Panela Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

awilian

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2014
Messages
53
Reaction score
4
Pessoal,
Como mencionei em outro tópico, após ler as dicas do pessoal, resolvi montar meu prórpio kit de 20lts ao invés de comprar um pronto.

Irei comprar uma panela de alumínio de 32lts.

Vi em alguns sites gringos, que eles costumam colocar termômetro embutido na panela.

O que acham de eu embutir na palena um termômetro desse em anexo, ao invés de utilizar termômetro convencional (aqueles que coloca dentro da panela).

Tem alguma desvantagem em usar esse?

termmetro-culinario-industrial-forno-e-cervejeiro-inox-350c-5819-MLB5005469239_092013-O.jpg
 
No processo em si, nenhum. Usar este modelo só te traria praticidade.

Apenas se atente que diferente do termômetro comum (de mercúrio), este modelo possui uma regulagem, e dependendo do tempo de uso, condições, etc, ele pode perder precisão.
Então é bom que de vez em quando, ou antes das brassagens, você ferva água na panela e veja se ebuli exatamente quando ele marca 100° celsius.

Caso haja diferença na temperatura marcada, você precisará regulá-lo, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.

abs
 
No processo em si, nenhum. Usar este modelo só te traria praticidade.

Apenas se atente que diferente do termômetro comum (de mercúrio), este modelo possui uma regulagem, e dependendo do tempo de uso, condições, etc, ele pode perder precisão.
Então é bom que de vez em quando, ou antes das brassagens, você ferva água na panela e veja se ebuli exatamente quando ele marca 100° celsius.

Caso haja diferença na temperatura marcada, você precisará regulá-lo, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.

abs

Obrigado pelas informações amigo.

Essa descalibragem não acontece nos termômetros cervejeiros tradicional? (aquele branco tipo bastão, que fica dentro de uma case plastica).

Pelo que to vendo, melhor usar o outro mesmo.
 
Onde se encontra esse termômetro? Pensei uma época em comprar um desses pra ter mais praticidade mas não vi para vender.

Muito obrigado!
Abraços!
 
Obrigado pelas informações amigo.

Essa descalibragem não acontece nos termômetros cervejeiros tradicional? (aquele branco tipo bastão, que fica dentro de uma case plastica).

Pelo que to vendo, melhor usar o outro mesmo.

Awilian,

Acontece sim! Tenho dois termômetros desses alimentícios, de mercúrio, e fiz testes com ambos medindo a temperatura na fervura da água e com água e bastante gelo triturado. Em um deles, que comprei na artebrew, a diferença chega a 2,3°C, já o outro que tinha a diferença chega a 1°C. O que fiz foi realizar as medidas de ebulição e fusão do gelo (que deveriam ser 100°C e 0°C respectivamente), anotei as temperaturas e fiz uma equaçãozinha pra corrigir minhas medidas (y=ax + b).
 
Obrigado pelas informações amigo.

Essa descalibragem não acontece nos termômetros cervejeiros tradicional? (aquele branco tipo bastão, que fica dentro de uma case plastica).

Pelo que to vendo, melhor usar o outro mesmo.


Sim, estes de bastão mesmo a quais me referi. Eles tem uma margem de erro.. mas ela é fixa, e não deve variar.

O de espeto, digital, eu comprei um mas acredito que o vapor estragou ele, na segunda brassagem ja nao funcionava direito. não recomento.

O de espeto, analógico eu comprei no Aliexpress. Custou algo entre 15 e 20 usd.

abs
 
Onde se encontra esse termômetro? Pensei uma época em comprar um desses pra ter mais praticidade mas não vi para vender.

Muito obrigado!
Abraços!

Tem alguns sites nacionais que vendem, você encontra também no mercado livre.
Mas o meu eu comprei no www.aliexpress.com

Achei mais vantajoso pelo preço já que não estava com pressa.

abs
 
Cara, o único problema que eu vejo desses termômetros é na hora de mexer na panela com uma pá, seja na infusão do malte, ou um whirlpool, etc... sempre corre-se o risco de bater nele.... é um saco. No geral, eu só usaria na panela de água quente, ou em um sistema com recirculação constante sem mexer muito... algo do tipo.

Abraço,
 
Cara, o único problema que eu vejo desses termômetros é na hora de mexer na panela com uma pá, seja na infusão do malte, ou um whirlpool, etc... sempre corre-se o risco de bater nele.... é um saco. No geral, eu só usaria na panela de água quente, ou em um sistema com recirculação constante sem mexer muito... algo do tipo.

Abraço,
Muito bem lembrado...
Esse detalhe de mexer eu não tinha pensado

[emoji106]
 
Back
Top