Panela, digo, balde eletrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcosjost

Member
Joined
Aug 11, 2013
Messages
19
Reaction score
4
Bom, minha primeira mensagem aqui não é especificamente um dúvida, mas um troca de idéias.:mug:
Antes vou para uma breve introdução, estou a algumas semanas pesquisando sobre o processo de fabricação caseiro de cervejas. Ja tenho em casa quase todo material basico, 1 panela de alumino de 40 lts ( daquelas mais baixas, acho que tem 27 x 45 cm), 2 baldes daqueles brancos, um de 20 lts e outro de 22 lts ja com torneira e airlock tipo S. Tem um kit de insumos para um weiss de 9 Lts.
Ainda faltava um fogarareiro para iniciar a brincadeira, quando acabei me deparando com as panelas, e...m balde eletrico....
Sempre gostei de fazer meus equipamentos, ja que tenho um pouco de conhecimento de eletrónica e programação. Foi assim quando resolvi construi um telescopio, aeromodelo e fazer facas ao inves de pegar prontos. Com o equipamento para cervejas não foi diferente....
Pesquisando um pouco achei esse link sobre uma panela elétrica, com controle automatizado de rampas de aquecimento e tal....
o link:
http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/panela-automatica-cerveja-caseira/
Ahcei legal e talvez faça uma, mas como quero fazer algumas adaptações via levar um tempinho ainda....então pensei um pouco, olhei para uma jarra elétrica que tenho e veio a idéia....fiz algumas pesquisas e achei algo interessante:
http://www.instructables.com/id/Build-Your-Own-Brewery-for-Under-100-STEP-2-/

Um balde de plastico com resistência....ao invés de usar uma panela de metal...
Achei interessante, já que com menos de 150 reais da pra fazer algo bem simples, sem controle automatico de temperatura.....
Balde com a resistência, um termometro para medir a temperatura, e controlador de temperatura para a resitencia ( desses que nem se usam em alguns chuveiros eletricos).
Nesse caso pode se usar o sistema BIAB com um saco, sem encostar na resitencias, ou adptar um balde menor dentro desse que tem a resistência.

Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre essa idéia....
 
Marcos, eu utilizo um esquema parecido com esse que tu pensa em fazer.

Tenho uma panela de 30cm de diâmetro e 30 de altura (20L úteis), com uma resistência no fundo. Tenho outra panela com 29cm de diâmetro e 26cm de altura, que fica dentro da panela maior, e tem o fundo todo furado.

A diferença é que fiz em inox.

Achei estranho o balde de plástico suportar a fervura, mas tirando isso o sistema é igual.

Pra mim funciona bem, recirculo o tempo inteiro para ajudar na homogeneização da temperatura e na filtragem.

Tive problemas com a temperatura, a princípio eu medi na saída do mosto em cima da panela. Acontece que a temperatura na saída era sempre maior que a temperatura no mosto (fui notar isso depois de perder uma leva), daí tive problemas com a sacarificação. Uma Witbier que fiz a parada em 62, 63ºC, não funcionou. Depois de 2 horas de brassagem, recirculando o tempo todo, com o termostato controlando em 62,5ºC, a eficiência foi de 30%. Acabei jogando tudo fora, pois quando medi a densidade eu já tinha jogado o malte no lixo...

Sobre esse controlador de chuveiro, que você mencionou, como funciona? É como um dimmer? Pois procurei dimmer para 2000W e não achei...

Abraço.
 
Rafael, o controlador achei no mercadolivre um que "talvez" sirva....essa parte ainda estou pesquisando a melhor opção com baixo custo.
http://produto.mercadolivre.com.br/...-controlador-de-temperatura-para-chuveiro-_JM

Quanto ao balde aguentar a fervura tambem tive essa dúvida, vou fazer alguns testes com um ebulidor que tenho ( acho que é 1500 watts). Mas pelo que vi o material parece ser o mesmo da jarra elétric que tenho, so que a jarra é mais rigida.
 
Boa noite galera,

Eu andei pesquisando as mesmas coisas, e acabei fazendo meu equipamento também.

Vejam neste link, explico tudo que usei:
http://www.homebrewtalk.com.br/f51/sistema-controlador-para-brassagem-eletrica-403231/

Quanto ao balde, eu pesquisei e usam um esquema BIAB em um balde na Inglaterra.

Eu a princípio achei que teria que ser em PEAD, nossos baldes fermentadores são PP, mas pesquisando eu descobri que na verdade o PP aguenta até 120C tranquilamente, por curtos períodos, mas para ferver são necessários 100C, ou seja, aguenta muito bem, já testei podem acreditar.

