Opiniões sobre o meu sistema

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_ng

Member
Joined
Jul 29, 2016
Messages
12
Reaction score
1
Bom dia galera
Sou novo aqui pelo fórum.
Estou montando meu equipamento e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Vou postar uma foto do.meu pré projeto.

8b5c007383d6a181baacc83b4aac0518.jpg


Usarei bombas de máquina de lavar para lavagem com um sparge feito d e pvc com cano aquatherm.

Usarei uma bomba para recirculacao também. Com um sparge igual ao de lavagem.

Penso em colocar um segundo registro na panela de mostura para posteiormente passar o líquido precioso para a fervura.

Alguma sugestão? será que vai funcionar ?

Abs

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Olá Luciano,

primeiro corrige o "por inércia" entre a fervura e o fermentador... o correto seria "por gravidade".

Vai funcionar sim... não vejo necessidade em ter dois registros na panela de mostura. Você pode ter apenas um e trocar as mangueiras (tirar a que vai pra lavagem e colocar a que vai pra panela de fervura).
Pessoalmente não gosto desses canos de pvc pra fazer lavagem... uso a simples e eficaz mangueira de silicone fazendo uma volta dentro da panela (mais aí é gosto pessoal).

Você vai resfriar o mosto com chiller de imersão?
 
Olá Luciano,

primeiro corrige o "por inércia" entre a fervura e o fermentador... o correto seria "por gravidade".

Vai funcionar sim... não vejo necessidade em ter dois registros na panela de mostura. Você pode ter apenas um e trocar as mangueiras (tirar a que vai pra lavagem e colocar a que vai pra panela de fervura).
Pessoalmente não gosto desses canos de pvc pra fazer lavagem... uso a simples e eficaz mangueira de silicone fazendo uma volta dentro da panela (mais aí é gosto pessoal).

Você vai resfriar o mosto com chiller de imersão?
Primeiro muito obrigado pela ajuda. Segundo sim gravidade kkkk faltei está aula kkk

sim.usarei um chiller.

de pvc seria o sparge. o que liga tudo são mangueiras a tóxicas.

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Olá Luciano,

primeiro corrige o "por inércia" entre a fervura e o fermentador... o correto seria "por gravidade".

Vai funcionar sim... não vejo necessidade em ter dois registros na panela de mostura. Você pode ter apenas um e trocar as mangueiras (tirar a que vai pra lavagem e colocar a que vai pra panela de fervura).
Pessoalmente não gosto desses canos de pvc pra fazer lavagem... uso a simples e eficaz mangueira de silicone fazendo uma volta dentro da panela (mais aí é gosto pessoal).

Você vai resfriar o mosto com chiller de imersão?
Primeiro muito obrigado pela ajuda. Segundo sim gravidade kkkk faltei está aula kkk

sim.usarei um chiller.

De pvc seria o sparge. O que liga tudo são mangueiras atoxicas.

Abs.

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Não vejo porque fazer chuveirinho. Perde muito mais temperatura, aera o mosto quente (que é boa prática não fazer) e gera espuma.
Eu largo a mangueira de silicone enrolada em cima da cama de grãos.
O melhor, pra mim, seria fazer um furo na panela e colocar uma entrada por cima com joelho e mangueira. Tem post's no fórum sobre essas 2 formas de fazer...
 
Não vejo porque fazer chuveirinho. Perde muito mais temperatura, aera o mosto quente (que é boa prática não fazer) e gera espuma.
Eu largo a mangueira de silicone enrolada em cima da cama de grãos.
O melhor, pra mim, seria fazer um furo na panela e colocar uma entrada por cima com joelho e mangueira. Tem post's no fórum sobre essas 2 formas de fazer...
Boa dica. Vou pesquisar sobre. Teria alguma foto para eu ver como é?

