Opinião Receita Weizenbock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

victor0711

Member
Joined
Nov 30, 2015
Messages
16
Reaction score
0
Pessoal, boa tarde!

Recentemente, experimentei a Schneider Weisse Tap 6 (Unser Aventinus), uma doppelbock de trigo espetacular. Acabei fazendo umas pesquisas em fóruns, procurei em vários livros, e não consegui chegar numa receita tida como ideal. Acabei montando essa aí embaixo. O que vocês acham dela? Como posso melhorar? Alguém tem um mínimo de experiência com o estilo?

A receita é para 10 L, e farei pelo método BIAB.


Style: Weizenbock
TYPE: 100% Grão
Taste: (0.0)

Recipe Specifications
--------------------------
Boil Size: 15.96 l
Post Boil Volume: 11.96 l
Batch Size (fermenter): 10.00 l
Bottling Volume: 8.00 l
Estimated OG: 1.076 SG
Estimated Color: 22.5 SRM
Estimated IBU: 23.6 IBUs
Brewhouse Efficiency: 78.00 %
Est Mash Efficiency: 89.7 %
Boil Time: 60 Minutes

Ingredients:
------------
Qtd Nome Tipo # %/IBU
1.80 kg WhiteSwaen (2.6 SRM) Grão 1 60.2 %
0.80 kg (pt) CHÂTEAU MUNICH (12.7 SRM) Grão 2 26.8 %
0.30 kg GoldSwaen Munich Light (45.7 SRM) Grão 3 10.0 %
0.09 kg Chocolate Malt - Muntons (482.2 SRM) Grão 4 3.0 %
28.00 g Hallertauer Hersbrucker [4.00 %] - Fervu Lúpulo 5 23.6 IBUs
1.0 pkg Bavarian Wheat Yeast (Mangrove Jack's #M Levedura 6 -


Mash Schedule: BIAB, Medium Body
Total Grain Weight: 2.99 kg
----------------------------
Nome Descrição Temperatura Tempo
Saccharification Adicionar 17.79 l de água até 70.8 C 66.7 C 60 min
Mash Out Aqueça até 75.6 C por 7 min 75.6 C 10 min

Sparge: Remover grãos, e preparar para fervura do mosto


Agradeço desde já a atenção!
 
Pessoal, boa tarde!

Recentemente, experimentei a Schneider Weisse Tap 6 (Unser Aventinus), uma doppelbock de trigo espetacular. Acabei fazendo umas pesquisas em fóruns, procurei em vários livros, e não consegui chegar numa receita tida como ideal. Acabei montando essa aí embaixo. O que vocês acham dela? Como posso melhorar? Alguém tem um mínimo de experiência com o estilo?

A receita é para 10 L, e farei pelo método BIAB.


Style: Weizenbock
TYPE: 100% Grão
Taste: (0.0)

Recipe Specifications
--------------------------
Boil Size: 15.96 l
Post Boil Volume: 11.96 l
Batch Size (fermenter): 10.00 l
Bottling Volume: 8.00 l
Estimated OG: 1.076 SG
Estimated Color: 22.5 SRM
Estimated IBU: 23.6 IBUs
Brewhouse Efficiency: 78.00 %
Est Mash Efficiency: 89.7 %
Boil Time: 60 Minutes

Ingredients:
------------
Qtd Nome Tipo # %/IBU
1.80 kg WhiteSwaen (2.6 SRM) Grão 1 60.2 %
0.80 kg (pt) CHÂTEAU MUNICH (12.7 SRM) Grão 2 26.8 %
0.30 kg GoldSwaen Munich Light (45.7 SRM) Grão 3 10.0 %
0.09 kg Chocolate Malt - Muntons (482.2 SRM) Grão 4 3.0 %
28.00 g Hallertauer Hersbrucker [4.00 %] - Fervu Lúpulo 5 23.6 IBUs
1.0 pkg Bavarian Wheat Yeast (Mangrove Jack's #M Levedura 6 -


Mash Schedule: BIAB, Medium Body
Total Grain Weight: 2.99 kg
----------------------------
Nome Descrição Temperatura Tempo
Saccharification Adicionar 17.79 l de água até 70.8 C 66.7 C 60 min
Mash Out Aqueça até 75.6 C por 7 min 75.6 C 10 min

Sparge: Remover grãos, e preparar para fervura do mosto


Agradeço desde já a atenção!

