Panela de água para controlar temperatura na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

raf_sp

Member
Joined
Jul 21, 2013
Messages
12
Reaction score
5
Ontem conclui uma brassagem de uma Dry Stout. Aparentemente tudo certo, consegui uma boa eficiência e acredito que vai ficar show de bola. Foi a minha primeira Stout, estava duvidando que aquele pequena quantidade de malte torrado seria capaz de deixar a cerveja preta. Mas no final, ficou exatamente como uma boa Guinness, bem escura. A única diferença foi uma espuma bem marrom, parecendo uma Imperial Stout. Mas acredito que vai clarear quando for para o copo.

Enfim, o ponto é que o calor de SP está demais e tive uma idéia (espero que boa) para manter a temperatura sob controle. Já costumo deixar o fermentador na garagem, que é bem mais fresco. Mas desta vez, além disso, coloquei o fermentador de 20L dentro da panela de brassagem de 36L e enchi de água. A mangueira estava bem fechada, não deve contaminar.

Fui dar uma olhada hoje e parece tudo certo, exceto por ter vazado um pouco de cerveja pelo airlock. Dei uma limpada geral e coloquei de volta.

Quando ficar pronto aviso se deu tudo certo

Abs
 
cara, já pensei em fazer isso tb mas nunca coloquei em prática...
não tenho tanta certeza da eficiência pq o volume de água na panela não é muito grande... mas fazer mal não vai rsrsrs...
eu vi no How To Brew que ele fala dessa técnica, mas usa uma banheira.. disse que tem dado certo, mas a massa de água na banheira vai ser bem maior, e portanto a variação de temperatura menor... fico na dúvida se realmente gera um ganho fazendo isso na panela.

tenta colocar um termômetro na panela pra medir a variação de temperatura, de dia e de noite...
Também colocaria alguma solução sanitizante nessa água pra evitar qqer zica aí.

depois conta pra gente do resultado!

abs!
 
cara, já pensei em fazer isso tb mas nunca coloquei em prática...
não tenho tanta certeza da eficiência pq o volume de água na panela não é muito grande... mas fazer mal não vai rsrsrs...
eu vi no How To Brew que ele fala dessa técnica, mas usa uma banheira.. disse que tem dado certo, mas a massa de água na banheira vai ser bem maior, e portanto a variação de temperatura menor... fico na dúvida se realmente gera um ganho fazendo isso na panela.

tenta colocar um termômetro na panela pra medir a variação de temperatura, de dia e de noite...
Também colocaria alguma solução sanitizante nessa água pra evitar qqer zica aí.

depois conta pra gente do resultado!

abs!
Uma coisa é certa, fazendo isso, a temperatura do mosto fermentando tende a não ficar TÃO mais alta que a temperatura ambiente, pois como a água em volta não gera calor, ela tende a ficar na temperatura ambiente, puxando a temperatura da cerveja pra baixo.

Ao mesmo tempo, é certo, isso não vai fazer milagres a não ser que use Pets com gelo ou algo do tipo.

Outra coisa que funciona é deixar o fermentador dentro de um isopor com pets congeladas em volta. Pode deixar aberto mesmo, pois como o ar frio é mais pesado, ele tende a ficar dentro da caixa.

Abraço,
 
Guenther ,
Essa das garrafas de gelo pode ser uma boa... substituindo todo dia de manha qdo comeca a esquentar... a noite acho que da pra aguentar sem.
o ideal seria conseguir estabilizar a temperatura, mas mesmo sem estabilizar, acho que já é melhor que ficar a 28, 29 graus neh...
 
Guenther ,
Essa das garrafas de gelo pode ser uma boa... substituindo todo dia de manha qdo comeca a esquentar... a noite acho que da pra aguentar sem.
o ideal seria conseguir estabilizar a temperatura, mas mesmo sem estabilizar, acho que já é melhor que ficar a 28, 29 graus neh...
Conter a variação é difícil, pois o mosto esquenta por si só na fermentação. Ou seja, quando de fato não temos controle de temperatura, é preferível fazê-la mais frio que o ideal, do que mais alto.

Abraço,
 
A cerveja ficou pronta. Depois de engarrafada, acabei fazendo a mesma coisa com as garrafas, deixando quase submersas de água para maturar.

Olha, considerando o calor daqueles dias acho que o resultado foi positivo, a cerveja ficou bem bebível - embora não tenha sido minha melhor produção. Consigo perceber um off-flavor, mas não estou conseguindo distinguir qual é. Preciso procurar um curso sobre isso, para conseguir identificar.

Não tem jeito, o ideal mesmo seria uma geladeira com termostado, mas não tenho espaço para isso no momento.
 
Back
Top