O que é BATCH SPARGE, e FLY/CONTINUOUS SPARGE, e quando usar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia!

utilizo fly sparge, mas tenho notado uma deficiencia na lavagem e na recirculação, e vendo estas imagens notei que o indicado pra quem usa fundo falso seria colocar uma mangueira prologando a saida ate o centro da panela, no meu caso nao uso isso, a saida da panela esta puxando o mosto pela lateral, isso pode causar problemas na brassagem? seria indicado eu prolongar com um tubo ate o meio da panela?

Hoje fiz a brassagem na mesma panela de filtragem (fundo falso) e foi complicado.

Pré esquentei a água a 68º e adicionei o malte. Mexi pra não ter grumos e a temperatura caiu la pra 62º. Como eu quero uma cerveja mais encorpada, decidi esquentar mais.

Enquanto esquentava, fui recirculando.
O problema é que a temperatura passou BASTANTE dos 68º. Isso porque eu estava tirando a temperatura acima do fundo falso (+- na metade da panela). E o mosto abaixo do fundo falso (depois fui ver) já estava em 82º . Ou seja....os grão estava a 68º e o mosto abaixo do fundo falaso a 82º. Demorou uns 15 minutos pra emparelhar. Acabou ficando com uma diferença de 64 e 69º
:(

Minha pergunta é. Vale a pena eu continuar com ela até o final ou melhor começar de novo essa leva?

Quantos litros?? Eu continuaria, vai ficar encorpadona!
 
Hoje fiz a brassagem na mesma panela de filtragem (fundo falso) e foi complicado.

Pré esquentei a água a 68º e adicionei o malte. Mexi pra não ter grumos e a temperatura caiu la pra 62º. Como eu quero uma cerveja mais encorpada, decidi esquentar mais.

Enquanto esquentava, fui recirculando.
O problema é que a temperatura passou BASTANTE dos 68º. Isso porque eu estava tirando a temperatura acima do fundo falso (+- na metade da panela). E o mosto abaixo do fundo falso (depois fui ver) já estava em 82º . Ou seja....os grão estava a 68º e o mosto abaixo do fundo falaso a 82º. Demorou uns 15 minutos pra emparelhar. Acabou ficando com uma diferença de 64 e 69º
:(

Minha pergunta é. Vale a pena eu continuar com ela até o final ou melhor começar de novo essa leva?

Com certeza vale a pena. Na minha primeira brassagem eu cheguei até a ferver o mosto sem querer. Pensei em abortar e jogar tudo fora, mas continuei e ela ficou muito boa pra minha surpresa.
 
Hoje fiz a brassagem na mesma panela de filtragem (fundo falso) e foi complicado.

Pré esquentei a água a 68º e adicionei o malte. Mexi pra não ter grumos e a temperatura caiu la pra 62º. Como eu quero uma cerveja mais encorpada, decidi esquentar mais.

Enquanto esquentava, fui recirculando.
O problema é que a temperatura passou BASTANTE dos 68º. Isso porque eu estava tirando a temperatura acima do fundo falso (+- na metade da panela). E o mosto abaixo do fundo falso (depois fui ver) já estava em 82º . Ou seja....os grão estava a 68º e o mosto abaixo do fundo falaso a 82º. Demorou uns 15 minutos pra emparelhar. Acabou ficando com uma diferença de 64 e 69º
:(

Minha pergunta é. Vale a pena eu continuar com ela até o final ou melhor começar de novo essa leva?
Não uso fundo falso no fogareiro por isso, a probabilidade de abaixo do fundo estar uma temperatura muito acima dos grãos é enorme. Se tiver uma bomba de recirculação para o mosto abaixo do fundo ficar sempre recirculando, blz. Senão tiver, usa o Bazooka mesmo.
 
Hoje fiz a brassagem na mesma panela de filtragem (fundo falso) e foi complicado.

Pré esquentei a água a 68º e adicionei o malte. Mexi pra não ter grumos e a temperatura caiu la pra 62º. Como eu quero uma cerveja mais encorpada, decidi esquentar mais.

Enquanto esquentava, fui recirculando.
O problema é que a temperatura passou BASTANTE dos 68º. Isso porque eu estava tirando a temperatura acima do fundo falso (+- na metade da panela). E o mosto abaixo do fundo falso (depois fui ver) já estava em 82º . Ou seja....os grão estava a 68º e o mosto abaixo do fundo falaso a 82º. Demorou uns 15 minutos pra emparelhar. Acabou ficando com uma diferença de 64 e 69º
:(

Minha pergunta é. Vale a pena eu continuar com ela até o final ou melhor começar de novo essa leva?
Olá,

Cara, primeira coisa que vc tem que fazer é calcular a temperatura da água, e não esquentar água a X, misturar, e depois ver no que dá.

