Opinião sobre projeto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nathanguilherme

Well-Known Member
Joined
Feb 20, 2018
Messages
123
Reaction score
28
Boa tarde.
Recentemente adquiri 2 panelas novas uma n45 68 litros e um n40 45 litros.
Estou montando um projeto com as 2 panelas, 1 panela n40 somente para agua de lavagem com uma resistência de 5000w ligada a um controlador, e a outra n68 para mostura/fervura com uma resistência de 7000w, uma bomba de maquina de lavar.
Como vou usar recirculação direta do mosto, no topo da panela de mostura vou colocar um cutuvelo pro lado de dentro e ligado nele um espigão, minha duvida é se no espigão eu ligo uma mangueira que de mais ou menos a volta na panela, ou não precisa, somente a recirculação saindo pelo espigão já seria suficiente para uma recirculação/lavagem boa.
Segue o projeto mais ou menos abaixo.
Obrigado desde ja
 

Attachments

  • Sem título-2.jpg
    Sem título-2.jpg
    139.2 KB · Views: 64
Seu dimensionamento está "errado":
1) Em média, para uma boa fervura, vc precisa de 100W por litro;
2) Considerando que vc tenha 220V em sua casa, vc precisaria de 32A de corrente, o que eu acho demasiado.
3) Você vai recircular e ferver na mesma panela? Como você fará isso levando em consideração que vc não tem uma terceira panela? Vai fazer uma espécie de BIAB, com cesto elevado?

Enfim! A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar um projeto é definir o orçamento. Aparentemente você não previu isso é, muito provavelmente pesquisou pouco, pois cogita o uso de bomba de máquina de lavar (sendo que há alternativas no Aliexpress com preço similar e que são atóxicas).

Assim sendo, se deseja uma ajuda real, não vários comentários vazios, defina:
1) Objetivo (quantos litros);
2) Orçamento;
3) Prazo de execução (se tiver prazo, consegue-me um projeto melhor, pois pode importar as coisas);
4) Grau de automação desejado (vai usar PID? Controle ON/OFF?).

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Acho que você tá confundindo ou misturando recirculação com lavagem. São coisas diferentes para objetivos diferentes e com técnicas diferentes.
 
E seu eu aumentar uma panela para fervura?
Vou usar para levas de 40 litros então com uma resistência de 7000wats para brassagem é uma de 5000 para fervura creio eu que seja tranquilo, elas serão ligadas em controlador full gauge mt512.
A questão de recirculacao e lavagem sei a diferença, terá registros em todas entradas para mandar água de lavagem na hora da lavagem e recorculacao do mosto separada.
A questão é aumentar uma panela para fervura aí ficaria ok certo?
 
Corrigindo a questão dos controladores como suportam somente 16 emperres vou ligar as resistências em contadores para serem ligados na resistência.
 
E seu eu aumentar uma panela para fervura?
Vou usar para levas de 40 litros então com uma resistência de 7000wats para brassagem é uma de 5000 para fervura creio eu que seja tranquilo, elas serão ligadas em controlador full gauge mt512.
A questão de recirculacao e lavagem sei a diferença, terá registros em todas entradas para mandar água de lavagem na hora da lavagem e recorculacao do mosto separada.
A questão é aumentar uma panela para fervura aí ficaria ok certo?
"se você aumentar a panela para fervura" indica que que você ainda não tem a panela para fervura. Ou seja, você tá falando de um projeto que, provavelmente, você não tem grana pra tocar.

