OG abaixo do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chrisostomo

Member
Joined
Jun 6, 2016
Messages
13
Reaction score
1
Olá, pessoal!

Essa é a minha primeira postagem e já acompanho o fórum há algum tempo (o qual já se tornou a minha referência para dúvidas, sugestões de leitura, etc.).

Ontem realizei a minha primeira brassagem (uma blond ale) e utilizei o BeerSmith. A minha OG estimada era de 1,047 e a OG após a medição (densímetro) foi de 1,040 (com correção de temperatura – medição a 26 graus).

As minhas dúvidas são:

1) A diferença constatada é muito grande ou pode ser considerada como aceitável?

2) Caso a FG estimada se confirme o teor alcoólico da cerveja ficaria em 3,8%, isso é muito baixo? E ainda há a possibilidade de ficar menor ainda. Qual seria o mínimo de teor para que ela ficasse “bebível”?

Muito obrigado e peço desculpas antecipadas por alguma besteira que tenha falado já que sou um principiante,

Abs!
 
1) Primeira brassagem, ainda nem conhece seu equipamento direito. Tenha certeza de que fez anotações de volumes, perdas, etc. Corrija nas próximas brassagens.

2) Depende do que você considera baixo, vai dar cerveja. Tem cerveja de 2% que é bebível!
 
1) A diferença constatada é muito grande ou pode ser considerada como aceitável?
Qual a Eficiência total que você colocou no Beersmith?

Uma moagem incorreta dos grãos afetam diretamente o OG, Principalmente muito grossa que ficam muitos grãos inteiros.

2) Caso a FG estimada se confirme o teor alcoólico da cerveja ficaria em 3,8%, isso é muito baixo?
Em relação ao Álcool para o estilo Blond Ale Pelo BJCP 2015 de 3,8% a 5,5%

Se sua ficar em 3,8%, Ta dentro ainda do estilo.

Mas e se ficar com 3,5%?
Um concurso pode ser que não ganhe com ela ;)


Qual seria o mínimo de teor para que ela ficasse “bebível”?
como o lpera falou tem cerveja com 2% de álcool.


É seu primeiro teste. agora você tem ideia de tempo dos processos, perdas.

Já pode alimentar melhor o beersmith, para ter valores mais precisos.

:mug:
 
Valeu a força, pessoal!

Coloquei 65% de eficiência (só passando mais informação:a batelada era de 20 L, mas consegui colocar 19L no fermentador), mas como muito bem falado pelo sombravarvas, agora poderei ajustar melhor.

Não precisa ganhar o concurso, ainda ;), mas se estiver boa pra mim e fizer sucesso com os amigos já está valendo hehehe

Vou torcer para dar tudo certo nas etapas posteriores.

Abraço!
 
Back
Top