Off-Flavor Tatinos na cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andradel

Member
Joined
Dec 13, 2016
Messages
16
Reaction score
2
Olá pessoal,
Estou precisando de uma ajuda do pessoal ai, eu fiz uma brassagem um dias atrás, uma APA, quando estava mosturando fui ligar o fogo para aumentar a temperatura , porém o termômetro digital que tenho travou e a temperatura acabou aumentando demais , depois que ele destravou marcou 83º C, assustei e desliguei rápido o fogo . Mesmo assim continuei a mostura, coloquei para fermentar e agora estou já na clarificação. Porém eu estou sentindo um gosto amargo na cerveja acredito que seja o taninos que liberei por causa da alta temperatura. Minha pergunta é : existe alguma forma de retirar esse gosto agora ou algo que possa disfarçá-lo ou o jeito é aceitar mesmo?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
 
Olá pessoal,
Estou precisando de uma ajuda do pessoal ai, eu fiz uma brassagem um dias atrás, uma APA, quando estava mosturando fui ligar o fogo para aumentar a temperatura , porém o termômetro digital que tenho travou e a temperatura acabou aumentando demais , depois que ele destravou marcou 83º C, assustei e desliguei rápido o fogo . Mesmo assim continuei a mostura, coloquei para fermentar e agora estou já na clarificação. Porém eu estou sentindo um gosto amargo na cerveja acredito que seja o taninos que liberei por causa da alta temperatura. Minha pergunta é : existe alguma forma de retirar esse gosto agora ou algo que possa disfarçá-lo ou o jeito é aceitar mesmo?
Agradeço desde já qualquer ajuda.

Wander,

Tira o fermentador da clarificação e deixa o balde uns 20 dias na secundária a 22C e vê se o amargor vai atenuando.

A única chance de salvar cerveja com defeito, é em uma secundária feita sem pressa.

Falo isso pq já tive o mesmo problema, e salvei a leva esquecendo o balde na secundária.
 
Muito obrigado alexandre, vou tentar fazer isso ver se da uma melhorada aqui. Muito obrigado.
 
Eu já apostaria numa maturação a frio mais prolongada, taninos tendem a decantar com processos de clarificação por frio. A levedura não vai metabolizar esse composto.

abraços
 
Também tive este problema em 10L de uma Centennial IPA por aqui, só que foi com a água do sparge... Achei ter desligado o fogareiro, mas ao verificar, mais para o fim do processo, ficou uma pequena chama ligada, medi a Temp. e acabou dando 80ºC...

A breja está no 4º dia da primária, ainda muito jovem e verde. Mas pude perceber um leve gosto meio seco meio amargo, receio de ser tanino já bate...

O difícil no meu caso é que não sou sommelier, e é impossível saber se são realmente taninos, visto que, a breja foi mosturada em 65ºC, ou seja, já tende a ficar mais seca mesmo, e além disso é single hop de Centennial com cerca de 65 IBUs, ou seja, tende a ficar mais amarga... E agora tem essa dúvida do sparge a 80ºC e os taninos... tenso.

Como ainda tem 4 dias de primária, é muito cedo para tirar conclusões... Hoje, ainda no 4 dia da primaria, a SG está estável desde ontem, então já comecei a subir a temperatura que se encontra em 20ºC, deixarei assim até o 7 dia, e então subirei 1ºC por dia até o dia 10, finalizando a fermentação secundária.

Penso que com 2 dias de cold crash a 0,5ºC, gelatina, e mais 2 dias a 0,5ºC seria o suficiente dentro do possível para remover grande parte dos supostos taninos... Colocarei a minha fé no cold crash severo + gelatina. Vamos ver no que dá.
 

Latest posts

Back
Top