PANELA AUTOMATIZADA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Leonardo......buenas, me tira uma duvida, por gentileza!!!
Considerando que eu preparei a brassagem, por exemplo a 65 graus por 60 minutos. Apos terminada, devo ou nao deixar a bomba ligada mais um tempo para clarificaçao? Nos tempos de panelas, apos a brassagem terminada, eu costumava deixar ate 30 minutos a bombinha ligada para deixar bem clarinha. E aqui? Eu ainda nao fiz a primeira brassagem, pois to preparando a parte eletrica para 220. Muitissimo obrigado!!!!
Eu fiz o mash out de 10 minutos a 76 graus com a bomba ligada e quando termina desligo a bomba pra fazer a lavagem dos graos e ja inicio a fervura...Panela top demais to muito satisfeito com o investimento... faço levas de 30 litros e vão os 30 certinho no fermentador...após puga do fermento e dry hop e clarificação sobra uns 27,5, 28 litros...show
 
Amigo, nos conte sua experiência com a Inversa, tenho interesse em adquirir também.
Experiência melhor impossível...Tive uma certa dificuldade com a cama de grãos...retirada dos grãos. Então comprei uma bacia que cabia a cama e coloquei o cesto lá após a lavagem...Peguei a água que restou e joguei na fervura...levei o cesto para baixo do predio ao lado do lixo e deitei o cesto com a sacola cobrindo a boca e as 2 sacolas foram para o lixo...lavei o cesto na pia do predio mesmo enquanto a fervura rolava la em cima... Mas isso foi na segunda brassagem...na primeira foi tenso....kkkkkkkkkkk...vamos nos ajustando
 
Acabei de encomendar a minha inversa de 52l. Paguei R$3200 + R$100 de frete, sem chiller (já tenho um DIY de contra-fluxo).
Faço há cinco anos em sistema tradicional de três panelas (fundo falso). Espero ganhar praticidade com esse brinquedo novo.
Vi agora que o perfil dela pra beersmith no site da inversa é pago.
Será que não existe um perfil genérico desse modelo grátis em algum lugar?
 
Acabei de encomendar a minha inversa de 52l. Paguei R$3200 + R$100 de frete, sem chiller (já tenho um DIY de contra-fluxo).
Faço há cinco anos em sistema tradicional de três panelas (fundo falso). Espero ganhar praticidade com esse brinquedo novo.
Vi agora que o perfil dela pra beersmith no site da inversa é pago.
Será que não existe um perfil genérico desse modelo grátis em algum lugar?
Outra questão: é possível deixar ela ligada mantendo 45C pra azedar uma berliner?
 
Pessoal,
É possível usar a própria bomba para fazer whirlpool? Ela aguenta temperatura?
 
Comprei uma de 50l há cerca de dois meses. Já fiz umas 8 brassagens com litragens distintas. Gravei três vídeos no canal.
 
Opa, eu tb comprei uma da cervejaria inversa de 50L, como o Leonardo, ainda não testei. to esperando chegar o fermentador da indupropil. Estava meio cético em tirar 45L como a inversa anuncionou nessa panela, mas vamos ver no que dá, como o pessoal aqui disse que sai.... bora lá testar. bom é que o anuncio da inversa já vem com chiller de inox, e cesto de lupulos (hopspider) pra reduzir o trub.

Só queria saber se alguém já calculou a eficiencia dessa panela e a taxa de evaporação?

---

Fabio Gouveia
instagram: @CabecudaBrewery | Facebook: @CabecudaBrewey

Eu comprei uma dessas, fiz umas 6 brassagens nela até o momento e a eficiência que consegui foi de 64%. É de ótima qualidade e agiliza bastante a brassagem. Fiz com sucesso todas elas.
A taxa de evaporação na fervura é da ordem de 3 a 4 litros para 60min, na potência de 3000w.
 
