Painel de termostatos para fermentadores autorefrigerados

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

uirac

Active Member
Joined
Sep 24, 2015
Messages
42
Reaction score
6
Pessoal,

To planejando uma fazenda de fermentadores usando banco de água fria e me surgiu uma duvida ao planejar o painel de controle para os mesmos.

Neste painel gostaria de colocar todos os termostatos, conectores para os sensores e saída para a bomba e solenoide.

A dúvida inicial que me surgiu é se posso simplesmente conectar todas as saídas dos TICs para a bomba/solenoides ou se é necessário um esquema de fiação ou componentes elétricos específicos.
 
Acredito que deveria ter colocado o topico no DIY, caso algum administrador possa mover, agradeço.
 
Boa tarde.
Pelo tipo da pergunta, está claro e evidente que:
1) você não pesquisou nada sobre banco de glicol;
2) você não faz ideia do que está fazendo.

Sugiro uma pesquisa prévia antes de expor "dúvidas".

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Filipe, td bem?

Se voce puder ser mais claro sobre seus topicos, agradeço.

Att.

Boa tarde.
Pelo tipo da pergunta, está claro e evidente que:
1) você não pesquisou nada sobre banco de glicol;
2) você não faz ideia do que está fazendo.

Sugiro uma pesquisa prévia antes de expor "dúvidas".

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Já foram esclarecidas em outros tópicos

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Cara, sinceramente.. tenha mais educação com seus pares no fórum. Não nos conhecemos e voce aparece com tamanha grosseria e sem ajudar em nada, mas vamos la.

Gostaria que explanasse pq a a duvida inicial é completamente "clara e evidente" que não é funcional, que nao pesquisei nada sobre isso e q nao faço ideia doq eu esteja fazendo.

Seria de grande utilidade para mim e para os demais amigos do fórum que o senhor pudesse dirimir estas dúvidas de maneira tão educada como em sua primeira resposta.

Cordialmente.

Boa tarde.
Pelo tipo da pergunta, está claro e evidente que:
1) você não pesquisou nada sobre banco de glicol;
2) você não faz ideia do que está fazendo.

Sugiro uma pesquisa prévia antes de expor "dúvidas".

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Conversei com um cara que trabalha com refrigeração.

1) no caso de ligaçoes monofasicas ele disse q a ligaçao direta dos tics ao motor/bomba nao daria problemas
2) no caso de ligaçoes trifasicas seria necessario um contactor para cada tic

No meu caso é mono mas mesmo assim irei utilizar um contator para cada tic, finalizando meu esquema, que fica como na imagem anexo.

Caso alguem tenha alguma correção e se tiver algo errado no esquema, será mto bem vida esta correção!

ps: o losango nas linhas de agua sao os solenoides.

WAubv
 

Attachments

  • banco de agua.jpg
    banco de agua.jpg
    29.8 KB · Views: 186
Vou poupar formalidades, pois um vocabulário rebuscado de nada adianta.

Quando você se propõe a fazer o controle da fermentação com um banco de glicol, você está indo para uma solução industrial em escala caseira.
Ao optar por utilizar algo desse tipo, parte-se do pressuposto que:
1) Ou você já detém algum know-how;
2) Você tem dinheiro pra contratar uma consultoria.

Fazendo uma analogia: se uma pessoa se dispõe a pintar a própria casa e chega num fórum sobre pintura e pergunta "como faço? Posso utilizar o rodo de pia para pintar os cantos?" Fica claro e evidente que ela não sabe o que está fazendo.
Quando você se propõe a fazer algo, o mínimo que vc pode fazer, antes de abrir um tópico, é pesquisar. Vi que vc já tem postagens em tópicos relacionados há um bom tempo, contudo, não sabia do bcs462, que foi exaustivamente discutido no tópico de referência sobre o assunto no HBT gringo. Ou seja, você não se deu ao trabalho de ler tal tópico.
Então, não, não fui grosso com você, fui realista e a realidade doi um pouco.
Por isso que fóruns desse tipo morrem: pessoas que querem entrar no hobby sem ter recurso, sem ter tempo, sem ter paciência para pesquisar. Todos querem tudo pronto, pra ontem.

Agora, mais do que nunca, eu entendo o @Guenther

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
1) Nao quero usar BCS.
2) Quero montar meu proprio sistema.
3) Já li o topico gringo e nao encontrei o que necessitava.
4) Sua analogia é completamente inapropriada visto que no inicio do topico ja disse oq queria fazer e qual minha duvida ESPECIFICA.
5) Nao ha postagens relacionadas a este assunto, apenas este e em outro topico.
6) Quando voce nao tiver know-how para poder opinar ou nao quiser ajudar, simplesmente abstenha-se.

