Olá amigos cervejeiros. Tive um problema com o airlock.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tenplacebo

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2020
Messages
47
Reaction score
7
Location
Paraguai
Aparentemente ele entopiu, a cepa subiu até o airlock depositando-se na volta inferior, exercendo resistência extra à passagem das bolhas.

O que me dizem?
IMG_20201029_162512.jpg

Insiro um objeto para tentar desobstruir?

Ou deixo assim com a cepa dificultando a passagem de gás para o lado externo?

Obrigado
 
Se estiver obstruído, sugiro tirar o airlock, cobrir o buraco do balde brevemente com papel filme sanitizado, limpa/sanitiza o airlock, coloca de volta e segue o baile
Tirando o airlock a borracha de vedação de dentro vai cair e ficar dentro do balde.

Abro a tampa e limpo tudo?
 
Putz...não sei como montou o sistema de vedação, mas quando tirava o airlock a borracha costumava ficar no lugar.

PS: blow off tube é vida! Costumo usar sempre, com ou sem possibilidade de krausen saliente.
 
Essa da borracha cair não estava nos planos.... correto seria destampar... mas agora já foi....
Depois dê um feedback sobre o que aconteceu com a cerva pronta....
Blow off realmente é vida.... procure sobre como usar e penso que todos recomendamos....
Abraços
 
Essa da borracha cair não estava nos planos.... correto seria destampar... mas agora já foi....
Depois dê um feedback sobre o que aconteceu com a cerva pronta....
Blow off realmente é vida.... procure sobre como usar e penso que todos recomendamos....
Abraços
Entendi.
APARENTEMENTE tudo em ordem.
O envase ocorreu sabado dia 07/11/20. daqui 20 dias eu dou um feedback com mais precisão.
 
Cara, esse sujinho aí no airlock não é nada. Vou contar o que estou vivendo no momento.
Brassei uma dubbel no sábado. Estava usando levedura líquida, então tinha um starter no agitador magnético.
Geralmente resfrio até onde dá com chiller e deixo o balde fermentador no frigobar sem inocular a levedura até alcançar a temperatura de fermentação.
Na hora de inocular a levedura, no sábado já bem tarde, fiz o que sempre faço. Depois de oxigenar, joguei o conteúdo todo do starter no balde.
Naquele momento eu vi que ia dar cerveja, mas ia dar sujeira tb. O head space ficou pequeno. Acho que consegui levar mais mosto pro balde e nem percebi.
Enfim, não ia tirar 1ml de mosto daquele balde. Heresia. Tampei e vamos pro jogo.
Domingo Ok.
Na segunda quando cheguei do trabalho e abri o frigobar, parecia que tinha explodido uma bomba ali dentro.
O krausen subiu pelo airlock e encostou na placa do congelador. A espuma congelou e entupiu o airlock.
Começou a escorrer pelas laterais do balde, como se fosse um vulcão em erupção tampado. Devia ter tirado uma foto, mas nem pensei nisso na hora.
Tenho 2 airlocks. Preparei o outro e substitui. Dei uma limpada parcial no frigobar e pronto.
Hoje de manhã não tive coragem de olhar. Quando voltei pra casa a tarde e abri o frigobar, tinha uma camada de lama uniforme cobrindo a tampa do balde.
Nem sei como aquela quantidade de lama conseguir subir toda pelo airlock. Deu pra encher um copo de 250ml.
Substitui novamente o airlock e segue o jogo. Ainda está borbulhando bastante, mas acredito que o pior já passou.
Acho que sobrou pouca lama dentro do balde tb. 🤣
 
Só existem dois caras no mundo que gostam do airlock:

1) o cara que vende Airlocks
2) o inciante que fica assistindo a bolha subir pra confirmar que está fermentando (sim, já fui iniciante tb e conheço essa emocionante cena de domingo de manhã, acordar e ir ver a brassagem do sábado) se "será que tá fermentando?!?!" Rsrs)

Reforço a dica: blowoff. Custo virtualmente zero e fim da lambança.
 
