oxigenação com O2 em linha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigoschuch

Well-Known Member
Joined
Sep 28, 2016
Messages
293
Reaction score
72
Eai pessoal! tudo certo?

Queria saber quem tem experiencia com oxigenação em linha saindo direto do resfriamento para o fermentador.. como normalmente fazem? alguma recomendação de vazão e tempo pra testar inicialmente?:)

abraços!
 
Eai pessoal! tudo certo?

Queria saber quem tem experiencia com oxigenação em linha saindo direto do resfriamento para o fermentador.. como normalmente fazem? alguma recomendação de vazão e tempo pra testar inicialmente?:)

abraços!

É somente curiosidade ou vai adaptar em seu processo?
Pergunto isso, pois sinceramente não vejo vantagem nesse método para pequenos volumes, visto que para homebrewers é possível oxigenar o mosto com cilindro, normalmente em UM minuto, usando a pedra difusora.
 
É somente curiosidade ou vai adaptar em seu processo?
Pergunto isso, pois sinceramente não vejo vantagem nesse método para pequenos volumes, visto que para homebrewers é possível oxigenar o mosto com cilindro, normalmente em UM minuto, usando a pedra difusora.
Concordo com você e tem ainda um problema adicional para quem não usa pré chiller que é oxigenar em temperaturas mais altas que 25/27°C que dizem poder oxidar o mosto.
Prefiro transferir para o fermentador, resfriar até a temperatura correta e, aí sim, fazer a oxigenação e inoculação, fora que em temperaturas mais baixas o a água consegue absorver muito mais oxigênio, tornando todo o processo mais eficiente.
 
Concordo com você e tem ainda um problema adicional para quem não usa pré chiller que é oxigenar em temperaturas mais altas que 25/27°C que dizem poder oxidar o mosto.
Prefiro transferir para o fermentador, resfriar até a temperatura correta e, aí sim, fazer a oxigenação e inoculação, fora que em temperaturas mais baixas o a água consegue absorver muito mais oxigênio, tornando todo o processo mais eficiente.

Eu já tive momentos de pensar em comprar o cilindro de oxigênio, mas sinceramente não sei se vale o investimento...

Porque? Pois a maioria das minhas levas não passam da OG de 1.062...

Usando a bombinha de aquário e inoculando com um pouco de overpitching, tudo tem ocorrido bem...

Eu deixo o meu fermentador terminando de baixar a temperatura no freezer por uns 45 minutos já oxigenando com a bombinha ao mesmo tempo e como já vou limpando meu material, oxigenar em um minuto com O2 puro não traria grandes benefícios de tempo...

Sendo assim, a princípio abandonei a ideia...pois o investimento é relativamente alto

Normalmente antes de investir qualquer centavo no meu processo eu penso: "Que problema estou tentando resolver?", "Qual o tamanho do problema?", "Quanto custa para resolver ou minimizar?"

Vejo muitas ideias mirabolantes no fórum, onde a pessoa vê um mecanismo do processo de outro amigo e acaba tentando "copiar", sem avaliar a real necessidade...
 
É somente curiosidade ou vai adaptar em seu processo?
Pergunto isso, pois sinceramente não vejo vantagem nesse método para pequenos volumes, visto que para homebrewers é possível oxigenar o mosto com cilindro, normalmente em UM minuto, usando a pedra difusora.

Não é para pouco volume.. provavelmente 100-200 L..
 
Concordo com você e tem ainda um problema adicional para quem não usa pré chiller que é oxigenar em temperaturas mais altas que 25/27°C que dizem poder oxidar o mosto.
Prefiro transferir para o fermentador, resfriar até a temperatura correta e, aí sim, fazer a oxigenação e inoculação, fora que em temperaturas mais baixas o a água consegue absorver muito mais oxigênio, tornando todo o processo mais eficiente.

Sem pré-chiller, seria chiler de placas.. direto para o fermentador.. conseguindo baixar em torno de 18°C...

estamos montando um plano de negócios para volumes maiores, por isso a pergunta sobre esses parâmetros de oxigenação

abraço!
 
A aeração com 02 é recomendada para grandes volumes e para casos de reaproveitamento de leveduras.
Há alguns dispositivos para fazer isso, o mais barato é um T de inox, numa das entradas fica a pedra difusora ligada ao CO2 e nas outras 2 o mosto:

https://www.aliexpress.com/item/Hom...32685039856.html?spm=2114.13010608.0.0.jMFcqv

Nesse link você acha esse dispositivo.

Quanto à vazão. ela varia de 8 a 10 litros por minuto de 02 dependendo da OG de sua cerveja.
 
Back
Top