Objetivo era uma weizenbock mas vai sair uma dunkleweiss !! Onde errei?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
190
Reaction score
27
Pessoal, essa é minha 6a brassagem.
Desde a minha 3a ou 4a tenho tentado aprimorar algumas coisas mirando manter o estilo e ter um rendimento melhor!

Uso BIAB, 10L.

Uso o beersmith para pegar ideias de receitas e adaptar ao que quero.

Então costumo fazer assim. Tenho como alvo um ABV 5%, p exemplo. Se o estilo suporta 4,5 a 5,5, já compro malte mirando 5,5 e ao final, meço OG. Se estiver mais para perto do limite superior eu adiciono água assim, perco um pouco de álcool, baixo OG, mas ganho uma ou 2 garrafas a mais. Quem faz só 10L em BIAB sabe do seu falo, rsrsrs.

Pois bem.

Estava indo bem, mas...

Dessa vez diz mais rigoroso com beersmith. Objetivo era uma weizenbock com uma fanfarrisse usando um pouco de amarilo.

Como sempre, mirei no topo do estilo: ABV 9,0%, OG 1.090!

Para minha surpresa, mesmo com quantidade pequena ao final, eu esperando que OG fosse quase chegar no 2.00, pois estava cerca de 5,5L. Ao medir estava apenas 1.070.

Adicionei mais quase o dobro de água (já sei, fiz ****, mas ia render nem 10 garrafas) e baixei para 1.045.

Aí foi uma decisão minha de mudar
Um pouco o estilo.

Mas pq será que não cheguei nos 1.090?

Comecei com cerca de 12L. Depois da mistura cheguei a lavar o bag com mais uma 7L.

Isei o bag para colocar lúpulo e evitar muitos trub ao final, mas mesmo assim, com baixo volume, OG baixa....

Devia ter lavado mais??
 
Moagem do malte como estava? mais fina mais grossa?
Durante a lavagem não ocorreu criação de canais?
Problemas com a medição? (temperatura fora do padrão)

Podem ser "N" motivos mas vale a penas começar com esses.
 
Moagem do malte como estava? mais fina mais grossa?
Durante a lavagem não ocorreu criação de canais?
Problemas com a medição? (temperatura fora do padrão)

Podem ser "N" motivos mas vale a penas começar com esses.

Obrigado.

Olha, moagem comprei assim. Não tenho moedor. Mas o pessoal da loja me avisou que o moedor deles estava com problema, porém, eles moeram 2xs. Como era Biab, poderia ser mais fino mesmo né!

A lavagem eu jogo com o saco fechado, ao redor dele. Já é um mega filtro não?

Não sei diEr se medição fora do padrão. São os equipamentos q uso sempre.

O que eu achei estranho foi: bastante tempo de misturacao - 76min, alta quantidade de malte - 4kgs, fervura padrão - 60, min. Reduziu o volume, logo eu esperava um OG bem alta. Já sai de 1.070 (esperando 1.090) com 1/2 volume praticamente. Onde foi parar minha maltose e demais componentes? Kkkk
 
Bom, pelo menos a fermentação tá vigorosa.
Que vai sair cerveja vai.
Não vou desistir. Vou tentar outra depois de alto ebv. Mas ao menos preciso ter uma ideia por onde começar arrumar, uma vez que estava dando certo até agora.
 
Não entendi isso que falou da lavagem.... a questão não é filtrar, e o saco não é o filtro do rolê todo, oque faz o filtro são os grãos.

O objetivo da lavagem é passar água por entre os grãos para retirar por arraste o açúcar residual no meio... logo talvez esteja ai sua perda!

Imagino qeu usou muitos grãos, e a proporção de água não deve ter sido o bastante pra solubilizar tudo. Na próxima vez faça a lavagem lentamente fazendo escoar por dentro dos grãos.

Creio que a perda tá ai!
 
Não entendi isso que falou da lavagem.... a questão não é filtrar, e o saco não é o filtro do rolê todo, oque faz o filtro são os grãos.

O objetivo da lavagem é passar água por entre os grãos para retirar por arraste o açúcar residual no meio... logo talvez esteja ai sua perda!

Imagino qeu usou muitos grãos, e a proporção de água não deve ter sido o bastante pra solubilizar tudo. Na próxima vez faça a lavagem lentamente fazendo escoar por dentro dos grãos.

Creio que a perda tá ai!

Cara, acho que vc matou mesmo a charada.
Eu notei que o bag saiu "caramelado". Eu "espremia" ele e minha mão saia gosmenta de açúcar.
Talvez nesse caso precisasse lavar mesmo né? Mas e como fica a questão BIAB?
Ponho em outro local e lavo mesmo assim? Supostamente não se faz isso né? Mas como a quantidade de malte era grande, talvez BIAB não seja muito bom né?
 
