Problemas com Airlock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raizzer

Member
Joined
Feb 6, 2016
Messages
16
Reaction score
1
Saudações cervejeiros.

Tenho uma brassagem programa para amanhã e eis que surge um problema:
Estou sem a rolha de borracha que fixa o airlock na tampa do fermentador.

Pensei em algumas alternativas e gostaria de que vocês me indicassem a melhor delas ou propusessem alguma outra.


Tentar vedar com cola quente;
Tentar vedar com silicone;
Não vedar, apenas fazer um buraco bem justo pra fixar o airlock;
Esquecer o airlock e fazer um caseiro com torneira de jardim e mangueira saindo direto num copo com álcool 70;


Li que alguns cervejeiros nem utilizam airlock, fermentam apenas com a tampa um pouco frouxa no balde.

Agradeço desde já, pessoal.
 
Saudações cervejeiros.

Tenho uma brassagem programa para amanhã e eis que surge um problema:
Estou sem a rolha de borracha que fixa o airlock na tampa do fermentador.

Pensei em algumas alternativas e gostaria de que vocês me indicassem a melhor delas ou propusessem alguma outra.


Tentar vedar com cola quente;
Tentar vedar com silicone;
Não vedar, apenas fazer um buraco bem justo pra fixar o airlock;
Esquecer o airlock e fazer um caseiro com torneira de jardim e mangueira saindo direto num copo com álcool 70;


Li que alguns cervejeiros nem utilizam airlock, fermentam apenas com a tampa um pouco frouxa no balde.

Agradeço desde já, pessoal.

Vedar com cola quente ou silicone é desncessário e tu corre o risco de estragar a tampa ou o airlock.

Se faz questão de ver a coisa borbulhar, faça um tubo blow off ou feche o furo com papel alumínio. O suficiente para não entrar moscas, e o suficiente para aliviar a pressão no fermentador.

Abraços.
 
Saudações cervejeiros.



Tenho uma brassagem programa para amanhã e eis que surge um problema:

Estou sem a rolha de borracha que fixa o airlock na tampa do fermentador.



Pensei em algumas alternativas e gostaria de que vocês me indicassem a melhor delas ou propusessem alguma outra.





Tentar vedar com cola quente;

Tentar vedar com silicone;

Não vedar, apenas fazer um buraco bem justo pra fixar o airlock;

Esquecer o airlock e fazer um caseiro com torneira de jardim e mangueira saindo direto num copo com álcool 70;





Li que alguns cervejeiros nem utilizam airlock, fermentam apenas com a tampa um pouco frouxa no balde.



Agradeço desde já, pessoal.


Já vedei com cola quente e sanitizei bem depois
 
Obrigado, devo fazer blow off mesmo, silicone e cola quente nao devem funcionar do jeito que eu gostaria.

Uma dúvida que me surgiu agora, há algum problema em utilizar um balde fermentador que nao seja novo? Quero dizer, um balde que armazenava manteiga da Sadia devidamente limpo e sem resíduo nem cheiro.
 
Obrigado, devo fazer blow off mesmo, silicone e cola quente nao devem funcionar do jeito que eu gostaria.

Uma dúvida que me surgiu agora, há algum problema em utilizar um balde fermentador que nao seja novo? Quero dizer, um balde que armazenava manteiga da Sadia devidamente limpo e sem resíduo nem cheiro.

Não sei como os resquícios de manteiga irão reagir em meio ácido (cerveja).

Na dúvida, eu usaria um balde novo.
 
não sei se ainda ajuda o comentário mas eu coloquei uma torneira a mais no meu fermentador de cabeça pra baixo, assim coloco o airlock nela. Como o tamanho nao fica exato eu passo fita veda rosca no cano do airlock assim ele cede um pouco sem danificar nada e veda perfeitamente.

Sobre o balde de margarina, bom estou a caça de um e depois vou lavar ele. Acredito que bem lavado com agua quente e detergente deva remover complemente os residos nao?
 
não sei se ainda ajuda o comentário mas eu coloquei uma torneira a mais no meu fermentador de cabeça pra baixo, assim coloco o airlock nela. Como o tamanho nao fica exato eu passo fita veda rosca no cano do airlock assim ele cede um pouco sem danificar nada e veda perfeitamente.

Sobre o balde de margarina, bom estou a caça de um e depois vou lavar ele. Acredito que bem lavado com agua quente e detergente deva remover complemente os residos nao?

Não. Agua quente e detergente comum não funcionam para este tipo de produto. O cheiro permanece e passa para a cerveja.

Tem que ter algum tipo de produto ou detergente especial pra isso. Já ouvi relatos, no próprio fórum, de gente que não conseguiu remover o cheiro de manteiga desses baldes e já vi gente achando que removeu e depois o cheiro passou pra cerveja.

Use por sua conta e risco. :)
 
Não. Agua quente e detergente comum não funcionam para este tipo de produto. O cheiro permanece e passa para a cerveja.

Tem que ter algum tipo de produto ou detergente especial pra isso. Já ouvi relatos, no próprio fórum, de gente que não conseguiu remover o cheiro de manteiga desses baldes e já vi gente achando que removeu e depois o cheiro passou pra cerveja.

Use por sua conta e risco. :)

No caso do meu, eu comprei numa loja que vende vários baldes desse tipo, já comprei sem cheiro nem resíduo mas mesmo assim lavei com um produto antibacteriano e com álcool 70. Acredito que não vá influenciar na fermentação.
 
Back
Top