O que é BATCH SPARGE, e FLY/CONTINUOUS SPARGE, e quando usar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu utilizo uma de 3/8 pq era o que eu já tinha de mangueira. Mas já utilizei uma de 1/2 e também funcionou bem. Uso essa mesma bomba de inox da WE.
A de 3/4 nunca usei, acho que a bomba nem tem força pra fazer essa vazão.
 
Eu utilizo uma de 3/8 pq era o que eu já tinha de mangueira. Mas já utilizei uma de 1/2 e também funcionou bem. Uso essa mesma bomba de inox da WE.
A de 3/4 nunca usei, acho que a bomba nem tem força pra fazer essa vazão.

Blz luanfg!

Utilizo uma de lavadora mesmo, e jorra na mangueira de 3/4".

Mas bacana, vou de 1/2".

Valeu!
 
digo isso porque apos a lavegem, dei uma viradinha na panela pra tirar ate a ultima gota e saiu um mosto de cor muito escuro, isso apos a lavagem onde ja estava saindo mosto bem claro, ou seja esse mosto estava la parado no canto, tenho receito que, se o mosto que esta do outro lado da saida ficar parado, ele pode aquecer de mais e a temperatura naquele canto aquecer muito, bagunçando a rampa (utilizo resistencia eletrica com resirculação constante e controle de temp no retorno)
Eu notei isso tambem. Analisando, pela densidade do mosto o mais concentrado vai para o fundo. Abaixo da saída ficava um volume bem concentrado. Resolvi isso colocando um joelho de 90 graus. Dessa forma consigo extrair praticamente todo o mosto. Qualquer coisa que fique o mais próximo do fundo da panela vai resolver
 
E ai tudo certo?
Estava com a mesma questão, estou com uma panela de 68 litros. Comprei uma bomba de circulação inox na WE para 1/2" encaixei dentro da panela a mangueira de silicone, foi gerando um vórtex ao qual foi acomodando a cama de grãos!

Espero ter ajudado!

Laker,

Só neste sábado consegui fazer minha tão esperada brassagem.

Cara, subi a mangueira de 3/4, reduzi com a de silicone para 1/2 e, maravilha!!!

A circulação ficou muito boa e a cerveja clarifica muito rápido!

Foi perfeito!

Valeu pelo toque!

Saúde!

Ps: Coloquei imagens no instagram, caso tenha curiosidade de ver estou como Mauricio Santaliestra
 
Laker,

Só neste sábado consegui fazer minha tão esperada brassagem.

Cara, subi a mangueira de 3/4, reduzi com a de silicone para 1/2 e, maravilha!!!

A circulação ficou muito boa e a cerveja clarifica muito rápido!

Foi perfeito!

Valeu pelo toque!

Saúde!

Ps: Coloquei imagens no instagram, caso tenha curiosidade de ver estou como Mauricio Santaliestra
Bah que legal jovem!!!! Fico feliz que deu certo!! Ja to seguindo ai no insta hehehe!!!
 
Boa noite pessoal. Qual tipo de lavagem recomendada quando se esta usando um cesto de inox para o malte? É possivel fazer o fly sparge com o cesto? Para uma maior eficiência é mais recomendado trocar o cesto por um fundo falso?

Sempre usei fundo falso, entretanto agora estou com um cesto desses de inox, mas nao quero facilidade, quero eficiencia. Da para ser tao eficiente com o cesto como com o fundo falso?
 
Boa noite pessoal. Qual tipo de lavagem recomendada quando se esta usando um cesto de inox para o malte? É possivel fazer o fly sparge com o cesto? Para uma maior eficiência é mais recomendado trocar o cesto por um fundo falso?

Sempre usei fundo falso, entretanto agora estou com um cesto desses de inox, mas nao quero facilidade, quero eficiencia. Da para ser tao eficiente com o cesto como com o fundo falso?


Minha opinião... a diferença entre o cesto para o fundo falso é que o fundo falso você estará direcionando o líquido (mosto) para o fundo da panela e retirando a maior parte dos açucares, já o cesto não ha este "forçamento" pois o caminho pode ser orientado para as laterais do cesto com os maltes compactados fornecendo assim não tantos açucares quanto o fundo falso. Valeu abraço espero ter ajudado.
 
Minha opinião... a diferença entre o cesto para o fundo falso é que o fundo falso você estará direcionando o líquido (mosto) para o fundo da panela e retirando a maior parte dos açucares, já o cesto não ha este "forçamento" pois o caminho pode ser orientado para as laterais do cesto com os maltes compactados fornecendo assim não tantos açucares quanto o fundo falso. Valeu abraço espero ter ajudado.

E meu objetivo é em algum momento no futuro fazer para vender, logo preciso priorizar a eficiência. Vou tentar devolver o cesto para o vendedor. Caso alguém tenha interesse em comprar, é um cesto em aço inox de 50cm de diâmetro, feito para panelas de 130 litros.
 
No geral, mangueira com comprimento suficiente para dar uma volta completa dentro da panela faz com que a ponta dela fique submersa, rente à parede, e apontando levemente pra cima, o que é a perfeição porque gera aeração quase zero, um suave whirlpool que homogeneiza tudo, tudo isso sem fazer buraco no malte.

Abraço,

Se eu colocar um fundo falso só que com buracos maiores sobre a cama de grãos e a mangueira por cima, vou conseguir distribuir melhor o mosto durante a recirculação?
 
Se eu colocar um fundo falso só que com buracos maiores sobre a cama de grãos e a mangueira por cima, vou conseguir distribuir melhor o mosto durante a recirculação?
Talvez você crie caminhos preferenciais somente nos locais em que fez os furos.
Ainda mais se forem buracos maiores que os de um fundo falso.
Teriam que ser furos minúsculos para gotejar por toda a cama de grãos.

Mas o ideal ainda é a forma como o Guenther postou e você citou:
Guenther said:
No geral, mangueira com comprimento suficiente para dar uma volta completa dentro da panela faz com que a ponta dela fique submersa, rente à parede, e apontando levemente pra cima, o que é a perfeição porque gera aeração quase zero, um suave whirlpool que homogeneiza tudo, tudo isso sem fazer buraco no malte.

Abraço,
 
Back
Top