Acredito que está havendo alguma distorção quanto ao estilo.

A Schneider é uma Weizenbock e usa leveduras ALE, já a Doppelbock é do tipo Lager. (BJCP)

Apesar disso, se você está usando o M20 que é um ALE usado para Weiss aí tudo certo...

Segundo a Lei Alemã, cerveja de trigo tem que ter pelo menos 50% de malte de trigo, então...tudo ok

Para trazer algum um dulçor nessa receita o ideal seria usar um Malte Pilsen para dar esse equilíbrio e reduzir um pouco do trigo, além de aumentar um pouco a quantidade de mosto fermentável.

Como as Weiss são geralmente mais ácidas, a não ser que você curta, certifique-se de mosturar o Malte torrado mais para o fim....tipo nos últimos 15 minutos, pois esses maltes trazem uma certa adstringência.

Se tiver mais tempo na mostura e quiser experimentar uma decocção em Weiss é sempre bom...Uma decocção para chegar na temperatura de Mash Out é uma boa, pois tirar o mosto para ferver por 15 minutos não irá estender muito o processo.
Não fiz Weiss escura ainda, mas eu separaria a quantidade da decocção, adicionaria o torrado na mostura e ferveria por 15 minutos)...Faria isso pois acredito que ferver o malte torrado pode dar um amargor mais elevado (suposição)

Essas cervejas tradicionais alemã utilizam a decocção.

Não sei como é o M20, mas o WB-06 é altamente atenuante...se ele for parecido recomendo mosturar entre 69 e 70c

Ah...certifique-se também de ter um Head Space bacana pois essas cervejas mais densas costumam ter uma fermentação bem intensa e pode vazar espuma pelo airlock...de repente um blow-off cairia bem
 
Acredito que está havendo alguma distorção quanto ao estilo.

A Schneider é uma Weizenbock e usa leveduras ALE, já a Doppelbock é do tipo Lager. (BJCP)

Apesar disso, se você está usando o M20 que é um ALE usado para Weiss aí tudo certo...

Segundo a Lei Alemã, cerveja de trigo tem que ter pelo menos 50% de malte de trigo, então...tudo ok

Para trazer algum um dulçor nessa receita o ideal seria usar um Malte Pilsen para dar esse equilíbrio e reduzir um pouco do trigo, além de aumentar um pouco a quantidade de mosto fermentável.

Como as Weiss são geralmente mais ácidas, a não ser que você curta, certifique-se de mosturar o Malte torrado mais para o fim....tipo nos últimos 15 minutos, pois esses maltes trazem uma certa adstringência.

Se tiver mais tempo na mostura e quiser experimentar uma decocção em Weiss é sempre bom...Uma decocção para chegar na temperatura de Mash Out é uma boa, pois tirar o mosto para ferver por 15 minutos não irá estender muito o processo.
Não fiz Weiss escura ainda, mas eu separaria a quantidade da decocção, adicionaria o torrado na mostura e ferveria por 15 minutos)...Faria isso pois acredito que ferver o malte torrado pode dar um amargor mais elevado (suposição)

Essas cervejas tradicionais alemã utilizam a decocção.