Eu comprei uma dessas, fiz umas 6 brassagens nela até o momento e a eficiência que consegui foi de 64%. É de ótima qualidade e agiliza bastante a brassagem. Fiz com sucesso todas elas.
A taxa de evaporação na fervura é da ordem de 3 a 4 litros para 60min, na potência de 3000w.

Essa eficiência foi obtida com, ou sem, lavagem dos grãos?
 
Pessoal,
É possível usar a própria bomba para fazer whirlpool? Ela aguenta temperatura?
A bomba é para 80C, não recomendam usar com mosto quente. Mas se for fazer Whirlpool com mosto frio, sem problemas. A Brew Devil da Inglaterra vende acessório para facilitar o whirlpool.
 
Acabei de encomendar a minha inversa de 52l. Paguei R$3200 + R$100 de frete, sem chiller (já tenho um DIY de contra-fluxo).
Faço há cinco anos em sistema tradicional de três panelas (fundo falso). Espero ganhar praticidade com esse brinquedo novo.
Vi agora que o perfil dela pra beersmith no site da inversa é pago.
Será que não existe um perfil genérico desse modelo grátis em algum lugar?
Eu uso o Perfil da Brew Monk 50L, que é a mesma panela, por sinal.
Creio que dê pra achar na web facilmente.
 
A bomba é para 80C, não recomendam usar com mosto quente. Mas se for fazer Whirlpool com mosto frio, sem problemas. A Brew Devil da Inglaterra vende acessório para facilitar o whirlpool.
o problema maior que pode acontecer é ir muitos sólidos pra dentro da bomba.
 
Eu comprei uma dessas, fiz umas 6 brassagens nela até o momento e a eficiência que consegui foi de 64%. É de ótima qualidade e agiliza bastante a brassagem. Fiz com sucesso todas elas.
A taxa de evaporação na fervura é da ordem de 3 a 4 litros para 60min, na potência de 3000w.
Minhas eficiencias tem sido nesta faixa tambem, mas em compensação, tenho um amigo que a eficiencia não baixa de 75%.

Ele faz um MashIn diferente.
Não coloca o filtro de cima e fica mexendo os grãos constantemente.
Testei numa SMASH Ipa com malte pale ale e a eficiencia pulou pra 72%.

Vale o teste.
 
Sim, é possível. Se não me engano, teria que fazer varios passos com a quantidade maxima de horas (que é 2h).
passo 1: 45ºC por 2 horas
passo 2: 45°C por 2 horas... e assim vai.

Opa!
Perfeito. Dá pra "setar" cada passo com até 180min.
Estou na torcida pra dar certo meu starter de lactobacilos extraídos da casca.
:)
Obrigado.
 
Minhas eficiencias tem sido nesta faixa tambem, mas em compensação, tenho um amigo que a eficiencia não baixa de 75%.

Ele faz um MashIn diferente.
Não coloca o filtro de cima e fica mexendo os grãos constantemente.
Testei numa SMASH Ipa com malte pale ale e a eficiencia pulou pra 72%.

Vale o teste.
Fiz duas receitas neste feriado com eficiência em 77% pelo BeerSmith.

Estou usando o filtro de cima, não mexo nos grãos, deixo circular o tempo todo, mas não deixo transbordar pelo tubo central. Brassagens de 90 min.
 
Fiz duas receitas neste feriado com eficiência em 77% pelo BeerSmith.

Estou usando o filtro de cima, não mexo nos grãos, deixo circular o tempo todo, mas não deixo transbordar pelo tubo central. Brassagens de 90 min.

Eu fiz minha primeira ontem e obtive 70% de eficiência, com lavagem dos grãos e filtro em cima.
O que é razoável, mas longe dos 78% que costumava obter no sistema de três panelas e fundo falso.
Mas fiz a recirculação por 60 mim. Tentarei fazer 90 min na próxima.
 