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
ahhh legal! Agora entendi... num primeiro momento vou fazer como você falou... enrolar a mangueira e largar ela por cima... mas depois vou tentar abrir a panela em cima e colocar um joelho e fixar a mangueira nele. Vou fazer uns testes com aguar só para ver qual o fluxo ideal de abertura do registro .. para não correr o risco de entrar muito fluxo. ..
valeu grande abraço

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Boa noite luciano...
meu stand é bem semelhante ao seu projeto.. dá uma olhada na foto.
utilizo apenas 1 bomba pra recirculação.. a lavagem dos grãos é por gravidade
 

Attachments

  • stand.jpg
    stand.jpg
    69.9 KB · Views: 123
Boa noite luciano...
meu stand é bem semelhante ao seu projeto.. dá uma olhada na foto.
utilizo apenas 1 bomba pra recirculação.. a lavagem dos grãos é por gravidade
Show de bola. Acabei mudando um pouco meu projeto e decidi fazer um brewstand de "três andares". Vou postar as fotos de como ficou.
Abração

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Show de bola. Acabei mudando um pouco meu projeto e decidi fazer um brewstand de "três andares". Vou postar as fotos de como ficou.
Abração

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
2e97a1f3f04d16f2326f2bf539552c2f.jpg


e76d70d5c13834eec726d56e046f79a1.jpg


1d8749269bedb09adf59da9c5d43abb5.jpg


52e3841466fd80978fa129900bf22bc6.jpg


Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
pô Luciano, ficou ótimo seu stand.. excelente economia de espaço essa opção.
o meu é de 3 andares também, porém um ao lado do outro, como viu na foto, bem mais volumoso o negócio heheh
 
pô Luciano, ficou ótimo seu stand.. excelente economia de espaço essa opção.
o meu é de 3 andares também, porém um ao lado do outro, como viu na foto, bem mais volumoso o negócio heheh
hehehe

pretendo fazer algumas melhorias nele ao longo do tempo e conforme for surgindo as necessidades..

quero colocar rodízios (rodas) com trava para facilitar deslocar ele pela garagem quando for lavar.

o fermentador irei colocar abaixo a esquerda da panela de fervura dentro do stand.

na minha opinião ficou bem ergonômico. a panela da lavagem fica um pouco alta. mas nela terei um termômetro instalado na parede dele com um.poco térmico. .. aí fico só de olho na temperatura da água. Quando atingir a temperatura eu desligo a resistência.

a panela de mostura ficou numa altura que não preciso me curvar para mexer nela.

a panela de fervura o topo dela ficou com 80 cm ou seja não muito baixa...

se alguém precisar posso passar o gabarito. panelas número 40 ficam perfeitas.

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Parabéns, Luciano. Muito bom seu stand. Poderia passar as medidas e o custo total? Minha panela de fervura é nº 45. Será que essa estrutura aguenta o peso dela cheia?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Parabéns, Luciano. Muito bom seu stand. Poderia passar as medidas e o custo total? Minha panela de fervura é nº 45. Será que essa estrutura aguenta o peso dela cheia?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
blza fera!
os suportes tem 45x45 a panela 40 fica tranquila. uma 45 acho que fica meio pra fora. quanto tem de largura a tua panela?
eu paguei 240 reais pra fazer. Agora vou passar um fundo e pintar.
Vou editar uma foto com aa medidas.
Vou colocar um "piso de chapa xadrez e rodízios. o fermentador irei usar dentro do sistema. vai ficar compacto e funcional.

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
blza fera!
os suportes tem 45x45 a panela 40 fica tranquila. uma 45 acho que fica meio pra fora. quanto tem de largura a tua panela?
eu paguei 240 reais pra fazer. Agora vou passar um fundo e pintar.
Vou editar uma foto com aa medidas.
Vou colocar um "piso de chapa xadrez e rodízios. o fermentador irei usar dentro do sistema. vai ficar compacto e funcional.

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
ea83ee1ad77428d54db01015c77f80d8.jpg


a idéia é ficar nesta disposição o fermentador. .. Vou fazer um fundo de chapa xadrez de alumínio e fixar com rebite e colocar os rodízios ...

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
ea83ee1ad77428d54db01015c77f80d8.jpg


a idéia é ficar nesta disposição o fermentador. .. Vou fazer um fundo de chapa xadrez de alumínio e fixar com rebite e colocar os rodízios ...