Vou voltar a dizer: o primeiro passo é saber qual é o orçamento

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
E seu eu aumentar uma panela para fervura?
Vou usar para levas de 40 litros então com uma resistência de 7000wats para brassagem é uma de 5000 para fervura creio eu que seja tranquilo, elas serão ligadas em controlador full gauge mt512.
A questão de recirculacao e lavagem sei a diferença, terá registros em todas entradas para mandar água de lavagem na hora da lavagem e recorculacao do mosto separada.
A questão é aumentar uma panela para fervura aí ficaria ok certo?
Voce fala de panela de mostura e fervura, mas cono voce vai tirar o malte usado na mostura, para ferver só o mosto? Quanto a questão do cotovelo, não vai poder ficar somente o espião pois vai criar um caminho preferencial na cama de grãos. Já usei meia volta de mangueira, mas parei de usar depois de várias vezes a pressão da mangueira jogar ela para fora e fazer uma grande caca. Recomendo algum tipo de chuveirinho, que pode entupir, ou aquelas versões com uma placa na frente do tubo, daí não entope. O objetivo desse chuveirinho e perturbar o minimo possível a cama de malte.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Também concordo que esteja um pouco superdimensionado as resistência, é 100w por litro e voxe precisa deixar espaço na panela,) para não derramar na fervura.
Tem muito tópico sobre isso aqui no forum sobre potencia, sparge arm, single vessel, biab, bomba e controlador. E lembrando, contator mecânico não serve para controlador pwm, vai ficar batendo feito doido, e vai durar pouco tempo. Para isso usasse rele de estado sólido, e falando em rele de estado sólido sempre lembrar da refrigeração do relé.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
como voce disse nao tenho a panela ainda para fervura, mais nada me impede de aumentar uma panela a mais no projeto.
Mais me explica qual a diferença de eu pegar o mosto para fervura e trasnferir para um balde e após a lavagem levar o mosto para panela de agua de lavagem que vai estar vazia? assim otimizo espaço, ate por isso pensei em diminuir uma panela nao pelo orçamento e sim pelo espaço que vou ter que ter.
Sobre o espigão no cutuvelo, li alguns outros topicos e realmente vou montar com um sparge arm. e sobre o controlador li sobre o rele de estado solido tambem so que nao achei aqui na minha cidade so achei o contator, vou arriscar testar com ele e se me der mta dor de cabeça pulo pro rele.
 
como voce disse nao tenho a panela ainda para fervura, mais nada me impede de aumentar uma panela a mais no projeto.
Mais me explica qual a diferença de eu pegar o mosto para fervura e trasnferir para um balde e após a lavagem levar o mosto para panela de agua de lavagem que vai estar vazia? assim otimizo espaço, ate por isso pensei em diminuir uma panela nao pelo orçamento e sim pelo espaço que vou ter que ter.
Sobre o espigão no cutuvelo, li alguns outros topicos e realmente vou montar com um sparge arm. e sobre o controlador li sobre o rele de estado solido tambem so que nao achei aqui na minha cidade so achei o contator, vou arriscar testar com ele e se me der mta dor de cabeça pulo pro rele.

Eu faço exatamente assim, jogo o "mosto primário" pra um balde, jogo a água de lavagem sobre os grãos e boto pra recircular, o mosto primário do balde vai pra panela que usei pra esquentar a água da lavagem onde junto o "mosto secundário" pra iniciar a fervura.
Utilizei essa configuração pra começar a tentar fazer cerveja e hoje acostumei e continuo assim.
Concordo em montar um setup o mais simples possível pra começar e cada um vai melhorando e investindo onde lhe convier.
 
Com ceteza Osternack, a questão não é o orçamento, mais se eu posso economizar em uma panela, porque nao economizar?
vou ter o mesmo resultado que 3 panelas, o processo vai ser o mesmo, vou usar menos espaço e pronto.
Mais minha duvida principal era mesmo o espigão no cutuvelo, mais como vi que não é vantagem, vou montar com um sparge arm que sera melhor.
 
Com ceteza Osternack, a questão não é o orçamento, mais se eu posso economizar em uma panela, porque nao economizar?
vou ter o mesmo resultado que 3 panelas, o processo vai ser o mesmo, vou usar menos espaço e pronto.
Mais minha duvida principal era mesmo o espigão no cutuvelo, mais como vi que não é vantagem, vou montar com um sparge arm que sera melhor.
 
Quanto ao contator mecanico o mesmo não possui velocidade de resposta como o rele de estado sólido e esses controladores pids controlam a potência de saida atraves de pwm que basicamente é um chaveamento da carga, mas ele faz isso numa frequência muito alta para o contator. Por isso nessas aplicações usa-se rele de estado sólido. Voce pode tentar usar termostatos digitais com contator, mas não é muito preciso para controlar mostura, mas funciona.
Quanto ao balde é possível, mas lembre de ser alimentício e cuidado com a temperatura, pois o mosto vai estar a mais de 75°C.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Nathan,

Só dois comentários rápidos:

O cotovelo é muito usado e evita o Hot Side Aeration. Veja este vídeo do Guenther:
https://youtu.be/5IEffGCsSLY

E sobre o uso de somente duas panelas para reduzir espaço, você comentou que utilizaria um balde para transferir temporariamente o mosto da panela de mostura pra depois voltar para a mesma panela e fazer a fervura.
É possível? É. Tem gente que faz? Sim. MAS a sua alegação era para reduzir espaço mas este balde ocuparia espaço da mesma forma. E além disso por mais que seja possível me parece uma tarefa trabalhosa esta de tirar o mosto, jogar o malte fora, lavar, trazer o mosto de volta.

