Oxigenacao do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caionicoletti

Active Member
Joined
May 29, 2014
Messages
37
Reaction score
3
Pessoal, estou um pouco confuso com a questao da oxigenacao do mosto no fermentador antes de inocular o fermento.
Algumas pessoas dizem que tem que passar o mosto da panela para o fermentador sem oxigenar o mosto, senao oxida a cerveja. Em outro lado tenho que oxigenar para a proliferacao do fermento.

Qual seria a melhor tecnica? Se tenho que oxigenar, quanto seria o ideal para nao oxidar??? Normalmente faco levas de 50 l.
Valeu
Caio
 
O único momento em que o oxigênio não é ruim pra cerveja é no mosto frio antes de começar a fermentar. Ou seja, ao transferir o mosto FRIO pro fermentador, pode oxigenar o máximo que puder.

Em qualquer outro momento, é ruim.

Em poucas palavras, para uma fermentação boa é necessário um número de células mães (velhas), mas elas precisam gerar células novas, pois as novas tem mais "fôlego" pra terminar a fermentação.

Para as células se replicarem e gerarem novas células, elas precisam engordar até alcançar uma certa massa.

Para engordar, elas precisam de reservas de ácidos graxos e esteróis.

Para sintetizar ácidos graxos e esteróis, elas precisam de................... oxigênio.

No caso de usar fermento seco, pra cervejas de OG não muito alto, não há que se preocupar com isso pois as células já vem com reservas suficientes para se replicar 3 ou 4 vezes, o que é suficiente para uma fermentação normal, ou seja, praticamente não precisam de oxigênio pra gerar mais ácidos graxos e esteróis, pois as células de fermento SECO já vem com reservas altas desses compostos.

Abraço,
 
Back
Top