Opinião sobre minha IRA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marchi

Well-Known Member
Joined
Jun 6, 2014
Messages
118
Reaction score
27
Estou indo pra minha 4ª brassagem, e queria testar um estilo que tomei há algumas semanas atrás e gostei pra caramba. Como não tenho muita experiência, usei o Beersmith2 pra me ajudar a montar a receita e uma lida no BJCP e montei essa ai.

Qtd Nome Tipo # %/IBU
8,00 kg .WE Pilsen [Argentino] (1,6 SRM) Grão 1 59,3 %
2,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 5 -
35,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 23,9 IBUs
3,50 kg Caramel Munich 60L (Briess) (55,0 SRM) Grão 2 25,9 %
2,00 kg .WE Château Pale Ale [Pale Ale] (3,5 SRM) Grão 3 14,8 %


São quantidades para uma leva de 50 litros de Irish Red Ale. O que me dizem dessa quantidade de malte "caramelo"? Quase 26% é meio demais? Ela está bem no limite máximo de álcool e cor, já que esse é meu desejo (17,2SRM e 5,8% de álcool).

:mug:
 
Estou indo pra minha 4ª brassagem, e queria testar um estilo que tomei há algumas semanas atrás e gostei pra caramba. Como não tenho muita experiência, usei o Beersmith2 pra me ajudar a montar a receita e uma lida no BJCP e montei essa ai.

Qtd Nome Tipo # %/IBU
8,00 kg .WE Pilsen [Argentino] (1,6 SRM) Grão 1 59,3 %
2,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 5 -
35,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 23,9 IBUs
3,50 kg Caramel Munich 60L (Briess) (55,0 SRM) Grão 2 25,9 %
2,00 kg .WE Château Pale Ale [Pale Ale] (3,5 SRM) Grão 3 14,8 %


São quantidades para uma leva de 50 litros de Irish Red Ale. O que me dizem dessa quantidade de malte "caramelo"? Quase 26% é meio demais? Ela está bem no limite máximo de álcool e cor, já que esse é meu desejo (17,2SRM e 5,8% de álcool).

:mug:

É... 26% é demais, ainda mais com o s-04 que não atenua tudo aquilo.
Diminuiria bastante essa quantidade. Pra manter a cor vc pode ou adicionar uma quantidade bem pequena de malte torrado ou substituir uma parcela desse malte caramelo que vc vai usar por um caramelo mais escuro...

Se quiser um aroma mais limpo e neutro, como consta no guia do bjcp, pode trocar o s-04 por us-05.

Abraço
 
Ok, trocar S4 por US05, esse é fácil, tenho os dois aqui. Qual porcentagem máxima posso usar de malte caramelo? Uns 10%?

Obrigado pela ajuda.
 
Ok, trocar S4 por US05, esse é fácil, tenho os dois aqui. Qual porcentagem máxima posso usar de malte caramelo? Uns 10%?

Obrigado pela ajuda.

10% é uma boa porcentagem...

Só como parâmetro de comparação de uma fonte confiável, a receita de irish red ale do brewing classic styles sugere 4,1% crystal 40l; 4,1% crystal 120l; 4,1% cevada torrada.

Minha preferência pessoal já seria manter o grão torrado de 1% a no maximo 2%, aumentar um pouco o caramelo e jogar com as proporções deles pra chegar na cor.

abç
 
Pode deixar, na próxima 2ª devo fazer um lote assim:

Qtd Nome Tipo # %/IBU
8,00 kg .WE Pilsen [Argentino] (1,6 SRM) Grão 1 59,0 %
35,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 23,9 IBUs
1,30 kg Caramel Munich 60L (Briess) (55,0 SRM) Grão 3 9,6 %
4,00 kg .WE Château Pale Ale [Pale Ale] (3,5 SRM) Grão 2 29,5 %
0,25 kg Carafa III (525,0 SRM) Grão 4 1,8 %
2,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 6 -

Vou levar álcool e cor até o limite do estilo, mas essa é a ideia original mesmo.
 
