Off Flavor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mwellisch

Well-Known Member
Joined
Mar 23, 2014
Messages
51
Reaction score
0
Prezados amigos cervejeiros,

Após catar em todo lugar e não achar uma resposta, inclusive em alguns livros, recorro a vocês para ver se há solução.

O problema: Tive duas levas que por erro logístico MEU, não consegui fermentar com temperatura controlada. Moro no Rio e estamos próximos do verão. Uma delas já foi engarrafada e, quando bebi, aquele sabor e odor forte de etanol/butanol/qualquer-coisa-ol. Insuportável nessa leva engarrafada. Por sorte, não tem muita coisa, apenas uns 8L, já engarrafadas.

A outra leva de 30L, fez a primária sem controle. 4 dias vigorosos de fermentação. Tomei a atitude de não deixar prosseguir e separei o mosto em duas partes, talvez já tardiamente. 20L coloquei no freezer a 19º com foço térmico e tudo. Os outros 10L estão ao tempo. Ambos trocaram de fermentadores.

Na minha prova do mosto, estava agradável, não deu pra perceber o excesso de alcool.

Solução 1: Jamais fazer cerveja sem controle de temperatura, especialmente acima dos 26º, disso eu já sei. Ok! Lição aprendida.

Solução 2 (há cura?): O tempo cura ou ameniza isso? Se sim, as engarrafadas ficarão guardadas até que possam ter amenizado. Se não existe solução, então vou "dar cabo" das engarradas e jogar minhas preciosas e prazerosas horas de trabalho na pia. Meu problema consiste em falta de garrafas e espaço.

A leva que estou fermentando, ainda vou trabalhar nela. Ao menos os 20L que estão com controle de temperatura. Era para ser uma Kolsch, começando a fermentação com 16º, subindo no terceiro dia pra 20º por mais 3 dias, depois caindo para 17º e finalizando a maturação para envase na casa dos 7º. Infelizmente nada disso deu certo, então começou com 28º, caiu pra 19º, ainda vou passar para 15º, caindo gradativamente até 5º quiçá 1º. Não sei ainda o que fazer.

Peço desculpas pelo testamento. Foi uma forma de compartilhar a experiência negativa, incluindo uma solução e questionando se há cura.

E obrigado, desde já!

Abs
 
Olá mwellisch,

Então... vc tem razão quanto aos problemas que obteve, no resultado e na causa.

Temperatura elevada produz uma quantidade muito grande de álcool superior, além de acetato de etila, que tem gosto de solvente.

Em geral, quando a concentração é baixa isso melhora com o tempo. Infelizmente, duvido que seja seu caso, já que fermentou tão quente a leva. Se está insuportável, o melhor é juntar forças e descartar a leva. Já tive cerveja com gosto excessivo de solvente e álcool que deixei parada por dois anos, com expectativas, e foi só frustração, nunca saiu.

O problema da sua Koelsch é que ela começou muito quente e permaneceu bastante tempo em alta temperatura. Os primeiros dias são os que determinam os sabores da cerveja, por isso que é recomendado começar frio e ir aumentando a temperatura no decorrer da fermentação. Observe seus resultados quando terminar de fermentar.

Abraço
 
Álcool superior, responsável por essa sensação que você descreveu, não desaparece nunca mais!
 
Obrigado pelas respostas, amigos. Estou monitorando a leva de 20L, que ainda nutro esperança de que não vai ficar horrível. Pelo menos no momento o mosto não apresenta nem o odor forte de alcool superior, nem gosto. Não me lembro da leva engarrafada apresentar essas características, mas também não fiz muitas provas dela durante o processo de fermentação. Na verdade, geralmente não faço diversas provas, só depois que termino a brassagem/fervura e antes de engarrafar. Só estou fazendo nessa para monitorar mesmo. Não quero perder tempo nem vasilhame engarrafando se não tiver chance de ficar boa.

De toda forma, valeu pela ajuda!!
 
Estou com sérios problemas e penso ser off-flavor, porque fizemos a Witbier durante um ano, umas 15 receitas e todas elas saíram muito parecidas e muito boas. Mas de um mês pra cá ela está ficando muito azeda. Começamos a comprar só laranjas muito maduras, assamos bem as casas para desidratar, tiramos toda parte branca com mais cuidado ainda. Compramos ar condicionado para controlar temperatura porque é verão, aqui está muito quente. Enfim, estamos tentando de tudo para corrigir como diminuir também as gramas da casca de laranja.
Utilizamos o Grainbag, mas lavamos muito bem e com água quente para tirar resíduos, fazendo de tudo conseguimos uma receita muito boa, mas a seguinte já ficou muito cítrica, bebível, mas fora do padrão e sinceramente não sabemos como corrigir, alguma dica?
 
Back
Top