E por isso que alguns sistemas tem algumas limitações...

Nunca fiz isso com BIAB, o normal do BIAB é colocar água em excesso pra conseguir deixar tudo diluído, por isso as panelas de BIAB são maiores que a mesma para outros sistemas.

Me explica como é seu equip, principalmente o seguinte: o saco fica aberto? fica com todos grãos expostos ou você fecha e deixa uma trouxinha?

Tem válvula inferior? Quando com o saco aberto, dá pra tirar mosto por baixo? Você tenta recircular?

Responde essas questões e daí podemos pensar em uma maneira... eu já usei BIAB com saco, mas com excesso, se não somente panela dentro da outra... nesse caso da pra recircular fácil e até mesmo lavar. Creio que tenha que fazer algum teste no seu sistema.
 
E por isso que alguns sistemas tem algumas limitações...

Nunca fiz isso com BIAB, o normal do BIAB é colocar água em excesso pra conseguir deixar tudo diluído, por isso as panelas de BIAB são maiores que a mesma para outros sistemas.

Me explica como é seu equip, principalmente o seguinte: o saco fica aberto? fica com todos grãos expostos ou você fecha e deixa uma trouxinha?

Tem válvula inferior? Quando com o saco aberto, dá pra tirar mosto por baixo? Você tenta recircular?

Responde essas questões e daí podemos pensar em uma maneira... eu já usei BIAB com saco, mas com excesso, se não somente panela dentro da outra... nesse caso da pra recircular fácil e até mesmo lavar. Creio que tenha que fazer algum teste no seu sistema.

Blz, vamos lá.
Eu já cheguei a recorcular sim com o saco. Ele fica aberto. É que deixei de fazê-lo pq li que era desnecessário.
Num curso on-line inclusive o professor ensinava a fazer esse "completo" jogando água depois em cima do saco fechado e completando o mosto para ferver.

Meu equipamento é para 10L, fermentador de 12, panela de 18, com válvula.
Mas ontem com uns 12L e o 4kgs de malte ficou no limite.
 
Então nesse caso em que falta espaço, você pode recircular já que é possível. E também depois fazer uma lavagem do grão como no método tradicional.

A proporção de água para os grãos está meio baixa pra fazer sem lavagem.

Quando quiser fazer com densidade alta faça a lavagem dos grãos e o problema está resolvido.
 
Realmente acho Q vc estressou o BIAB! Pode ser o caso de aumentar a água no processo e aumentar a evaporação ou bolar um esquema de recirculação em Q o saco fica fora do mosto e fazer a lavagem!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Então nesse caso em que falta espaço, você pode recircular já que é possível. E também depois fazer uma lavagem do grão como no método tradicional.

A proporção de água para os grãos está meio baixa pra fazer sem lavagem.

Quando quiser fazer com densidade alta faça a lavagem dos grãos e o problema está resolvido.



Concordo! A lavagem pode ser desnecessária para densidades normais, mas pelo visto altas densidade e bem recomendada.
Vou levar isso em consideração em minhas brassagens


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Valeu galera, vou testar de novo em outra brassagem.
Viu fazer isso, recorcular bem, adicionar água lavando.
Mesmo que eu tivesse os 1.070 mas com os
10l ok. O que estranhei foi densidade não tão alta e baixo volume com bastante malte.
Resolvido, obrigado a todos.
 
@anbes,

1 - Compre Fermcap. Isso lhe ajuda a colocar mais água na boil kettle sem o risco de boil over. Faz uma put@ diferença pra quem tem panela pequena.
Durante a mostura, pode colocar agua até a boca da panela também que não tem erro. Eu costumo usar uma proporção entre 3L e 5L de agua por Kg de malte. Se olhar pra panela, transborda as vezes. :D

2 - Sei que BIAB não precisa de lavagem e #mimimimi, mas pela minha experiência, faz diferença sim, principalmente pra OG alta.
O jeito mais fácil que encontrei de fazer isso é esquentar água a uns 72ºC, botar o saco de grãos no fermentador e jogar água por cima, como se fosse um batch sparge. Eu faço porque preciso completar o meu volume pré fervura. Em caso de cervejas de alta densidade, ajuda muito!!
 
A questão não é que não necessita de lavagem, na verdade há uma confusão ai.

É que no caso do BIAB (BREW IN A BAG) o recomendado é um Batch sparge ao inves de um FLY!! Porém continua sendo um processo de lavagem.
Visto que por ter o BAG vc nao precisa necessariamente da cama de grãos formada, então nao é obrigado a ficar recirculando o mosto..

Desta forma, vc adiciona toda agua na panela e faz a agitação do mosto, mistura, ou como preferir.. e por esta agitação vc desprende os açucares residuais.

