PROBLEMAS COM AIR-LOCK - Não poste antes de ler

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal. Ontem fiz uma a.p.a com u.s 05 ...e 12h depois airlock nao reagiu... sei q tenho que verificar a densidade, mas meus fermentadores bombona quadradas sao de otimas vedações. Ei aperto de leve a bombona e o nivel do airlock altera ... estou encucado pq usei 2 pacotes pra 30l e nem uma reação ( zerooo movimento no airlock) . Hj abrir pra ver ser a tampa estava desencaxada e nada... uma coisa notei q tinha uns 10 cm de espuma... vou verificar a densidade logo mais. Alguem ja passou por isso?
Ta lacrado o balde 100% e zero atividade no airlock mesmo com 2 pacotes de (u.s 05)?
 
Olá Gustavo,

Realmente é uma situação inusitada, até porque eu uso 2 pacotes para 60 litros e nunca tive esse problema.

Qual a temperatura que foi inoculada a levedura e qual a temperatura que está fermentando?

Se tens garantias de que o balde está 100% vedado, deveria estar 'borbulhando'.

Nos avise se deu volta no caso! hehe!

Abraço!
 
Já tive airlock borbulhando só depois de 24h, ou mais. Sem stress.

Enviado de meu XT1580 usando o Tapatalk
 
Completando com uma ideia que tive e resolveu meus problemas:
Eu já passei por 2 fermentações em baldes diferentes em mesmo tempo do mesmo mosto e mesmo fermento,
um dos air-locks borbulhou(e parou em 2 dias) o outro nem começou, porém as 2 levas ficaram com ABV igual ao final,
olhei tudo e n vi problema algum na vedação, então resolvi
passar papel filme nas bordas nos 2 baldes(entra a tampa e o balde) na fermentação seguinte e fim de todos os problemas, fermentação normal até hoje.
 
Desencana do air-lock. Ele só serve para três coisas:
1) Não deixar o ar externo entrar;
2) Deixar o CO2 sair;
3) ter seu líquido sugado para dentro do balde quando gelar o mesmo.

Fermentação se mede por atenuação, ou seja, conversão de açucares em álcool e CO2. E isto se percebe pelo densímetro. Quando mais açúcar consumido menor a densidade da cerveja. Qualquer outro método caseiro é aproximação.

Tá baixando a densidade ? Tem cheiro e gosto bom a amostra? por que ficar se estressando de véspera?

Se não estivesse atenuando, dai sim um pouco de preocupação. Agora se está atenuando, ou o fermento está trabalhando (mais ou menos rápido) ou tens uma contaminação que está fazendo o trabalho.

Se for a primeira opção, no final terás cerveja. Se for a segunda, pode ser que terás cerveja (uma lambic weiss) ou terás um descarte. No ponto em que se encontra não tens mais como contornar. É esperar e ver o resultado.

Nunca usei air-lock, somente um tubo borbulhador feito de nangueira de 1/4.

Sempre controlei por densimetro o andamento. E isto tem dado certo.

Exercite três coisas com o homebrewing:
- A ansiedade, pois tudo tem o seu tempo;
- O desejo de controle, pois nós não temos todo o controle do processo;
- Desapego ao resultado. Talvez dê certo, talvez não.


Boa tarde, não achei ainda nada que possa me ajudar, vc falou sobre sugar o liquido para o balde, aconteceu isso comigo, pois não usei o airlock, e sugou agua que estava em um recipiente com a mangueira, o que fazer nessa situação ?
 
Boa tarde, não achei ainda nada que possa me ajudar, vc falou sobre sugar o liquido para o balde, aconteceu isso comigo, pois não usei o airlock, e sugou agua que estava em um recipiente com a mangueira, o que fazer nessa situação ?
Cara, não coloca água pura pro BlowOff, usa sanitizante que mesmo puxando não vai dar problema algum. Ou se você é como eu e realmente não quer que isso aconteça, veda essa saída/entrada de ar, eu agora fermento em Galões de 20L, e a própria tampa que vem no galão faz esse serviço, então sempre que vou fazer a clarificação eu já tirava o BlowOff pra usar gelatina, agora eu ainda faço isso mas tiro o BlowOff e coloco a tampa(Sanitizada neh fi) e fim de papo, no máximo o galão da uma "muchada" pela própria pressão que puxaria a água, mas nada aqui da problema algum.
 
Boa tarde, não achei ainda nada que possa me ajudar, vc falou sobre sugar o liquido para o balde, aconteceu isso comigo, pois não usei o airlock, e sugou agua que estava em um recipiente com a mangueira, o que fazer nessa situação ?
Como disse o @Paulo Campos, antes de resfriar, tira a mangueira para fora do líquido.

Agora que sugou, deixa assim e não encana muito. no final sempre dá certo.
 

Latest posts

Back
Top