Off Flavor bizarro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EduardoHC

Member
Joined
Feb 3, 2016
Messages
11
Reaction score
3
Bom dia, senhores.
Um off flavor em comum apareceu em três momentos diferentes em três levas diferentes, realmente não sei de onde ele veio. Procurei alguns tópicos parecidos aqui no fórum, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Vou tentar explicar.

A primeira vez que o danado apareceu foi numa "Mexican Pilsner". Pois bem, esse lote rendeu uns 70 L, sendo que 40 foram divididos em dois post mix e o resto continuou no balde de 30 L, já que ainda não tinha adquirido o keg. Carbonatei corretamente e levei um post num churras que fizemos. Estava uma delícia, ficou bem equilibrada, leve, bebemos os 20 L rapidamente. Continuei carbonatando o outro post e deixei o primeiro de molho para a transferência, mas quando fui experimentar novamente a cerveja estava estranha demais, tinha mudado totalmente. Um gosto adstringente, que dentre as pesquisas que efetuei, pode ser aquele de "grama" ou banana verde, mas também lembra um gosto artificial, borracha de "bodóque". O retrogosto da bendita é como se eu tivesse dado um beijo de língua numa vaca.

Vamos ao segundo. IPA 60'. Coisa linda, brassagem marota, embriaguez durante o processo, mas nada que atrapalhasse a adição dos lúpulos ou medições necessárias. 7 dias de fermentação. Maturação correndo muito bem. Realmente muito cheirosa. Uma delícia até o 8 dia de maturação. Aí a vaca voltou de mansinho. Comecei a ficar preocupado, mas carbonatei normalmente. No segundo dia de carbonatação já notei o gosto zoado. O que diabos eu fiz desta vez? Estava tudo limpo, sanitizado... O corpo dela era compatível com a quantidade de lúpulo, ontem estava tudo tão bem... só lamento, caro cervejeiro, a vaca invadiu o teu freezer. 70 L de ipa pelo ralo.


Caso 3. APA
Brassagem ok, tudo nos conformes. Saiu do fermentador como uma clássica APA. Muito gostosa. Amargor decente, loira linda, mas a felicidade é temporária...
Chegou pra maturar já era. Aquele gosto traumático já invadiu na hora. 1 dia, novo recorde. Agora está lá... coloquei até pra maturar no post pra ver o que acontecia, já que é de inox e enfim... ainda está maturando com a vaca dentro, estou triste demais pra jogar ela fora, não sei o que faço.

Agora tenho uma pumpkin ale fermentando. E O MEDO!

Pessoal, se alguém já passou por alguma coisa parecida, ou sabe aonde a vaca pode estar invadindo me dêem um help. Pra não ficar muito longo, não especifiquei as receitas, mas o que elas tinham em comum eram alguns insumos, mas já descartei a possibilidade da qualidade pois outros cervejeiros da região usaram o mesmo lote e deu tudo certo.
Entre a Mexican e a IPA houveram outras brassagens e deu tudo certo. A IPA e APA vieram seguidas e faleceram.

HELP!
 
Cara veja se este documento te ajuda a identificar:
https://1drv.ms/b/s!AsgxMO3wW3aTgcIMntVnYs1uPAPMfQ

Veja os seguintes
. Caprílico (produzido pela levedura)
. Catty (parecido com jaula de animal)
. Grama cortada (produzido pelo lupulo)
. Terra molhada (pela agua)

Acho que se juntar tudo isto dará o gosto de Beijo de Vaca.
Tem tudo no documento aí
 
Last edited:
Confesso que to curioso rs...
Mas acredito que vamos ser proximos ao sabor de Titica com Mato! hasudhauhduas
 
@EduardoHC muito estranho os acontecimentos hein...

Vc citou quanto a alguns insumos em comum... Por acaso os lúpulos entraram nessa lista?

Caso tenham entrado, eles estavam bem acondicionados? Não notou nenhuma anormalidade, como por exemplo pellet's amarelados ou com cheiro esquisito?
 
Suspeitei do lúpulo pela questão do off em si, li algo sobre a safra do Amarillo de 2013 que estava zoada. Achei que seria isso, mas nas outras receitas usei outros e todos muito bem condicionados. O pessoal da região também usou os mesmos e não tiveram os problemas relacionados. Mistério.
 
Caros, um companheiro cervejeiro eng. químico me contou sobre uns viventes que habitam o fermentador e só agem depois de algum tempo. Mas é estranho pois o gosto não é de contaminado. Nada ácido...
 
Cara veja se este documento te ajuda a identificar:
https://1drv.ms/b/s!AsgxMO3wW3aTgcIMntVnYs1uPAPMfQ

Veja os seguintes
. Caprílico (produzido pela levedura)
. Catty (parecido com jaula de animal)
. Grama cortada (produzido pelo lupulo)
. Terra molhada (pela agua)

Acho que se juntar tudo isto dará o gosto de Beijo de Vaca.
Tem tudo no documento aí

O Caprílico faz sentido. Mas como ele se manifesta? Como evitá-lo? Não achei nada muito específico sobre ele...
Obrigado!
 
O Caprílico faz sentido. Mas como ele se manifesta? Como evitá-lo? Não achei nada muito específico sobre ele...
Obrigado!

Cara eu vi que ele é o nome que damos ao Ácido Graxo!
São causados por não lavar/enxaguar muito bem o recipiente, mas eles também podem ser produzidos a partir das condições de fermentação.
Se você deixar a cerveja no fermentador primário por um período de tempo relativamente longo após a primeira fermentação terminar (“longa” depende do estilo e outros fatores de fermentação), sabores de sabão podem resultar da degradação de ácidos graxos no Trub. Sabão é, por definição, o sal de um ácido graxo, assim você está literalmente degustação sabão/couro/parafina.
 
Como vc transfere a cerveja do balde para o PM ou outros baldes?
O que vc usa para sanitizar?
 
Tenta eliminar possibilidades. Exemplo, pega com um brother que use Biofor e tente sanitizar com ele... ou álcool 70%...
Tente não usar o sifão...
Vá trocando possibilidades

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Seu balde está riscado por dentro? Tipo algum risco fundo que possa bacterias.

O balde não está com uma descoloração, tipo, deixou de ser branco e ta com uma cor diferente?
 
Vc desmonta e sanitiza os conectores do postmix deep tube tampa orings etc?


Sent from my iPad using Tapatalk
 
Seu balde está riscado por dentro? Tipo algum risco fundo que possa bacterias.

O balde não está com uma descoloração, tipo, deixou de ser branco e ta com uma cor diferente?

Pior que não. Aconteceu nos baldes mas também no post...
 
Pode ser algo no interior das mangueiras tb no momento das trafegas.

Eu deixo sempre as mangueiras conectadas entre só por espigão e com alccol 70% dentro.

Verifique se as borrachas de vedação não estão rachadas e isso pode reter contaminação.
 
Pode ser algo no interior das mangueiras tb no momento das trafegas.

Eu deixo sempre as mangueiras conectadas entre só por espigão e com alccol 70% dentro.

Verifique se as borrachas de vedação não estão rachadas e isso pode reter contaminação.

Amanhã faremos outro teste.
Algumas vedações foram substituídas.

Depois de muito matutar, conversar e pesquisar, chegamos aos principais suspeitos.


1 - O nosso chiller é de contra-fluxo, vai saber o que está morando dentro dele.
2 - Como suspendemos a panela para filtragem, em algumas brassagens, não lembro quantas, á água da lavagem entrou em contato direto com o grão.
3 - Taninos.
 
Back
Top