O que vocês acham dessa American IPA?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maycon Oliveira

Active Member
Joined
Nov 12, 2018
Messages
33
Reaction score
4
Tenham em mente que é minha segunda brassagem ever. Junto com os ingredientes, vou comprar equipamentos melhores pra produzir esse bicho direito. A receita original é um pouco diferente e tem dry-hopping, mas eu mudei porque não estou muito confiante em tentar ainda. Além disso, gostaria de saber se eu preciso clarificar esse bicho (com whirlfloc seria a minha ideia) e se uma maturação de 7 dias pra uma AIPA ta ok. Valeu galera. Segue a receita e no fim um link pro Brewgr.

All Grain
10L
Fervura: 60' | Eficiência: não sei, mas botei pra baixo (65%)
Método: BIAB
Maltes:
  1. Base: Pilsner Weyermann (2,7kg) - 1º Lovibond
  2. Especial 1: CaraPils Weyermann (0,25kg) - 2º Lovibond
  3. Especial 2: CaraAroma Weyermann (0,05kg) - 150º Lovibond
Lúpulos:
  1. 60': Chinook (15g)
  2. 10': Chinook (15g)
  3. 1': Chinook (20g)
Levedura: US-05 Fermentis
Link: http://brewgr.com/recipe/60223/douglinhas-ipa-american-ipa-recipe?public=true
Original: http://beersmithrecipes.com/viewrecipe/1404512/bonnies-bitchin-ipa-5gl

Alguns ingredientes da original foram adaptados com relação à disponibilidade nas lojas que irei visitar. A receita é uma adaptação da original "Bonnie's Bitchin' IPA". Muitas coisas como quantidade dos ingredientes eu não tenho ideia de como explicar. Gostaria de ideias sobre isso (quantidade), sobre os ingredientes em si, principalmente os lúpulos e maltes especiais. Qualquer dica é bem-vinda. Eu curto cervejas lupuladas e gosto de amargor. Essa tá dando uns 56 de IBU no Brewgr, o que não é muito mas eu tô satisfeito. Agradeço desde já.

EDIT: Acabei de descobrir o que é SMaSH e pensei em tentar uma receita. Tem vários estilos que eu queria experimentar, mas fiquei numa IPA mesmo (English IPA). A receita tá aqui, e é um blend de maltes ingleses com lúpulos neozelandeses (por isso o nome de brincadeira). O que vocês acham?
 
Last edited:
Tenham em mente que é minha segunda brassagem ever. Junto com os ingredientes, vou comprar equipamentos melhores pra produzir esse bicho direito. A receita original é um pouco diferente e tem dry-hopping, mas eu mudei porque não estou muito confiante em tentar ainda. Além disso, gostaria de saber se eu preciso clarificar esse bicho (com whirlfloc seria a minha ideia) e se uma maturação de 7 dias pra uma AIPA ta ok. Valeu galera. Segue a receita e no fim um link pro Brewgr.

All Grain
10L
Fervura: 60' | Eficiência: não sei, mas botei pra baixo (65%)
Método: BIAB
Maltes:
  1. Base: Pilsner Weyermann (2,7kg) - 1º Lovibond
  2. Especial 1: CaraPils Weyermann (0,25kg) - 2º Lovibond
  3. Especial 2: CaraAroma Weyermann (0,05kg) - 150º Lovibond
Lúpulos:
  1. 60': Chinook (15g)
  2. 10': Chinook (15g)
  3. 1': Chinook (20g)
Levedura: US-05 Fermentis
Link: http://brewgr.com/recipe/60223/douglinhas-ipa-american-ipa-recipe?public=true
Original: http://beersmithrecipes.com/viewrecipe/1404512/bonnies-bitchin-ipa-5gl

Alguns ingredientes da original foram adaptados com relação à disponibilidade nas lojas que irei visitar. A receita é uma adaptação da original "Bonnie's Bitchin' IPA". Muitas coisas como quantidade dos ingredientes eu não tenho ideia de como explicar. Gostaria de ideias sobre isso (quantidade), sobre os ingredientes em si, principalmente os lúpulos e maltes especiais. Qualquer dica é bem-vinda. Eu curto cervejas lupuladas e gosto de amargor. Essa tá dando uns 56 de IBU no Brewgr, o que não é muito mas eu tô satisfeito. Agradeço desde já.