Oi Tiago, estou terminando a primeira maturação hoje, breja ficou espetacular, bem escura e ainda está bem turva, mas ficou com um tofee legal, agora é partir pra 2ª maturada e vou dar uma clareada nela no final dom gelatina, obrigado pela força.
 
Cara.... quantidade de fermento. E isso não é só pra IRA... é pra qualquer cerveja.

Sempre tente ficar por volta do 1g por litro de fermento seco hidratado com água, para cervejas de 1050.

Se aumentar a OG, aumente proporcionalmente o fermento, ou seja, pra OG de 1075, use 1,5g, e por aí vai.

Abraço,
 
Cara.... quantidade de fermento. E isso não é só pra IRA... é pra qualquer cerveja.

Sempre tente ficar por volta do 1g por litro de fermento seco hidratado com água, para cervejas de 1050.

Se aumentar a OG, aumente proporcionalmente o fermento, ou seja, pra OG de 1075, use 1,5g, e por aí vai.

Abraço,


Guenter, Não entendo porque você recomenda essa quantidade de fermento.
o fabricante indica aproximadamente 1 g p/ 2 ou 3 litros. sem hidratação.
Você diz que assim perdemos metade do fermento. então eles indicam 1g para 4 a 6 litros. Vc indica 5 vezes mais !!! Porque ?
 
Tiago a breja ficou massa, engarrafei ontem, agora é esperar as duas semanas. Achei só que o tostado ficou um pouquinho forte no retrogosto, mas a breja ficou lindona, bateu tudo dentro dos parâmetros, tomara que o priming na garrafa amanse esse torradinho no final, se acontecer isso vai ficar excelente. Obrigado de novo pelas dicas.
 
Guenter, Não entendo porque você recomenda essa quantidade de fermento.
o fabricante indica aproximadamente 1 g p/ 2 ou 3 litros. sem hidratação.
Você diz que assim perdemos metade do fermento. então eles indicam 1g para 4 a 6 litros. Vc indica 5 vezes mais !!! Porque ?

Daonde você tirou essaA informações 1g para 2 a 3 litros SEM HIDRATAÇÃO e "então eles indicam 1g para 4 a 6 litros."?
 
Acho curioso que o fabricante garante um número de células bem menor do que geralmente consideramos nos cálculos e mesmo assim indicam uma quantidade em gramas por litro menor... Parece que a quantidade de células por litro que eles indicam tem o objetivo apenas de gerar álcool, e não de gerar uma cerveja boa, sem off-flavors ;)
 
Acredito que o Guenther fala isso para simplificar, já que 1 grama por litro é o suficiente para maioria das ales até 1.060.
E é preferivel overpitching do que underpitching em relação a off-flavors, sendo o primeiro muito mais dificil de ocorrer (principalmente se não esta reaproveitando fermento).
E as recomendações do fabricante acredito que sejam consideradas condições ideais, o que quase sempre não ocorre quando se faz cerveja caseira. Enfim se quiser se aprofundar mais no assunto te recomendo o livro Yeast - The practical guide to beer fermentation do Chris white e Jamil Zainasheff
 
Bom, eu tenho achado as informações passadas pela fermentis realmente um pouco contraditórias ultimamente, muito diferente da qualidade do fermento deles, que é ótima.

Como conversei com o guenther em outro tópico, sobre a quantidade de células indicada por eles não corresponde ao que consideramos boa prática de taxa de inoculação, até tentei justificar, mas não coube...

Tem tambem a questão da reidratação. A embalagem de 11g original vem com instrução de "polvilhar" a levedura sobre o mosto da cerveja, ou seja, sem reidratar. Já a embalagem de 500g destinada a profissionais contem a informação de que o fermento deve ser reidratado. Por que? não sei... talvez eles tenham achado que o cervejeiro caseiro não é capaz de sanitizar com segurança os itens necessarios pra reidratação.

Os fermentos comprados na WE inclusive vem com uma instrução bem legal de reidratação colada em cima dessa parte do pacote onde diz pra não reidratar...

No final das contas o melhor é confiar em alguns dados específicos do produto e ignorar parte do modo de uso que ele indica, usando de acordo com o indicado pelos estudos e calculadoras correntes...
 
Back
Top