Pale ale com off flavors, receita mal dimensionada, mas boa de beber

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Monks

Well-Known Member
Joined
Oct 17, 2016
Messages
66
Reaction score
4
Sou completamente noob na arte de fazer cervejas. Minha primeira foi uma pale ale e eu segui a receita nos mínimos detalhes. Essa receita veio junto ao kit de equipamentos que comprei. Vieram 8kg de grãos, mas a quantidade de água que mandava colocar era muito aquém do necessário pra essa quantidade de malte (só fui aprender a calcular a quantidade de água depois de fazer a receita). Junto aos insumos veio um pacote de fermento T-58, que, segundo li, não seria muito indicado pra pale ales. Somado a isso tudo, fermentei e maturei sem controle de temperatura. O resultado foi uma cerveja com densidade acima do esperado, com ésteres presentes (que eu creio que seja resultado da fermentação em temperatura mais alta do que o recomendado) e um pouco mais escura. Ou seja, está longe de uma pale ale, mas, mesmo assim, muito gostosa. O sabor ficou parecido com uma strong golden ale. O legal é que a cerveja não foi perdida e tudo isso serve como aprendizado. Eu não sei em qual estilo ela se encaixaria... Mas o gosto tá bem legal, hehe.
 
Tá aí a foto dela.
 

Attachments

  • IMG_20161022_153516_090-1.jpg
    IMG_20161022_153516_090-1.jpg
    159.1 KB · Views: 52
Eu também fiz umas cagadas na primeira brassagem. (e na segunda também) rsrs
Serve de aprendizado.
 
Isso acontece, meu amigo! A medida dos seus estudos e brassagens futuras, diminui consideravelmente os riscos de erros!
Mas, ficou bonita a cerveja e se está boa pra ti, é o que interessa!
Abração.
 
Só lembre do seguinte...... qualquer gosto e aroma ruim numa cerveja, nunca é problema da receita, e sim de técnica.

Absurdos óbvios à parte, nenhuma receita é ruim se executada corretamente.

Ao mesmo tempo, pode pegar as receitas das melhores cervejas do mundo, e pra fazer ficar igual as originais, é dificílimo.

No fim das contas, receita é uma das partes menos importantes de todas. :)

Abraço,
 
é uma belga, para as golden ...

E quem já não fez uma "Ilha do Bananal Export" mas primeiras levas ? :ban:
:mug:
 
A primeira breja brassada, por mais que saia ruim, sempre será excelente kkkk

Primeiro pq ainda nem sabemos oq é defeito e segundo pq é a primeira neh?...ahuauhahu

Isso sem contar que a maioria está acostumado a tomar as nacionais de giro :p
 
Só lembre do seguinte...... qualquer gosto e aroma ruim numa cerveja, nunca é problema da receita, e sim de técnica.

Absurdos óbvios à parte, nenhuma receita é ruim se executada corretamente.

Ao mesmo tempo, pode pegar as receitas das melhores cervejas do mundo, e pra fazer ficar igual as originais, é dificílimo.

No fim das contas, receita é uma das partes menos importantes de todas. :)

Abraço,

Com certeza!! O problema não foi a receita, foi o cozinheiro, hehehe. Se eu tivesse conhecimento eu saberia como redimensionar a água, etc. Bom, enquanto a cerveja fermentava e maturava, eu aproveitei pra estudar bastante e minha segunda brassagem já foi bem melhor. Fiz uma american brown ale, a OG ficou dentro do esperado... Agora ela tá fermentando, dessa vez com controle de temperatura. Só me resta esperar pra ver o resultado e que as bananas não apareçam. Valeu pela troca de experiências, gurizada!!
 
Back
Top