EDIT: Acabei de descobrir o que é SMaSH e pensei em tentar uma receita. Tem vários estilos que eu queria experimentar, mas fiquei numa IPA mesmo (English IPA). A receita tá aqui, e é um blend de maltes ingleses com lúpulos neozelandeses (por isso o nome de brincadeira). O que vocês acham?
Bota pale malt no lugar desse pilsner, q vai ficar sucesso, e os lupulos, se for pra ser simples, eu usaria Columbus, na mesma proporção... Uma boa pedida é substituir por citra q vai ser uma cerva muito melhor... Chinook solo nunca fiz, mas ficará apenas boa, não excelente.. minha opinião
 
Bota pale malt no lugar desse pilsner, q vai ficar sucesso, e os lupulos, se for pra ser simples, eu usaria Columbus, na mesma proporção... Uma boa pedida é substituir por citra q vai ser uma cerva muito melhor... Chinook solo nunca fiz, mas ficará apenas boa, não excelente.. minha opinião

Entao cara, eu tentei de novo, só que dessa vez com um lúpulo melhor e uma receita um pouco mais simples e própria.

http://brewgr.com/recipe/60238/final-aipa-american-ipa-recipe?public=true

Eu fui de Pilsen de novo mas poderia trocar pelo Pale. Porque seria melhor na sua opinião?
 
Entao cara, eu tentei de novo, só que dessa vez com um lúpulo melhor e uma receita um pouco mais simples e própria.

http://brewgr.com/recipe/60238/final-aipa-american-ipa-recipe?public=true

Eu fui de Pilsen de novo mas poderia trocar pelo Pale. Porque seria melhor na sua opinião?

o pale tem mais caráter, da um maltado mais legal, e originalmente em ipas se usa pale, por isso usaria, dizem que 80% de pilsen com 20% de munich para malte base, dá um maltado parecido com o do pale, mas como é só 10L q vc vai fazer faça com pilsen e a proxima faça com pale, VOCÊ concluirá sozinho, as diferenças.
sua primeira brassagem vc bateu a og esperada? se essa bater, vai ficar boa, se ficar mais baixa a og do que o esperado, pode ser que fique uma sensação de amargor alta.
 
Eu usaria o malte Pilsen sem medo. Vai ficar sem muita presença do malte e destacar mais o lúpulo. Como a receita já é bem básica, eu utilizaria um lúpulo mais marcante. Na verdade até prefiro o Chinook ao Columbus para single hop. Mas ficam outras sugestões pessoais: Citra, Mozaic, Amarillo, El Dorado, Mandarina Bavaria, Centennial, Sorachi Ace, Motueka... Se for pessoalmente em uma loja, converse com os vendedores e peça sugestões de lúpulo, explicações sobre as características e diferença de cada um.
 
Só uso pilsen em apas e ipas, como vai muito lupulo acho que nao compensa pagar o preço do pale...mas é só minha opiniao.
Sobre os lúpulos, quando comecei utilizava um pouco mais de lupulo que voce esta utilizando, usava o chinook em 60 min e cascade+centennial em adicioes de 15min e 0 min, para 20 litros utilizava 110 gramas no total.
Hoje percebo que pelo trabalho que dá a cerveja economizar em lupulo é jogar meu trabalho fora, hoje faço 30L com mais ou menos 250gramas de lupulo na receita sem contar o dry-hopping. Utilizo lupulos mais ''potentes'' como Citra, Mosaic e Galaxy.
Há hoje em Curitiba bons lúpulos em um preço razoável, utilizo bastante o Citra e Mosaic que estão na faixa de 18 a 20 reais 50 gramas. O melhor lúpulo que já utilizei em APA e IPA é o Galaxy, fica bom de todos os jeitos, quanto mais melhor, mas os 25 reais 50gramas é caro demais.
Faço apenas uma adiçao de 20 a 25gramas de chinook para amargor e depois só adiciono lupulo com fogo apagado para garantir sabor.
A maioria destas ações que faço hoje são dicas deste fórum e realmente os resultados melhorarão.
 
Eu também estou fazendo testes de IPA sem DH. Consegui bom resultado fazendo a adição tardia, infusão, a 80ºC. Eu abro a água do chiler de imersão (que já estava na panela antes mesmo de apagar o fogo) e monitoro a temperatura até os 80ºC. Fecho então a água e aí é que eu faço a adição "mais-que-tardia", quando é o caso. Não uso cestinha, na verdade dou até uma mexida de leve no mosto pra garantir que os palets de lúpulo tenham melhor aproveitamento (isso pode ser paranoia). Após o tempo de infusão, abro novamente a água do chiler e derrubo a temperatura até os 22ºC, que é o que eu consigo normalmente. Acho que essa possibilidade de trabalho na verdade pode ser outra das grande vantagem do chiler de imersão. Cara, o aroma e o sabor que consegui com essa técnica é surpreendente. Então eu pegaria essa última adição de 20g que vc fará a 1 minuto e substituiria com essa técnica deixando 20 minutos a 80ºC. (se em vez de substituir, puder colocar mais 20g, melhor ainda...rsrrsrs)
 
A receita ta bacana, eu adicionaria apenas um dry hopping de algum lúpulo da nova geração. Biab normalmente fica em 65% de eficiência mesmo. Boa sorte ai, abraços.
 
Back
Top