Não há "realidade dura", "pouca pesquisa", "falta de paciência" ou bla bla bla bla bla bla.

Aos demais, espero que o topico contribua e que MANTENHAMOS O FOCO apenas no que interessa que é a construção DIY destes paineis.

Att.


Vou poupar formalidades, pois um vocabulário rebuscado de nada adianta.

Quando você se propõe a fazer o controle da fermentação com um banco de glicol, você está indo para uma solução industrial em escala caseira.
Ao optar por utilizar algo desse tipo, parte-se do pressuposto que:
1) Ou você já detém algum know-how;
2) Você tem dinheiro pra contratar uma consultoria.

Fazendo uma analogia: se uma pessoa se dispõe a pintar a própria casa e chega num fórum sobre pintura e pergunta "como faço? Posso utilizar o rodo de pia para pintar os cantos?" Fica claro e evidente que ela não sabe o que está fazendo.
Quando você se propõe a fazer algo, o mínimo que vc pode fazer, antes de abrir um tópico, é pesquisar. Vi que vc já tem postagens em tópicos relacionados há um bom tempo, contudo, não sabia do bcs462, que foi exaustivamente discutido no tópico de referência sobre o assunto no HBT gringo. Ou seja, você não se deu ao trabalho de ler tal tópico.
Então, não, não fui grosso com você, fui realista e a realidade doi um pouco.
Por isso que fóruns desse tipo morrem: pessoas que querem entrar no hobby sem ter recurso, sem ter tempo, sem ter paciência para pesquisar. Todos querem tudo pronto, pra ontem.

Agora, mais do que nunca, eu entendo o @Guenther

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Fotos dos paineis da indupropil.

21TqQTl.jpg


hIT15xG.jpg


oVDryOp.jpg


pEBpe9I.jpg


Ybf8GNR.jpg
 

Attachments

  • 0a0667af-6237-4395-a0ed-8221cd61223f.jpg
    0a0667af-6237-4395-a0ed-8221cd61223f.jpg
    127.3 KB · Views: 77
  • 2ad9c5aa-c4b7-46e5-977a-b56eba0508db.jpg
    2ad9c5aa-c4b7-46e5-977a-b56eba0508db.jpg
    100.2 KB · Views: 81
  • 9a4be53d-73f6-40fa-917b-ecdc37ce3bba.jpg
    9a4be53d-73f6-40fa-917b-ecdc37ce3bba.jpg
    118.4 KB · Views: 79
  • 9c9c0d93-51a1-44cc-bcad-333aaf33f1e9.jpg
    9c9c0d93-51a1-44cc-bcad-333aaf33f1e9.jpg
    109.8 KB · Views: 76
  • 066d62f7-38bd-4d12-ad56-1fcfc500957b.jpg
    066d62f7-38bd-4d12-ad56-1fcfc500957b.jpg
    78 KB · Views: 84
Pessoal,

To planejando uma fazenda de fermentadores usando banco de água fria e me surgiu uma duvida ao planejar o painel de controle para os mesmos.

Neste painel gostaria de colocar todos os termostatos, conectores para os sensores e saída para a bomba e solenoide.

A dúvida inicial que me surgiu é se posso simplesmente conectar todas as saídas dos TICs para a bomba/solenoides ou se é necessário um esquema de fiação ou componentes elétricos específicos.
Olá,

Você pode usar uma bomba só, e vários solenóides, um pra cada fermentador. Assumindo esse cenário, cada TIC vai ligar a bomba (comum a todos) e vai ligar o seu solenoide específico.

Tendo o cuidado básico de todos os TICs interromperem/ligarem a mesma fase que aciona a bomba, não há problema algum.

Abraço,
 
Só lembre de, no manifold, fazer o esquema First in last out

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Ola

pode ter um controlador com dois estágios acionando duas solenóides de duas vias diretamente por sistema on/off.

ou pode usar controlador com sinal proporcional (0 a 20ma ou 0 a 10v) PID acionando válvulas de três vias que funcionam como bypass em cada fermentador e variam o fluxo de aǵua gelada 0 a 100%
a foto mostra temperatura de -1,1 oC.
Importante, água diminui o volume quando esfria mas aumenta de volume pela formação de cristais quando congela, por isso garrafa ou latinhas estouram e vc não vai querer isso com usa central de agua gelada|chiller então neste caso é recomendável um anticongelante.

uma bomba de 2 HP puxa 6,7 A e de um HP metade, enquanto os reles dos controladores suportam 10A (dois estagios) e 16 A um estagio.
Os controladores da foto são Full Gauge e o fabricante recomenda usar contator quando a corrente é superior a do rele.
 
Back
Top