Hoje mesmo fiz o teste pra ver quanto tempo leva para ferver 10 litros, 1,5 KW levou 45 minutos, 3KW vai levar metade do tempo, assim vou colocar 2 resistências de 1,5 KW cada.

Fiz a conta, e sai R$ 0,39 o Kw hora, não vou gastar mais que R$ 5 por brassagem, e sem contar que a facilidade é imensa.

Abraço
 
Esses baldes são livre de bisphenol (bpa-free)?

Sei que mamadeia de plastico pra ir no microondas ou colocar liquidos quente tem q ser de vidro ou de plastico q não libera bisphenol, que é cancerígeno.
 
Rafael, o controlador achei no mercadolivre um que "talvez" sirva....essa parte ainda estou pesquisando a melhor opção com baixo custo.
http://produto.mercadolivre.com.br/...-controlador-de-temperatura-para-chuveiro-_JM

Quanto ao balde aguentar a fervura tambem tive essa dúvida, vou fazer alguns testes com um ebulidor que tenho ( acho que é 1500 watts). Mas pelo que vi o material parece ser o mesmo da jarra elétric que tenho, so que a jarra é mais rigida.

Segundo o vendedor do mercado livre "O cano PRECISA SER DE ALUMÍNIO, para dissipação de calor, senão o controlador super-aquece e queima".
 
Esses baldes são livre de bisphenol (bpa-free)?

Sei que mamadeia de plastico pra ir no microondas ou colocar liquidos quente tem q ser de vidro ou de plastico q não libera bisphenol, que é cancerígeno.
http://wiki.answers.com/Q/Is_polypropylene_BPA_free

Polypropylene does not contain any of the following phthalates:Dibutyl, Benzylbutyl, Diisodecyl, Di-N-Hexyl, Bis-2-ethylhexyl
 
Também estou com esta duvida, vc chegou a usar o sistema com baldes e uma resistência ??
Deu certo??

Vlw
 
E aí galera, como anda esse projeto do balde com resistência e pra fervura?

Estou com um balde de 20 litros sobrando e quero montar um equipamento todo automatizado para fazer levar de até 8 litros finais utilizando toda a água no início do processo.
 
Esse final de semana vou fazer um teste de fervura usando "rabo quente" em um balde de margarina semelhante ao que usamos na fermentação. O balde é PP 5 pois está marcado nele, minha ideia era usar o balde de fermentação por ser mais resistente, mas eu tenho tantos baldes de margarina sobrando em casa que se perder um não fará falta.
 
Pessoal, estou participando de outro tópico onde veio a tona a questão do PP como sendo material adequado para manipulação de alimentos. Neste caso, nossa preciosa cerveja. Eu ainda estou lendo alguns artigos e consultando fabricantes. E gostaria, claro, de discutir o assunto aqui na comunidade. A questão é: a indicação PP (triângulo com o 5 no centro) é suficiente para informar que podemos fermentar, maturar, fazer brassagem ou mesmo fervura dentro destes recipientes?

Eu estou caminhando para a conclusão de que não é. Pois o fato de ser PP não informa se no processamento desse PP não foram utilizadas resinas ou outras substâncias que, em contato com alimento, libere substâncias tóxicas para o mesmo. Principalmente em temperaturas mais altas.

EUA, Europa e outros países utilizam ALÉM do PP(5) o símbolo do garfo ao lado de uma taça para indicar que a embalagem é food safe ou food grade. Podemos encontrar esse símbolo em mamadeiras e embalagens do tipo tupware. Mas meus baldes não possuem!!!! E tenho baldes de dois fabricantes distintos.

Estou tentando levantar normas da ABNT e Resoluções da ANVISA a respeito, mas nada encontrei até agora. Mas consultas à alguns fabricantes de caixas térmicas me deixou muito pensativo. Pois alguns que indicam PP não garantem o "grau alimentício" do mesmo. Então decidi consultar os fabricantes dos meus baldes também, mas ainda não tive retorno (péssimo hábito de grandes empresas no Brasil em demorar para responder e-mails de clientes).

Estamos discutindo o assunto aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403457

E uma informação rápida sobre isso está aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Food_safe_symbol

Não sei se seria o caso de um tópico somente para essa discussão, talvez sim. Vou pesquisando mais e quem quiser trocar informações comigo é só mandar um inbox e talvez possamos fazer um tópico já bem ajeitado sobre o assunto tal como o mestre Guenther faz.

Cheers!
 
Acabei de encontrar a página da ANVISA sobre o assunto! Site da ANVISA é confuso assim como o material que é carregado lá. Feito para o cidadão comum não encontrar ou entender nada

http://portal.anvisa.gov.br/wps/con...cio/Alimentos/Publicacao+Alimentos/Embalagens

Li algumas coisas de lá. Inclusive é abordado o uso de plásticos para armazenar bebida alcóolica. Percebi que não é tão simples assim a rotulação ou classificação no Brasil e em resumo vou solicitar de agora em diante do fabricante de baldes se ele cumpre os requisitos das normas da ANVISA. Para isso devemos informar que desejamos trabalhar com temperaturas fora do padrão (ambiente) e o tipo de bebida a ser armazenada.