Não sei como é o M20, mas o WB-06 é altamente atenuante...se ele for parecido recomendo mosturar entre 69 e 70c

Ah...certifique-se também de ter um Head Space bacana pois essas cervejas mais densas costumam ter uma fermentação bem intensa e pode vazar espuma pelo airlock...de repente um blow-off cairia bem

hmmmm....entendi. Eu nunca fiz decocção, mas talvez seja uma boa hora de tentar pela primeira vez. O M20 eu já utilizei em Weiss, gostei bastante. Pensei em mosturar em torno de 67c para torná-la mais fermentável. Como já tem uma boa quantidade de grãos, acho que terá um corpo bom, e quero evitar que os açúcares não fermentáveis fiquem muito marcantes, deixando um dulçor acentuado.
Utilizei o Malte Munich porque dizem que mantém um bom poder diastático, e pode ser usado inclusive a 100% em uma série de estilos (pelo que li). Caso eu utilize o Pilsen, acho que meu SRM cairia muito, e deixaria uma weizenbock clara, que não é muito meu objetivo.

Obrigado pelas dicas tomazela!
 
hmmmm....entendi. Eu nunca fiz decocção, mas talvez seja uma boa hora de tentar pela primeira vez. O M20 eu já utilizei em Weiss, gostei bastante. Pensei em mosturar em torno de 67c para torná-la mais fermentável. Como já tem uma boa quantidade de grãos, acho que terá um corpo bom, e quero evitar que os açúcares não fermentáveis fiquem muito marcantes, deixando um dulçor acentuado.
Utilizei o Malte Munich porque dizem que mantém um bom poder diastático, e pode ser usado inclusive a 100% em uma série de estilos (pelo que li). Caso eu utilize o Pilsen, acho que meu SRM cairia muito, e deixaria uma weizenbock clara, que não é muito meu objetivo.

Obrigado pelas dicas tomazela!

Entendi...então manda bala e nos conta depois como ficou =)

A decocção dá um sabor e aroma de malte mais intenso...eu realmente recomendo você experimentar.
 
Eu já tinha pesquisado sobre a Aventinus e tinha achado essa receita de clone:

http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator?group=0&item=11092

Não sei se é bem confiável mas dá uma olhada

Não conhecia essa receita, nao! Me parece boa, sim. Eu fiz a brassagem ontem. Se for do interesse, posso postar aqui o resultado final depois. Acabou rendendo 13 litros, embora a receita fosse de 10 L. Acabei juntando o starter, e a OF ficou abaixo do esperado. Sei lá, nunca tinha usado fermento líquido antes. Não sei se vacilei em algum ponto. Mas obrigado!
 
Posta sim, tenho interesse no estilo e especialmente na Aventinus hehe. Fico no aguardo dos resultados.
 
Reza a lenda que a Aventinus usa dois tipos de fermento, ale e lager, sendo uma frankeistein, e ao que parece ser verdade visto que é uma cerveja que demora ate mais tempo do que uma lager para ficar pronta. Vi isso tudo em um forum gringo!

Diante dsso tudo, fui la e fiz uma receita! Resultado? Ficou bastante parecida, consegui ate o tão esperado aroma blublegum!!!



27,00 l Water 1 -
4,00 kg Pilsner (2 Row) Ger (3,9 EBC) Grain 2 45,7 %
2,60 kg Wheat Malt, Bel (3,9 EBC) Grain 3 29,7 %
1,00 kg Munich Malt (17,7 EBC) Grain 4 11,4 %
0,15 kg Chocolate Malt (689,5 EBC) Grain 5 1,7 %
10,00 g Hallertau [4,50 %] - Boil 60,0 min Hop 7 3,2 IBUs
5,00 g Citra [12,00 %] - Steep/Whirlpool 60,0 min Hop 8 2,2 IBUs
2,0 pkg Bavarian Wheat Yeast (Mangrove Jack's #M20) Yeast 9 -





Adicionar na segunda semana de fermentação:

1,0 pkg SafLager West European Lager (DCL/Fermentis #S-23) [23,66 ml] Yeast 10
1,00 kg Brown Sugar, Light (15,8 EBC) Sugar (rapadura clara)
 
Back
Top