parte do processo.

Com panelas pequenas, com certeza não vale a pena o fundo falso...

Você poderia também usar a bazooka, mas eu particularmente utilizaria o Voil para a mostura pois possibilita fazer tudo na mesma panela...

Minha tina de mostura é de 36 litros e uso a bazzoka...quando eu for aumentar a produção pretendo utilizar o fundo falso...
 
Back
Top