Ola Pessoal....eu de novo. Por favor help!! Fiz douwnload da panela para o Beersmith. Até ai tudo ok. Par fazer receitas grandes...tudo ok.....DAI NÉ.......(como diz minhas filhas).....fui tentar brincar no Beersmith para fazer uma receita de 15 litros. Surgiu um problemao..... O B.S. manda colocar 8,9 litros para a brassagem e depois mais 16 para sparge. PROBLEMAS>...da pra colocar somente 8,9 litros na panela se ela COMECA com 15 litros???? Alguem ai ja fez lotes pequenos....CONTA AI VAI?? FAVORZÃO..... Obrigado
 
Comprei uma de 50l há cerca de dois meses. Já fiz umas 8 brassagens com litragens distintas. Gravei três vídeos no canal.

GUAXI!!!!!!!!!!!! SOCORRO!!! DA UM HEP....EU COLOQUEI AGORA MESMO NO GRUPO UMA PERGUNTA. CONTA PRA MIM COMO FAZ LOTES PEQUENOS?? NO BERRSMITH PARA 15 LITROS, MANDA COLOCAR 8,9 LITROS NA BRASSAGEM E 16 NO SPARGE. COMO ASSIM?? A PANELA COMEÇA EM 15??? AJUDA EU!!!! BRIGADAO
 
GUAXI!!!!!!!!!!!! SOCORRO!!! DA UM HEP....EU COLOQUEI AGORA MESMO NO GRUPO UMA PERGUNTA. CONTA PRA MIM COMO FAZ LOTES PEQUENOS?? NO BERRSMITH PARA 15 LITROS, MANDA COLOCAR 8,9 LITROS NA BRASSAGEM E 16 NO SPARGE. COMO ASSIM?? A PANELA COMEÇA EM 15??? AJUDA EU!!!! BRIGADAO
Amigo acredito que não da pra fazer levas muito pequenas. A minha de 50 litros, só abaixo do cesto de graos fica em torno de 7 litros. Tenta fazer um teste colocando toda a agua desde o inicio da brassagem, sem fazer lavagem dos graos.
 
Ola Pessoal....eu de novo. Por favor help!! Fiz douwnload da panela para o Beersmith. Até ai tudo ok. Par fazer receitas grandes...tudo ok.....DAI NÉ.......(como diz minhas filhas).....fui tentar brincar no Beersmith para fazer uma receita de 15 litros. Surgiu um problemao..... O B.S. manda colocar 8,9 litros para a brassagem e depois mais 16 para sparge. PROBLEMAS>...da pra colocar somente 8,9 litros na panela se ela COMECA com 15 litros???? Alguem ai ja fez lotes pequenos....CONTA AI VAI?? FAVORZÃO..... Obrigado
Na aba de Mash você define quanto você quer colocar no inicio Mash in e ele calcular quanto vc tem que colocar na lavagem (sparge). Eu tenho usado 2,5L/kg de grão + 8L (espaço abaixo do cesto de grãos).
 
Amigo acredito que não da pra fazer levas muito pequenas. A minha de 50 litros, só abaixo do cesto de graos fica em torno de 7 litros. Tenta fazer um teste colocando toda a agua desde o inicio da brassagem, sem fazer lavagem dos graos.
Simulei no Beersmith um lote de 10L com 2 Kg de malte, OG 1044, ele calculou 13L na brassagem e 5L de lavagem, ou 18L sem lavagem. Deve ser viável.
 
Na aba de Mash você define quanto você quer colocar no inicio Mash in e ele calcular quanto vc tem que colocar na lavagem (sparge). Eu tenho usado 2,5L/kg de grão + 8L (espaço abaixo do cesto de grãos).
Obrigado pela ajuda.

veja como esta no meu B.S. Poderia juntar tudo e fazer "" agua total"? Ou poderia fazer ao contrario: brassar com as 16 e lavar com 8?

upload_2018-11-19_21-50-0.png



agradeço imensamente a ajuda.
 
ola a todos...Estou estreiando a panela master brew ou Inversa. Ja de cara percebi que ela nao mantem a temepratura estavel. Pedi uma brassagem com 65 graus. O que ela faz: vai de 64 a 69 rapidamente, oscilando o tempo todo. Isso para voces tambem acontece?
 