Só existem dois caras no mundo que gostam do airlock:

1) o cara que vende Airlocks
2) o inciante que fica assistindo a bolha subir pra confirmar que está fermentando (sim, já fui iniciante tb e conheço essa emocionante cena de domingo de manhã, acordar e ir ver a brassagem do sábado) se "será que tá fermentando?!?!" Rsrs)

Reforço a dica: blowoff. Custo virtualmente zero e fim da lambança.
Aproveitando, qual a espessura da mangueira que tenho que comprar pro blow off? Dá pra fazer com o buraco padrão do airlock com o anel de vedação né?
 
Aproveitando, qual a espessura da mangueira que tenho que comprar pro blow off? Dá pra fazer com o buraco padrão do airlock com o anel de vedação né?
Coloque uma torneirinha daquelas de bebedouro no furo do airlock e ponha a mangueira que caiba nela.
 

Attachments

  • 20201112_110011.jpg
    20201112_110011.jpg
    21.3 KB · Views: 21
Pode colocar no buraco com o anel de vedação do airlock, sim. Não tou em casa e não lembro da espessura...

Instalar uma torneirinha, como o amigo acima sugeriu, tem a vantagem de vc poder fechar a torneira durante o cold, evitando que a pressão negativa puxe o sanitizante de dentro da garrafinha pra dentro do balde
 
Pode colocar no buraco com o anel de vedação do airlock, sim. Não tou em casa e não lembro da espessura...

Instalar uma torneirinha, como o amigo acima sugeriu, tem a vantagem de vc poder fechar a torneira durante o cold, evitando que a pressão negativa puxe o sanitizante de dentro da garrafinha pra dentro do balde

Se não engano, a mangueira 3/8 dá certinho....
Sobre puxar o sanitizante, não uso torneira, mas sim uma mangueira maior, enrolada, que evita de puxar líquido.... acaba puxando praticamente apenas CO2, formando um vácuo e que acaba até encolhendo a bombona.
 
Gostei desse esquema de torneirinha. Estou pra adquirir uma bombona e já vou comprar junto o necessário pro blow off.
O que eu já vi tb é um esquema de engate rápido pneumático de plástico. Obviamente deve ser mais caro que essas torneirinhas.
Vou dar uma pesquisada.
 
Caso opte por bombonas menores, de 20 litros, por exemplo, evite fazer as furações na tampa, pois então permitirá o empilhamento na câmara de fermentação... eu fiz os esquemas na lateral, na parte de cima, para evitar furar a tampa... funciona, reduz altura das bombonas maiores (meu caso de 50 litros) e permite empilhar...
 
Caso opte por bombonas menores, de 20 litros, por exemplo, evite fazer as furações na tampa, pois então permitirá o empilhamento na câmara de fermentação... eu fiz os esquemas na lateral, na parte de cima, para evitar furar a tampa... funciona, reduz altura das bombonas maiores (meu caso de 50 litros) e permite empilhar...
Faço cerveja em apartamento e a fermentação é dentro de um frigobar de 120L. Empilhar bombonas é um sonho. Quem sabe um dia....
Pensei em uma de 30L. Com uma de 20L corro o risco de encher quase na boca como aconteceu com o balde de 22L.
O furo seria na lateral mesmo pro blow off, mas estou pensando em furar a tampa pra usar o poço termométrico de 20cm, mas pode não ser viável na de 30L.
 
Faço cerveja em apartamento e a fermentação é dentro de um frigobar de 120L. Empilhar bombonas é um sonho. Quem sabe um dia....
Pensei em uma de 30L. Com uma de 20L corro o risco de encher quase na boca como aconteceu com o balde de 22L.
O furo seria na lateral mesmo pro blow off, mas estou pensando em furar a tampa pra usar o poço termométrico de 20cm, mas pode não ser viável na de 30L.
Faça o furo do poço na lateral
 
Faço cerveja em apartamento e a fermentação é dentro de um frigobar de 120L. Empilhar bombonas é um sonho. Quem sabe um dia....
Pensei em uma de 30L. Com uma de 20L corro o risco de encher quase na boca como aconteceu com o balde de 22L.
O furo seria na lateral mesmo pro blow off, mas estou pensando em furar a tampa pra usar o poço termométrico de 20cm, mas pode não ser viável na de 30L.