Pense um pouco no processo em si para verificar se é o melhor para você, se depois de umas 15 brassagens você não estará reclamando do setup pela logística pouco adequada.
 
Com ceteza Osternack, a questão não é o orçamento, mais se eu posso economizar em uma panela, porque nao economizar?
vou ter o mesmo resultado que 3 panelas, o processo vai ser o mesmo, vou usar menos espaço e pronto.
Mais minha duvida principal era mesmo o espigão no cutuvelo, mais como vi que não é vantagem, vou montar com um sparge arm que sera melhor.
Cara, na boa?! É orçamento, sim. Não é espaço, pois, como o colega falou, o balde vai ocupar o mesmo espaço.
Você mora numa cidade de 32mil habitantes e não cogita em comprar um relé no mercado livre pq só achou contator na sua cidade; entrou no fórum há um mês... Enfim. Eu já tive esse perfil, quando comprei meu primeiro Fusca. Eu criava milhões de tópicos para pedir opiniões sobre projetos que eu não tinha como executar.
Cheguei até a abrir tópicos sobre meu projeto aqui, mas vi que o debate técnico fica restrito a uns poucos membros, daí, parei de atualizar. Quem me acompanha no insta e alguns colegas do fórum, como o Paiakan que me ajudou bagaraaaaiii, sabem do andamento da coisa.

No mais, uma dica: pesquisa, cara. Tem problemas com espaço? Biab! Uma panela; 1m de voil; uma válvula, niple e espigão (que vc acha em loja de material de construção, ou no ML) e usa o mesmo tic da fermentação pra controlar a temperatura de brassagem. Cabô! Faz no fogão mesmo. Usa um escorredor pra apoiar o cesto de voil e lava os grãos ali. Não precisa inventar!

Quer fazer as contas:
Panela: 100 reais
Tic: 100 reais
Voil: 20 reais
Válvula completa: 100 reais
Geladeira usada: 300 reais
Bombona completa: 100 reais
Chiller: 100 reais
Apetrechos: 200 reais

Ou seja, você vai gastar mil reais pra poder fazer cerveja! BIAB traz rendimentos na casa dos 65...68%, é MUITO mais rápido, não suja muito... Enfim. Keep It simple

Abcs

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Cara, na boa?! É orçamento, sim. Não é espaço, pois, como o colega falou, o balde vai ocupar o mesmo espaço.
Você mora numa cidade de 32mil habitantes e não cogita em comprar um relé no mercado livre pq só achou contator na sua cidade; entrou no fórum há um mês... Enfim. Eu já tive esse perfil, quando comprei meu primeiro Fusca. Eu criava milhões de tópicos para pedir opiniões sobre projetos que eu não tinha como executar.
Cheguei até a abrir tópicos sobre meu projeto aqui, mas vi que o debate técnico fica restrito a uns poucos membros, daí, parei de atualizar. Quem me acompanha no insta e alguns colegas do fórum, como o Paiakan que me ajudou bagaraaaaiii, sabem do andamento da coisa.

No mais, uma dica: pesquisa, cara. Tem problemas com espaço? Biab! Uma panela; 1m de voil; uma válvula, niple e espigão (que vc acha em loja de material de construção, ou no ML) e usa o mesmo tic da fermentação pra controlar a temperatura de brassagem. Cabô! Faz no fogão mesmo. Usa um escorredor pra apoiar o cesto de voil e lava os grãos ali. Não precisa inventar!