Como dica, aconselho a aprofundar um pouco mais na tecnica/processo que vc ta usando.. repete a mesma receita, depois de se aprofundar mais na tecnica que vai ver que ela vai melhorar muito.

As vezeso gap da historia nao ta nos ingredientes nem na receita.. mas sim na tecnica adequada do equipo.

boa sorte ai.
Abs
 
A questão não é que não necessita de lavagem, na verdade há uma confusão ai.

É que no caso do BIAB (BREW IN A BAG) o recomendado é um Batch sparge ao inves de um FLY!! Porém continua sendo um processo de lavagem.
Visto que por ter o BAG vc nao precisa necessariamente da cama de grãos formada, então nao é obrigado a ficar recirculando o mosto..

Desta forma, vc adiciona toda agua na panela e faz a agitação do mosto, mistura, ou como preferir.. e por esta agitação vc desprende os açucares residuais.

Como dica, aconselho a aprofundar um pouco mais na tecnica/processo que vc ta usando.. repete a mesma receita, depois de se aprofundar mais na tecnica que vai ver que ela vai melhorar muito.

As vezeso gap da historia nao ta nos ingredientes nem na receita.. mas sim na tecnica adequada do equipo.

boa sorte ai.
Abs



Lucas obrigado
Eu senti a falta de eficiência ao usar o Fly no último método... Vou tentar agora com Batch e atualizo os resultados.




Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Pessoal, hj, 10 dias, fui testar FG. Ainda em 1.017. Ficou em temperatura ambiente, mas em São Paulo foram tempos frios. Fora que o gosto esta meio ácido e ainda tem "espuma".
Alguma sugestão? Pensei em colocar o balde em um local mais quente.
 
No fim deixei em outro ambiente, mais quente, ainda tinha atividade airlock. Acho que vou deixar mais 1semana antes de envasar... O que acham?
 
Na dúvida espera mais. Não tem nada a perder, no máximo a cerveja só está maturando
 
Engarrafei ontem. Dei uma caprichada no açúcar invertido.
Vamos ver se não estoura, kkkk. Botei que airlock ainda trabalhava. Rezar.
 
Não tenho lá o que se chame de experiência, ainda to na minha 4a cerveja, mas uso método BIAB e faço o seguinte..

Uso uns 4L de água por kg de malte. No final da mosturação, tiro o bag da panela e coloco sobre um escorredor de macarrão dentro de outra panela. Faço a lavagem simplesmente jogando água (a 80 graus) por sobre o saco fechado, até completar o volume que preciso pra adicionar na panela, pra dar o volume pré fervura.
Até agora tem dado certo, tenho atingido a OG pretendida no final da fervura, com o volume de mosto pretendido. Minha eficiência ta em torno de 66%.
:mug:
 
Não tenho lá o que se chame de experiência, ainda to na minha 4a cerveja, mas uso método BIAB e faço o seguinte..

Uso uns 4L de água por kg de malte. No final da mosturação, tiro o bag da panela e coloco sobre um escorredor de macarrão dentro de outra panela. Faço a lavagem simplesmente jogando água (a 80 graus) por sobre o saco fechado, até completar o volume que preciso pra adicionar na panela, pra dar o volume pré fervura.
Até agora tem dado certo, tenho atingido a OG pretendida no final da fervura, com o volume de mosto pretendido. Minha eficiência ta em torno de 66%.
:mug:

Faço isso tb, mas nessa com essa OG alta tive dificuldade.
Primeiro pq estava mais pesado, segundo pq parecia que o bag ficou "saturado" de açúcar!
 
No fim estou satisfeito, abri antes para averiguar, está legal.
Axho que até vou gelar antes para não "explodir" kkk
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    186 KB · Views: 61
Pessoal, a cerveja ficou boa. Mas ocorre sempre na primeira servida um creme exagerado! Muita carbonatação??
 
Pessoal, a cerveja ficou boa. Mas ocorre sempre na primeira servida um creme exagerado! Muita carbonatação??



Isto é do copo.
Copo com ranhuras ou não tão limpo aumentam a espuma no primeiro momento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Isto é do copo.
Copo com ranhuras ou não tão limpo aumentam a espuma no primeiro momento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Com essa. Reveja tem acontecido em qualquer copo.
Outras no mesmo copo não!
Essa cerveja já saiu do fermentador mais "Espumosa" que o normal!
 
Com essa. Reveja tem acontecido em qualquer copo.
Outras no mesmo copo não!
Essa cerveja já saiu do fermentador mais "Espumosa" que o normal!

Bom, pode ser que sua cerveja tenha uma carga maior de proteínas que ajudam na formação de espuma, além da carbonatação.
 
Back
Top