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk



Então, a panela 45 tem diâmetro de 45cm. Acho que ficaria tranquilo. Qual a especificação dos tubos de ferro?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Então, a panela 45 tem diâmetro de 45cm. Acho que ficaria tranquilo. Qual a especificação dos tubos de ferro?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Se a panela tem 45 de diâmetro fica show. . pois a minha nunero 40 sobra de ambos os lados.

Os tubos são 3x3... só o do.meio e 5x3

vou te passar uma foto com as medidas detalhadas amanhã. .

se quiseres posso pedir para o serralheiro fazer um.igual pra você ... só teria que retirar ... que cidade vc é?

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Se a panela tem 45 de diâmetro fica show. . pois a minha nunero 40 sobra de ambos os lados.

Os tubos são 3x3... só o do.meio e 5x3

vou te passar uma foto com as medidas detalhadas amanhã. .

se quiseres posso pedir para o serralheiro fazer um.igual pra você ... só teria que retirar ... que cidade vc é?

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk



Sou de Niterói. Tenho a impressão de que essa estrutura com esses tubos 3x3 ficaria um pouco frágil pras minhas panelas quando estiverem totalmente cheias. Talvez tudo em 5x3 ficasse mais adequado. Mas as medidas me parecem perfeitas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sou de Niterói. Tenho a impressão de que essa estrutura com esses tubos 3x3 ficaria um pouco frágil pras minhas panelas quando estiverem totalmente cheias. Talvez tudo em 5x3 ficasse mais adequado. Mas as medidas me parecem perfeitas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pois então. ... cara eu tenho 90kg e me "dependurei" no suporte de cima. .. e nem se mexeu. .... Acho que 3x3 com a mão francesa que fiz da uma boa sustentação. .... mas de qq jeito. . tu podes adaptar para o tubo 5x3... aí fica uma fortaleza kkkkk

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 
Pois então. ... cara eu tenho 90kg e me "dependurei" no suporte de cima. .. e nem se mexeu. .... Acho que 3x3 com a mão francesa que fiz da uma boa sustentação. .... mas de qq jeito. . tu podes adaptar para o tubo 5x3... aí fica uma fortaleza kkkkk

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk



Kkkkk
Talvez fique exagerado mesmo. Vou aguardar as medidas. Abc.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Guenther,

No controle de temperatura, você diz que é importante entender que todas as referências são da temperatura do líquido, e não do interior da geladeira.

Acontece que fiz a seguinte experiência: "Setei" minha geladeira a uma temperatura média e observei 6 graus na parede da geladeira, 6 graus na parede da Bombona, 6 graus na água de um copo cheio largado aberto e 11 no mosto já fermentado.

Baixei ao máximo e verifiquei no dia seguinte: 1 grau na geladeira, água e Bombona e 6 no mosto (mais uma vez 5 graus acima).

Visto isso, cheguei à conclusão que colar o sensor do termostato à parede da Bombona não é preciso. O mais preciso seria colocar ela a -5 se eu quiser uma temperatura de zero grau. Você verifica a mesma temperatura da parede externa da sua Bombona e do líquido? Será que há diferença entre balde e Bombona?
 
Guenther,

No controle de temperatura, você diz que é importante entender que todas as referências são da temperatura do líquido, e não do interior da geladeira.

Acontece que fiz a seguinte experiência: "Setei" minha geladeira a uma temperatura média e observei 6 graus na parede da geladeira, 6 graus na parede da Bombona, 6 graus na água de um copo cheio largado aberto e 11 no mosto já fermentado.

Baixei ao máximo e verifiquei no dia seguinte: 1 grau na geladeira, água e Bombona e 6 no mosto (mais uma vez 5 graus acima).

Visto isso, cheguei à conclusão que colar o sensor do termostato à parede da Bombona não é preciso. O mais preciso seria colocar ela a -5 se eu quiser uma temperatura de zero grau. Você verifica a mesma temperatura da parede externa da sua Bombona e do líquido? Será que há diferença entre balde e Bombona?
:off:
Tiago,

Seu experimento e dúvidas são pertinentes (na verdade até me fez pensar em comprar um poço termométrico se a diferença for tão grande assim - uso balde) mas esse tópico que você postou não tem relação com o assunto.
 