Quer fazer as contas:
Panela: 100 reais
Tic: 100 reais
Voil: 20 reais
Válvula completa: 100 reais
Geladeira usada: 300 reais
Bombona completa: 100 reais
Chiller: 100 reais
Apetrechos: 200 reais

Ou seja, você vai gastar mil reais pra poder fazer cerveja! BIAB traz rendimentos na casa dos 65...68%, é MUITO mais rápido, não suja muito... Enfim. Keep It simple

Abcs

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
[emoji106]

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Felipe acho meio precipitado da sua parte falar da minha questão de orçamento sendo que você não sabe oque posso ou nao adiquiir. Como disse ali, posso sim comprar outra panela para ficar com um stand de 3 panelas.
Hoje ja possuo um stand de 3 panelas so que para levas de 20 litros, como estou aumentando as panelas para 68l, consequentemente o tamanho delas vai aumentar, e para nao precisar aumentar meu stand procurei essa opção de 2 panelas, sendo que posso por os baldes alimentícios na parte de baixo do stand não ocupando espaço que para mim nao seria necessario.
A panela numero 1 de agua de lavagem, apos a lavagem ja estara limpa, então eu nao tenho necessidade de retirar o mosto da panela de mostura para fervura e sim só colocar o mosto ja lavado na panela 1 da agua de lavagem.
Com isso economizaria 1 panela que se for de aluminio hoje custa em torno de R$230,00, 1 controlador, R$100,00 e uma resistencia R$100,00 que teria um gasto ai baaixo de R$430,00 que poderia estar adquirindo uma bomba alimentícia.
Então não é questao de orçamento como você julgou ai e sim de praticidade.
Sobre a questão do contator, muitos reclamam e muitos não, como tudo tem 2 lados, por facilidade de acesso preferi usar um contator pois foi oque achei na minha cidade, mais nada me impede de trocar para um rele de estado solido.
Como eu disse é um projeto e nada me impede de mudar esses mecanismos que sao importantes.
 
Felipe acho meio precipitado da sua parte falar da minha questão de orçamento sendo que você não sabe oque posso ou nao adiquiir. Como disse ali, posso sim comprar outra panela para ficar com um stand de 3 panelas.
Hoje ja possuo um stand de 3 panelas so que para levas de 20 litros, como estou aumentando as panelas para 68l, consequentemente o tamanho delas vai aumentar, e para nao precisar aumentar meu stand procurei essa opção de 2 panelas, sendo que posso por os baldes alimentícios na parte de baixo do stand não ocupando espaço que para mim nao seria necessario.
A panela numero 1 de agua de lavagem, apos a lavagem ja estara limpa, então eu nao tenho necessidade de retirar o mosto da panela de mostura para fervura e sim só colocar o mosto ja lavado na panela 1 da agua de lavagem.
Com isso economizaria 1 panela que se for de aluminio hoje custa em torno de R$230,00, 1 controlador, R$100,00 e uma resistencia R$100,00 que teria um gasto ai baaixo de R$430,00 que poderia estar adquirindo uma bomba alimentícia.
Então não é questao de orçamento como você julgou ai e sim de praticidade.
Sobre a questão do contator, muitos reclamam e muitos não, como tudo tem 2 lados, por facilidade de acesso preferi usar um contator pois foi oque achei na minha cidade, mais nada me impede de trocar para um rele de estado solido.
Como eu disse é um projeto e nada me impede de mudar esses mecanismos que sao importantes.
Cara, você sabe a diferença de um contator para um relé comum e para um SSR?
Como você vai fazer o controle da temperatura? ON/OFF ou PID? Enfim. Desejo boa sorte no "projeto". (Por isso que o @Guenther sumiu! [emoji23][emoji23][emoji23])

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Mais alguns rápidos comentários
A panela numero 1 de agua de lavagem, apos a lavagem ja estara limpa, então eu nao tenho necessidade de retirar o mosto da panela de mostura para fervura e sim só colocar o mosto ja lavado na panela 1 da agua de lavagem.
1 - Pense na logística novamente: Você só terá a panela de água disponível depois de terminada a lavagem. E onde o mosto lavado ficará até que a panela esvazie?
Ou você vai virar toda a água da panela de lavagem dentro da panela de mostura ainda com malte e fazer uma "sopa de malte" pra poder ter a panela da água livre?

2 - A tensão aí em Mandaguari é 110V, confirma? Se você não tiver acesso à rede com tensão 220V você precisará redimensionar sua rede para suportar 63 amperes considerando a resistência de 7000W. Pense nisso.

3 - Pense bem sobre o uso de contatores on invés de SSRs. Tem algumas coisas na vida das quais tenho muito medo (além abrir a geladeira e não encontrar cerveja pra beber) e uma delas definitivamente é subestimar a eletricidade em algum projeto meu.