ola a todos...Estou estreiando a panela master brew ou Inversa. Ja de cara percebi que ela nao mantem a temepratura estavel. Pedi uma brassagem com 65 graus. O que ela faz: vai de 64 a 69 rapidamente, oscilando o tempo todo. Isso para voces tambem acontece?
Cara a minha também varia mas bem menos. Se coloco a mostura a 65 ela varia ente 64 e 66....fica ligando e desligando a resistência...Talvez você esteja usando a temperatura muito alta e seja interessante você colocar uma potência menor na brassagem...se vc coloca pra brassar na potência de 3000 ela liga as 2 resistências e a variação vai ser maior...acho que pode ser isso....Geralmente seto para 2000 - 2300 minha mostura e a panela segura na boa a temperatura.
 
ola a todos...Estou estreiando a panela master brew ou Inversa. Ja de cara percebi que ela nao mantem a temepratura estavel. Pedi uma brassagem com 65 graus. O que ela faz: vai de 64 a 69 rapidamente, oscilando o tempo todo. Isso para voces tambem acontece?
só complementando, na fervura eu programo pra 2600-3000...Vario de acordo com a receita
 
desculpe segue a foto correta:

View attachment 121247
Eu conversei com os caras da CASA OLEC de Vitória, e eles me disseram que a configuração da panela tem que ser BIAB, na aba de mostura do beersmith...Eles tb tem uma panela elétrica que chamam de "cigarrinha" , que trabalha da mesma forma... vc vai perceber que vai dar diferença nos parâmetros de OG, cor e amargor lá na receita...Tudo porque a eficiência será reduzida...
 
Eu conversei com os caras da CASA OLEC de Vitória, e eles me disseram que a configuração da panela tem que ser BIAB, na aba de mostura do beersmith...Eles tb tem uma panela elétrica que chamam de "cigarrinha" , que trabalha da mesma forma... vc vai perceber que vai dar diferença nos parâmetros de OG, cor e amargor lá na receita...Tudo porque a eficiência será reduzida...

hummmmmm...entendi...... Bom primeiro tava mesmo la em 2500...entao é isso..Segundo , vou entao refazer a proxima receita colocando BIAB....

mas ca pra nos...que bela eficiência.....terminou a brassagem tava transparente!!!!!!! to fazendo a cerveja de terno e gravata....sem um pingo de agua, bombinha estourando, fogo explodindo.....ta inté sem graça....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk valeu muito obrigado mais uma vez!!!!!
 
Eu conversei com os caras da CASA OLEC de Vitória, e eles me disseram que a configuração da panela tem que ser BIAB, na aba de mostura do beersmith...Eles tb tem uma panela elétrica que chamam de "cigarrinha" , que trabalha da mesma forma... vc vai perceber que vai dar diferença nos parâmetros de OG, cor e amargor lá na receita...Tudo porque a eficiência será reduzida...
opa.....nao to sabendo onde trocar para biad nas configurações de equipamento....
 
desculpe segue a foto correta:

View attachment 121247
Vc pode editar a quantidade de água em cada passo e o BS calcula a lavagem. Eu recomendo vc zerar a adição de água na sacarificação. Depois coloque os 16L no passo Rampa1 que ele calcula a necessidade na lavagem (uns 9L) e te mostra a relação água / grão. Lembre de ajustar o “Mash tun recoverable deadspace” para 8L.
 
Eu conversei com os caras da CASA OLEC de Vitória, e eles me disseram que a configuração da panela tem que ser BIAB, na aba de mostura do beersmith...Eles tb tem uma panela elétrica que chamam de "cigarrinha" , que trabalha da mesma forma... vc vai perceber que vai dar diferença nos parâmetros de OG, cor e amargor lá na receita...Tudo porque a eficiência será reduzida...
Eu uso o perfil da Hopcat (mesma máquina), só mudei o mash tun recoverable deadspace de 6,5L para 8,0L, fica perfeito.
 