Guenther,

No controle de temperatura, você diz que é importante entender que todas as referências são da temperatura do líquido, e não do interior da geladeira.

Acontece que fiz a seguinte experiência: "Setei" minha geladeira a uma temperatura média e observei 6 graus na parede da geladeira, 6 graus na parede da Bombona, 6 graus na água de um copo cheio largado aberto e 11 no mosto já fermentado.

Baixei ao máximo e verifiquei no dia seguinte: 1 grau na geladeira, água e Bombona e 6 no mosto (mais uma vez 5 graus acima).

Visto isso, cheguei à conclusão que colar o sensor do termostato à parede da Bombona não é preciso. O mais preciso seria colocar ela a -5 se eu quiser uma temperatura de zero grau. Você verifica a mesma temperatura da parede externa da sua Bombona e do líquido? Será que há diferença entre balde e Bombona?

Apesar de ter nada a ver com o tópico vou te dizer por que é errado.

A fermentação é um processo exotermico que diminui conforme o tempo passa, liberando menos calor. Logo você fazer isso vai ser impreciso, visto que conforme a fermentação cessa a diferença de temperatura diminui.
 
hehehe

pretendo fazer algumas melhorias nele ao longo do tempo e conforme for surgindo as necessidades..

quero colocar rodízios (rodas) com trava para facilitar deslocar ele pela garagem quando for lavar.

o fermentador irei colocar abaixo a esquerda da panela de fervura dentro do stand.

na minha opinião ficou bem ergonômico. a panela da lavagem fica um pouco alta. mas nela terei um termômetro instalado na parede dele com um.poco térmico. .. aí fico só de olho na temperatura da água. Quando atingir a temperatura eu desligo a resistência.

a panela de mostura ficou numa altura que não preciso me curvar para mexer nela.

a panela de fervura o topo dela ficou com 80 cm ou seja não muito baixa...

se alguém precisar posso passar o gabarito. panelas número 40 ficam perfeitas.

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk



Eu quero o gabarito
[email protected]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Amigos, desculpem se foi no tópico errado. Achei que era para opiniões sobre sistemas em geral. De qualquer forma, obrigado pelas respostas.
 
Apesar de ter nada a ver com o tópico vou te dizer por que é errado.

A fermentação é um processo exotermico que diminui conforme o tempo passa, liberando menos calor. Logo você fazer isso vai ser impreciso, visto que conforme a fermentação cessa a diferença de temperatura diminui.

Apenas adicionando mais sobre o tema. Cada cepa de fermento se comporta de maneira diferente. Se você medir a temperatura no líquido de uma cerveja de OG 1045 fermentando com US-05 a tempertaura sera MUITO diferente de uma com OG 1090 fermentando com uma cepa de saison, entende?

Se quer uma medição precisa que te permita tratar o fermento da melhor forma possível e com repetibilidade no futuro, tem sim que colar (e isolar) a sonda na lateral ou usar um poço que chegue o mair perto do fundo do balde.
 
hahaha @Ipera, eu tava falando exatamente que TEM que deixar grudado!
xD
 
Eu tentei evitar o off topic, mas pessoal, acho que fugiram da dúvida do colega (off topic do off topic? Hehehe)

O que ele diz é que o experimento dele mostra diferença entre medir a parede e medir o mosto (assumo que com um poço termométrico).

Agora, resta saber se este teste na parede foi feito isolando bem o sensor. O que eu disse é que se mesmo isolando bem o sensor ainda houver diferença com o poço, eu, que uso o sensor com uma bela camada de isopor por cima, pensarei seriamente em adquirir um poço.

Experiências dessa natureza valem um tópico a parte, na minha opinião.
 
Bom dia, amigos.

Com relação à forma como fiz as medições, devo esclarecer. Fiz elas terminada a fermentação e caminhando para uma maturação à baixa temperatura. As temperaturas do mosto (retirado para amostra) e da água eu medi com um termômetro espeto. Da parede da geladeira e da parede da bombona com um termômetro de mira à laser.
 
Back
Top