4 - A potência da resistência não está dimensionada adequadamente para seu projeto.

5 - Estas suas panelas tem o tamanho exato para fazer um single vessel como o do Wellington:

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=IM0mk2tjDSU"]https://www.youtube.com/watch?v=IM0mk2tjDSU[/ame]
 
1 - Pense na logística novamente: Você só terá a panela de água disponível depois de terminada a lavagem. E onde o mosto lavado ficará até que a panela esvazie?
Ou você vai virar toda a água da panela de lavagem dentro da panela de mostura ainda com malte e fazer uma "sopa de malte" pra poder ter a panela da água livre?
R:Como disse pretendo armazenar em baldes fermentadores alimenticios que possuo, até o termino da lavagem.

2 - A tensão aí em Mandaguari é 110V, confirma? Se você não tiver acesso à rede com tensão 220V você precisará redimensionar sua rede para suportar 63 amperes considerando a resistência de 7000W. Pense nisso.
R: A cidade é pequena kkkkkkkkkkkk mais possui redes maiores que 110V, na minha é 220V

3 - Pense bem sobre o uso de contatores on invés de SSRs. Tem algumas coisas na vida das quais tenho muito medo (além abrir a geladeira e não encontrar cerveja pra beber) e uma delas definitivamente é subestimar a eletricidade em algum projeto meu.
R:Ok, como disse sobre o inicio do projeto era a opinião mesmo sobre ele, com isso como disse posso mudar para SSRs

4 - A potência da resistência não está dimensionada adequadamente para seu projeto.
R. Vi um tópico que geralmente se usa 1000w para cada 10litros, como estou usando uma de 7000W e uma de 5000W concordo que esteja um pouco acima da dimensionado, mais acho que não vai mudar na intensão final pois vai chegar na temperatura esperada mais rapido, ou estou errado?

5 - Estas suas panelas tem o tamanho exato para fazer um single vessel como o do Wellington:
R:Top o projeto single vessel do Wellington, teria que montar uma estrutura diferente, para içar minha panela interna e tudo mais mais é legal uma ideia boa para montar meu projeto.

Como disse o intuito do topico foi mesmo a opinião, e ajuda que isso acho que é o intuito do forum, como o Felipe disse entrei faz 1 mes mesmo, mais ja produzo desde 2013, em um stand de 3 panela para levas de 20 litros, como aqui possui pessoas com bem mais experiencia que eu meu intuito foi simplesmente a opiniao aonde poderia ou nao melhorar oque foi que o Paiakan fez.
 
Bom dia a todos.
Desculpem meter minha colher onde não sou chamado, mas não entendi porque tanto estresse por tão pouco.
A ideia do fórum é trazermos nossas ideias, dividirmos com os outros, trocarmos experiências e principalmente fazermos amigos.
Se o Guilherme está convicto de fazer o equipamento dele com 2 panelas e já conhece todo o processo, então vamos respeitar e só alertarmos com relação a detalhes onde possamos ver problema. Todos alertaram que ele vai ocupar o mesmo espaço com os baldes e outra panela e mesmo assim ele acha melhor usar os baldes, então ele está certo. Esse é o melhor jeito para ele.
Podemos sim ajudar contando sobre nossas percepções ao longo do tempo fazendo cerveja.
Por exemplo, a diferença pratica de ON/OFF ou PID.
Para mim que já usei as duas formas por bastante tempo, a diferença prática é nenhuma!
Não Alexandre, PID é muito mais moderno e estável.
Não estamos falando de um copo de água e sim de 50 ou 60 litros. Todos sabemos que seja lá com que forma de controle usarmos a estabilidade de 50 litros de água é muito grande. A temperatura se mantém estável por muito tempo, seja com que controle for, então se o ON/OFF é mais fácil, não fará diferença.
Usei ON/OFF por muito tempo e hoje comprei um arduino. No final sabe a diferença na cerveja? Nenhuma.
SSR ou Contatora?
Se você vai controlar alguma coisa que vai ligar e desligar numa frequência grande (mais de 10 ciclos por segundo), a contatora não é indicada, mas estamos falando de uma ligada e desligada a cada 3 ou 4 minutos.
Trabalho com eletrônica e já vi muitos SSRs queimarem mesmo usados nas melhores condições. Bem refrigerado e com a corrente a baixo da metade e mesmo assim queimou.
Nunca queimei uma contatora. O contato gasta, mas estamos falando de uma vida útil é bem maior que podemos esperar.
7000 / 5000, 110 / 220, cidade grande ou cidade pequena, o importante é a pessoa que está usando ter noção da corrente que será consumida e prestar atenção ao aquecimento das suas tomadas e fios. Estando atento a isso nada de mau irá acontecer.
Minha experiência diz que:
1000 watts para cada 10 litros é uma potência onde não se erra, mas não é a certa para todos os casos.
Quando estamos no período de mostura onde a temperatura maior que chegaremos é 78ºC, 60% dessa potência da conta do recado. O controle será bem mais manso evitando que a temperatura que desejamos atingir passe muito do ponto por causa da inércia térmica.
Na hora da fervura aí a coisa muda e precisamos do máximo de potência. Eu uso 3500 Watts para ferver 35 litros, mas já fervi 40 com a mesma resistência.
O bom seria usar duas resistências para gastar menos energia, mas isso as vezes complica.
No mais fica a frase que li em uma feira de fabricantes de cerveja aqui em Brasília.
A única forma de você errar ao fazer cerveja, é não fazer!
Sempre da certo, com qualquer controle, com balde, com panela de alumínio, inox, bomba de maquina de lavar, bomba sanitária e tudo mais.
Não quero defender a anarquia, mas também não podemos dizer que só o jeito que fazemos é o certo.
Boas brassagens e um abraço a todos.
 