Cara a minha também varia mas bem menos. Se coloco a mostura a 65 ela varia ente 64 e 66....fica ligando e desligando a resistência...Talvez você esteja usando a temperatura muito alta e seja interessante você colocar uma potência menor na brassagem...se vc coloca pra brassar na potência de 3000 ela liga as 2 resistências e a variação vai ser maior...acho que pode ser isso....Geralmente seto para 2000 - 2300 minha mostura e a panela segura na boa a temperatura.
Recomendação de um grupo no Facebook é usar 200w acima da máxima potência no início, uns 1000w na brassagem (assim a temperatura fica estável) e uns 500w a menos (2000w na de 30L e 2500w na de 50L) na fervura. Estou seguindo esta recomendação.
 
Recomendação de um grupo no Facebook é usar 200w acima da máxima potência no início, uns 1000w na brassagem (assim a temperatura fica estável) e uns 500w a menos (2000w na de 30L e 2500w na de 50L) na fervura. Estou seguindo esta recomendação.
extamente...Sabado agora fiz uma weizz e fervi a 3000w... para minha surpresa quando terminei o processo tinha uma crosta preta queimada na base onde fica a resistência...Exagerei na dose e não sei se perdi a leva por conta dessa fervura excessiva...enfim esta fermentando...mas tive que ariar o fundo da panela com a parte verde da bucha (não recomendado) pra tirar todo o queimado...sinistro
 
extamente...Sabado agora fiz uma weizz e fervi a 3000w... para minha surpresa quando terminei o processo tinha uma crosta preta queimada na base onde fica a resistência...Exagerei na dose e não sei se perdi a leva por conta dessa fervura excessiva...enfim esta fermentando...mas tive que ariar o fundo da panela com a parte verde da bucha (não recomendado) pra tirar todo o queimado...sinistro

Aconteceu exatamente o mesmo comigo neste fim de semana. Fiz uma weiss no sábado e coloquei 3000w tanto no mash in quanto na fervura. Ficou uma crosta preta até difícil de remover no meio da panela no fundo.
Deixe de molho um pouco e utilize uma tampinha de garrafa PET que ajuda a remover sem arranhar a panela.
 
Demorou, mas tive um bom resultado.
Mas não me preocupo muito com o trub, tento deixar o máximo possível na panela, mas se ir um pouco pro fermentador, retiro pela valvula de baixo.

Sabado fui testar uma receita de 50 litros finais, 35 l pra brassagem mais 12,5 kg de graos secos, pra lavagem 37,5l , cara não sei se mexi muitos nos graos , mas a hora que fui levantar a cama ela não subiu, caiu o fundo, tirei todo o liquido em baldes limpei a panela e coloquei de volta o mosto pra fervura, consegui 44l finais , mas se não tivesse acontecido acredito que ia levar 50l batido, pois sobrou uns 6 litros pra ferver no fogao da lavagem.
 
Sabado fui testar uma receita de 50 litros finais, 35 l pra brassagem mais 12,5 kg de graos secos, pra lavagem 37,5l , cara não sei se mexi muitos nos graos , mas a hora que fui levantar a cama ela não subiu, caiu o fundo, tirei todo o liquido em baldes limpei a panela e coloquei de volta o mosto pra fervura, consegui 44l finais , mas se não tivesse acontecido acredito que ia levar 50l batido, pois sobrou uns 6 litros pra ferver no fogao da lavagem.

Qual posição que voce esta montando o disco furado?
 
Galera, blz?
Alguém tem o arquivo Beersmith da Master Brew (ou similares) pra compartilhar?
Valeu!
 
Estou vendendo minha Panela, estou com ela desde Julho, fiz somente 5 brassagens nela...
Estou montando um equipamento de 150 litros, por isso irei vender.
Valor R$: 3.000,00
Estou localizado em Itajobi-SP
ZAP: 17-99758 1747
 

Latest posts

Back
Top