Off flavor: solvente - álcoois superiores

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 11, 2018
Messages
17
Reaction score
2
Location
São José do Rio Preto
Boa tarde, estou com 20 litros de uma APA no 5° dia de fermentação (fermentando a 18°C, OG 1060 - Gravidade medida ontem: 1020) e está com gosto muito forte de álcool/solvente, esquentando a boca. Pelo o que eu li/assisti, deve ser formação de álcoois superiores (possíveis causas: falta de nutrientes para a levedura, baixa taxa de inóculo, etc.).
Há algo que eu possa fazer para superar essa falha?
Vou fazer dry hop de 5 dias (62 gramas). Essa adição conseguiria "esconder" essa falha ou a pioraria ainda mais?
Ainda não subi a temperatura para a fermentação secundária (a 22°). Após a secundária, a falha pode diminuir ou mesmo sumir?
Obrigado!
 
Last edited:
Boa tarde,
Tem a certeza de que não coletou pouco/parte do fermento? se realmente for o que está falando (álcoois superiores) a tendencia é de reduzir durante a secundaria. Agora, o quanto vai/pode ser reduzida na secundária não há como prever, pode ser parcial ou total.
 
Boa tarde,
Tem a certeza de que não coletou pouco/parte do fermento? se realmente for o que está falando (álcoois superiores) a tendencia é de reduzir durante a secundaria. Agora, o quanto vai/pode ser reduzida na secundária não há como prever, pode ser parcial ou total.
Não notei se veio fermento, acho que não. Isso traria o gosto forte de álcool? Vou fazer nova medição da gravidade hoje e verificar. Valeu!
 
Acho que o dry hop ajudaria, não sei como é o teu controle de temperatura mas talvez os 18° possa ter sido uma falsa leitura, geralmente os 3 primeiros dias geram calor no meio do fermentador e pode ter ajudado a gerar alcoóis superiores.
 
Acho que o melhor é tocar a fermentação normalmente. Álcool superior/solvente não tem muito como disfarçar depois que aparece. O tempo, uma maturação mais prolongada, pode ajudar bastante . Fiz uma saison que dei mole no controle de temperatura e tive o mesmo problema. Consegui diminuir um pouco na maturação, mas persistiu. Envasei e a medida que fui tomando parecia cada vez menor, mas nunca sumiu completamente.
Acho que o mais importante é identificar onde foi o erro pra não repetir no futuro.
 
Acho que o melhor é tocar a fermentação normalmente. Álcool superior/solvente não tem muito como disfarçar depois que aparece. O tempo, uma maturação mais prolongada, pode ajudar bastante . Fiz uma saison que dei mole no controle de temperatura e tive o mesmo problema. Consegui diminuir um pouco na maturação, mas persistiu. Envasei e a medida que fui tomando parecia cada vez menor, mas nunca sumiu completamente.
Acho que o mais importante é identificar onde foi o erro pra não repetir no futuro.
Obrigado pela resposta. Acho que o principal erro foi a baixa taxa de inóculo. A OG dela ficou alta (1060) para apenas um pacote de fermento. Na próxima também vou inocular já na temperatura de fermentação (18°). Nessa inoculei mais quente (cerca de 25°).
 
Back
Top