Boa tarde Alexandre.
Acho que voce foi direto e certo no texto, como disse meu intuito era as opiniões, aonde podia melhorar ou nao oque estava fazendo de errado.
O tópico meio que mudou de direção.
Agradeço as dicas que sempre sao bem vindas, afinal todo dia é dia de aprendermos.
 
[/B]
Bom dia a todos.
Desculpem meter minha colher onde não sou chamado, mas não entendi porque tanto estresse por tão pouco.
A ideia do fórum é trazermos nossas ideias, dividirmos com os outros, trocarmos experiências e principalmente fazermos amigos.
Se o Guilherme está convicto de fazer o equipamento dele com 2 panelas e já conhece todo o processo, então vamos respeitar e só alertarmos com relação a detalhes onde possamos ver problema. Todos alertaram que ele vai ocupar o mesmo espaço com os baldes e outra panela e mesmo assim ele acha melhor usar os baldes, então ele está certo. Esse é o melhor jeito para ele.
Podemos sim ajudar contando sobre nossas percepções ao longo do tempo fazendo cerveja.
Por exemplo, a diferença pratica de ON/OFF ou PID.
Para mim que já usei as duas formas por bastante tempo, a diferença prática é nenhuma!
Não Alexandre, PID é muito mais moderno e estável.
Não estamos falando de um copo de água e sim de 50 ou 60 litros. Todos sabemos que seja lá com que forma de controle usarmos a estabilidade de 50 litros de água é muito grande. A temperatura se mantém estável por muito tempo, seja com que controle for, então se o ON/OFF é mais fácil, não fará diferença.
Usei ON/OFF por muito tempo e hoje comprei um arduino. No final sabe a diferença na cerveja? Nenhuma.
SSR ou Contatora?
Se você vai controlar alguma coisa que vai ligar e desligar numa frequência grande (mais de 10 ciclos por segundo), a contatora não é indicada, mas estamos falando de uma ligada e desligada a cada 3 ou 4 minutos.
Trabalho com eletrônica e já vi muitos SSRs queimarem mesmo usados nas melhores condições. Bem refrigerado e com a corrente a baixo da metade e mesmo assim queimou.
Nunca queimei uma contatora. O contato gasta, mas estamos falando de uma vida útil é bem maior que podemos esperar.
7000 / 5000, 110 / 220, cidade grande ou cidade pequena, o importante é a pessoa que está usando ter noção da corrente que será consumida e prestar atenção ao aquecimento das suas tomadas e fios. Estando atento a isso nada de mau irá acontecer.
Minha experiência diz que:
1000 watts para cada 10 litros é uma potência onde não se erra, mas não é a certa para todos os casos.
Quando estamos no período de mostura onde a temperatura maior que chegaremos é 78ºC, 60% dessa potência da conta do recado. O controle será bem mais manso evitando que a temperatura que desejamos atingir passe muito do ponto por causa da inércia térmica.
Na hora da fervura aí a coisa muda e precisamos do máximo de potência. Eu uso 3500 Watts para ferver 35 litros, mas já fervi 40 com a mesma resistência.
O bom seria usar duas resistências para gastar menos energia, mas isso as vezes complica.
No mais fica a frase que li em uma feira de fabricantes de cerveja aqui em Brasília.
A única forma de você errar ao fazer cerveja, é não fazer!
Sempre da certo, com qualquer controle, com balde, com panela de alumínio, inox, bomba de maquina de lavar, bomba sanitária e tudo mais.
Não quero defender a anarquia, mas também não podemos dizer que só o jeito que fazemos é o certo.
Boas brassagens e um abraço a todos.


