OG muito alta para primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreinigrin

Member
Joined
Feb 3, 2020
Messages
6
Reaction score
0
Saudações colegas

Fiz minha primeira brassagem nesse final de semana e estou achando que fiz algo muito errado ou muito certo.

Após várias leituras optei pelo método BIAB.

Meu objetivo foi uma Saison, devido a alta atenuação que a levedura proporciona e a temperatura de trabalho.

17 litros de água direto e sem lavagem
2,5kg de Pilsen
0.500kg de Caraamber
Mosturação - 60 min entre 62°C e 65
Mash out - 8 min a 76°C

FERVURA
100g de açúcar comum
6g de lúpulo TNT a 60min
Whirfloc aos 15 min

Raspas de limão
+ capim limão (10g) aos 5 min em Hop bag

Terminei com 13 l indo pro fermentador.

Quando fui medir a OG, a 30°C , deu 1071 , já fazendo a correção de temperatura.

Não esperava esse rendimento , como fiz no BIAB fiz o malte bem , bem moído , quase pó. E mexi durante todo o processo sempre cuidando com a temperatura e ajustando quando necessário.

Essa OG alta , pode ser por conta da moagem + a agitação dos graos durante toda a mostura que extraiu mais açúcares ?

A fermentação está ocorrendo desde ontem a noite.

O que vocês acham , será que medi errado a OG ?

Era uma proveta de 500 ml

Coloquei 300 ml somente , o densimetro não bateu no fundo e marcou certinho 1069 . Será que foi isso que deu a medida errada ? Ou nada a ver ?

Agradeço desde já pela ajuda
 
Cara, o fato do malte estar bastante moído, e você ficar mexendo constantemente vai aumentar sua eficiência, mais a quantidade de grãos ta alta pra uma leva de 10 litros também. acredito que por esse motivo tenha dado a diferença na OG
 
Back
Top