Cheers!
 
Tiago, parabéns (e obrigado) pela iniciativa!

Sempre fiquei com um pé atrás com esses baldes. Olhei no site dos fabricantes dos meus e até cita o ramo alimentício, mas não encontrei nenhuma especificação de temperatura e que tipo de alimento pode ser armazenado. Se a ANVISA diferencia a qualificação das embalagens pra bebidas alcoólicas deve ter um motivo. Não acho que seja seguro usar esses baldes como fermentador só porque "todo mundo usa". Todo mundo usava encanamento de chumbo há poucas décadas atrás, ninguém questionava... enfim, vamos desmistificar isso!
 
Fala pessoal, bom saber que alguem no Brasil esta fervendo mosto em baldes de plastico. Montei um sistema semelhante aqui nos EUA, usei baldes de PEAD com uma resistencia de 1500 W e funcionou perfeitamente para 10 litros (comecei com 11 e terminei com aproximadamente 9 litros). A cerveja esta em fermentacao secundaria e em breve estarei degustando.

Alguem mais testou o balde de propileno para a fervura? Me parece que nao tem problema, tenho visto que ele pode ter uso continuo em temperatura de 100oC, o que seria suficiente para nossa fervura.

Estou voltando pro Brasil ano que vem e vou levar meu equipamento basico (mash tun, chiller e minhas resistencias) e reconstruir tudo por ai.
 
Fala pessoal, bom saber que alguem no Brasil esta fervendo mosto em baldes de plastico. Montei um sistema semelhante aqui nos EUA, usei baldes de PEAD com uma resistencia de 1500 W e funcionou perfeitamente para 10 litros (comecei com 11 e terminei com aproximadamente 9 litros). A cerveja esta em fermentacao secundaria e em breve estarei degustando.

Alguem mais testou o balde de propileno para a fervura? Me parece que nao tem problema, tenho visto que ele pode ter uso continuo em temperatura de 100oC, o que seria suficiente para nossa fervura.

Estou voltando pro Brasil ano que vem e vou levar meu equipamento basico (mash tun, chiller e minhas resistencias) e reconstruir tudo por ai.
Normalmente não se recomenda usar polipropileno acima de 80 graus, mas não tenho laudos.

Abraço,
 
Normalmente não se recomenda usar polipropileno acima de 80 graus, mas não tenho laudos.

Abraço,


Obrigado, Guenter. Tenho visto referencias que apontam para o uso do PP ate 130oC em periodos de poucas horas. Testei o HDPE, mas nao o PP ainda.

http://www.stug.com.au/materials/engineering-plastics-properties/min-max-operating-temperatures.php

http://www.azom.com/article.aspx?ArticleID=4099

Seria bom ter essas referencias em portugues e empresas do Brasil.

Normalmente não se recomenda usar polipropileno acima de 80 graus, mas não tenho laudos.

Abraço,
Obrigado, Guenter. Tenho visto referencias que apontam para o uso do PP ate 130oC em periodos de poucas horas. Testei o HDPE, mas nao o PP ainda.

http://www.stug.com.au/materials/engineering-plastics-properties/min-max-operating-temperatures.php
 
Aquecimento de plástico gera produtos tóxicos, um exemplo é a dioxina , eu aconselho a não usar plástico em aquecimento de alimentos.
 
Conforme pesquisas que realizei tempos atrás, não existe problemas usando o PP. Não é tóxico, e aguenta 100C tranquilamente.
Inclusive existem alguns equipamentos feitos deste material fora do Brasil, uma Single Vessel, em plástico.

http://www.vick.com.br/vick/novo/datasheets/datasheet-polipropileno-pp-nit.pdf

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABuZwAG/as-causas-cancer-os-efeitos-das-dioxinas

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=vaV8PCcLvkA&feature=youtu.be[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=fzC0GdeBGyU&feature=youtu.be[/ame]

Enfim, acredito que existam estudos, comprovando a segurança do PP em altas temperaturas, é considerado atóxico, e portanto seu uso é seguro.

Se alguém tiver algum estudo provando o contrário, por favor enviar, assim contribui com todos.

Abraço
 
Boa tarde, amigos!

vou reviver o tópico aqui....
Alguém pode falar sobre resultados dos testes, após saber que é tranquilo o uso do PP e do HDPE?
deu gosto ou aroma de plástico?

abraço
 
Back
Top