excelente Alexandre

juro que estava pensando em escrever um tópico sobre a forma com que alguns aqui do fórum tratam os que tem menos ou nenhuma experiência.

tudo bem as vezes a pergunta está no lugar errado, que seja, mas já vi vários tópicos que tem um membro em especial que responde com uma prepotência...
 
Vai a minha opinião, visto que tenho panelas dos mesmos tamanhos das tuas:

Eu fiz um "single vessel" baseado no projeto do Wellington, com uma panela 45 + 40, e além disso uso uma panela 45 para água de lavagem.

Minha opinião sobre teu projeto:

A resistência da panela da água de lavagem pode ser bem mais fraca, em torno de 2.000w, porque ela vai ter bastante tempo pra aquecer, todo o tempo da brassagem. A não ser que você queira usar ela pra fervura, aí eu aconselharia trocar as panelas: usa a 45 pra água e depois fervura e a 40 pra brassagem, que ficaria melhor. Eu uso uma resistência de 5.000w na minha panela de mostura+fervura n° 45 e dá e sobra. Esquenta bem rápido.

Pra sua panela de mostura, pode usar tranquilamente 3.000 ou 4.000w que dá conta.

Um amigo meu usava esse sistema de passar tudo pra baldes depois voltar pra panela e tal, mas dava um serviço do cão... mesmo assim, ele usou esse durante muito tempo e fazia cervejas ótimas. Hoje ele tem um single vessel.

Eu manteria o cotovelo e usaria uma mangueira de calibre grosso para recirculação. É o sistema que tenho atualmente. Prático, funcional e fácil de limpar. Já tive chuveirinho e não volto a ter.

Quanto ao sistema de ligar a resistência, sempre tive arduíno, então não sei opinar sobre os outros. O arduíno funciona muito bem e é super prático.

Espero ter contribuído.

Abraço
 
Concordo com o colega @JoaoJuliano em inverter as panelas. Como a de lavagem será utilizada também para a fervura, faz mais sentido deixar a maior para isso.

Sobre o sistema de duas panelas, veja se esta opção não parece mais legal do que utilizar um balde pra transferir o mosto: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=R352wSn970k&t=189s[/ame]

Este mesmo sistema poderia ser adaptado utilizando uma panela acima da outra, utilizando a gravidade, eliminando o uso de uma bomba.
O conceito é bem parecido com o Single Vessel do Wellington, a grande diferença que vejo é que não tem a necessidade de içar a panela-filtro.

O grande problema do balde pra mim é o trabalho e tempo gasto. Ao final da lavagem o seu balde terá uns bons 50kg, para ser manualmente transferido pra panela de lavagem. Além da trabalheira, o mosto que vai para o balde vai perder muita temperatura, e só vai voltar a ser aquecido ao final do processo. Imagino que vá aumentar bastante (30-60 mins) o tempo de brassagem com isso.
 
Pessoal cuidado com o balde que vocês estão transferindo.
1) É atoxico ?
2) suportam temperaturas mais altas ?
Eu tenho sparge arm segue link onde comprei.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-854715364-sparge-arm-cerveja-artesanal-total-inox-12-_JM
Muito bom.
Com relação a bomba de maquina de lavar usei durante bastante tempo. Semana passada recebi a chugger. Concordo com o amigo do primeiro post. compra da china uma segue link.
https://pt.aliexpress.com/wholesale...chText=bomba+de+cerveja&productId=32791151641

abs
 
Back
Top