Eu uso um "poço termométrico" que é só um cano de inox fechado em uma das pontas aí coloco a sonda dentro e um pouco de água pra dar melhor contato, e blow off na lateral da bombona, assim evito de ter vazamento.
 
Boa noite galera. No 1º dia do ano envasei minha 1ª leva utilizando a bombona e o blow off. Foi a fermentação mais tranquila que já tive. A mangueira parecia uma metralhadora dentro da garrafa e nada de sujeira. Acabei instalando um engate rápido pneumático pra engatar a mangueira. Se alguém ainda usa o airlock, eu recomendo fortemente a pensar em aposentá-lo.
 
Bom dia. Também utilizo bombonas e blow-off.
Mas na minha última brassagem, visando retirar a cerva para embarrilamento por pressão (minha fermentação ocorre em freezer horizontal e não consigo remover a bombona sem que balance muito o líquido e se perda a função do cold), adaptei na saída do blow-off, um carbonator pet. Fiz a ligação com um conector e a mangueira até a garrafa... blow-off funcionando.
Ao término da fermentação, e início do cold, removi o conector para que o processo não sugasse o líquido da garrafa e me permitisse conectar o CO2 para envase... Com os barris purgados, consegui obter um envase totalmente livre de Oxigênio....
Gostei muito do processo e pretendo até fazer um vídeo para demonstração. Será este o momento para me tornar um Youtuber???? kkkkkkkk
Abraços
 
Bom dia. Também utilizo bombonas e blow-off.
Mas na minha última brassagem, visando retirar a cerva para embarrilamento por pressão (minha fermentação ocorre em freezer horizontal e não consigo remover a bombona sem que balance muito o líquido e se perda a função do cold), adaptei na saída do blow-off, um carbonator pet. Fiz a ligação com um conector e a mangueira até a garrafa... blow-off funcionando.
Ao término da fermentação, e início do cold, removi o conector para que o processo não sugasse o líquido da garrafa e me permitisse conectar o CO2 para envase... Com os barris purgados, consegui obter um envase totalmente livre de Oxigênio....
Gostei muito do processo e pretendo até fazer um vídeo para demonstração. Será este o momento para me tornar um Youtuber???? kkkkkkkk
Abraços

Muito foda essa ideia, hein! E como fez a saída de líquido da bombona? Mais um carbonator + mangueira de silicone do lado de dentro, pra fazer um tubo pescador improvisado?

Tou pra aumentar a produção e me livrar dos baldes, migrando pra uma bombona de 30l...curti bastante essa sua ideia, já que envase por contrapressão me atrai bastante mas não tenho espaço pra um izzibeer ou análogo no meu frigobar...
 
Muito foda essa ideia, hein! E como fez a saída de líquido da bombona? Mais um carbonator + mangueira de silicone do lado de dentro, pra fazer um tubo pescador improvisado?

Tou pra aumentar a produção e me livrar dos baldes, migrando pra uma bombona de 30l...curti bastante essa sua ideia, já que envase por contrapressão me atrai bastante mas não tenho espaço pra um izzibeer ou análogo no meu frigobar...
Fala Gabriel... Pressão por cima e torneira por baixo.... uso aquelas que viram para todo lado, modelo 28E, virada para cima e manqueira para o barril!!! Não quis mexer no sistema que já usava.... além disso, não inviabiliza usar de forma convencional.... cuidado com a pressão... no meu caso uso apenas 3 psi... bombonas não aguentam pressão.... não esqueça de aliviar o barril antes da trasfega...
 
Entendi! Também uso dessas torneiras. A bombona costuma inchar muito quando vc aplica 3 psi?
 
Entendi! Também uso dessas torneiras. A bombona costuma inchar muito quando vc aplica 3 psi?
Sim... um pouco, mas fiz testes antes com água e em ambiente não perigoso... vá medindo conforme seu equipamento... talvez queira um fluxo menor... faça testes antes... isso eu recomendo fortemente.
 
Back
Top