Uma fórmula clássica é:

TG = Temperatura dos Grãos (ex.: 20 graus)
TM = Temperatura de Mosturação Desejada (ex.: 68 graus)
P = Proporção de Água utilizada (ex.: 3 L/KG)
0,41 = É só uma constante que muda se formos calcular em graus F.

Ta = a temperatura que a água deve ficar antes de colocarmos o malte

A fórmula:

Ta = ((0,41 / P) x (TM – TG)) + TM

Exemplo - assumindo que utilizaremos uma proporção de água (P) de 3 L/KG, que a temperatura dos grãos (TG) é de 20 graus, e que queremos uma temperatura de mosturação de 68 graus (TM):

T = ((0,41 / 3) x (68 – 20)) + 68 T = (0,1367 x 48) + 68
T = 6,5616 + 68
T =~ 74,5 graus

Particularmente, para panelas de alumínio sem isolamento, eu recomendo a maioria dos cervejeiros a fazerem uma correção de 1,5 graus, ou seja, se quer 68 graus, calcule como se fosse para 69,5. É sempre melhor errar pra cima, pois basta adicionar água fria pra resolver.

-------

Sobre sua dificuldade, a questão é simplíssima.... ou vc está recirculando de forma muito lenta, ou o fogo está muito forte para a sua velocidade de recirculação. Igual, é completamente normal o fundo estar mais quente justamente porque o fogo está lá, mas lembre que este mosto mais aquecido só fica quente até que vc remova-o dali e devolva-o em cima da panela, quando ele será resfriado novamente. Esse pouco tempo em alta temperatura não é nem de perto suficiente para inativar as enzimas. Muitos cervejeiros pensam que as reações são instantâneas, mas não são, e isso está nos livros mais respeitados (No Kunze por exemplo há gráficos de temperatura VS quanto tempo a enzima sobrevive naquela temperatura fixa).

Ou seja, use fogo baixo, vá recirculando, e medindo na parte de cima da cama de grãos, algo como 5cm abaixo dos grãos. Quando chegar perto da temperatura que quer, digamos, 1 grau, desligue o fogo e de mais uma recirculada para homogenizar.

Querer que 100% da panela fique exatamente na mesma temperatura é algo que não serve pra praticamente nada. Mesmo em sistemas com recirculação constante, sempre vai haver uma diferença entre a parte de cima e a parte de baixo, e qual é o problema disso? Nenhum. O importante é o perfil do mosto como um todo no final.

Quando se faz uma infusão simples e se tampa a panela para esperar com tudo desligado, é totalmente normal que depois de um tempo a parte de baixo fique mais fria, e a parte de cima um pouco mais quente, no entanto isso é um padrão que se repete.... e tem alta repetibilidade.

Ou seja, qual é o importante da mosturação? Converter tudo, atingir o perfil de açúcares fermentáveis e não fermentáveis que vc quer, e ter uma razoável repetibilidade.

Grande abraço,
 
Atualmente uso bazooka e faço BATCH SPARGE, quero comprar um fundo falso para fazer FLY SPARGE. Minha duvida é como calcular a densidade disso tudo.
No meu caso eu faco a recirculacao, passo pra panela de fervura e calculo a densidade. Na primeira lavagem recirculo novamente, tiro uma medida de gravidade e adiciono também para a panela de fervura. E na ultima lavagem eu recirculo, calculo a densidade (que já é bem mais baixa) e sei quanto liquido eu preciso adicionar dessa lavagem ao meu wort final para chegar na gravidade pré fervura esperada. No caso do FLY SPARGE como é feito isso? Se já estou fazendo uma lavagem continua e chegar na panela de fervura pra tirar gravidade e vi que não extrai açucares suficientes tenho que voltar tudo e ferver de novo?

EDIT: Consegui achar umas informações na versão americana do fórum, aparentemente devo fazer o FLY SPARGE tirando medidas de gravidade do caldo saindo de uma panela para a outra e fazer isso até chegar em 1.010, a partir desse ponto paro de lavar, deixo a água que sobrou no mosto pra trás e magicamente devo estar com tudo certo para começar a fervura. Como não sei eficiência do meu equipamento e não possuo beersmith(estou seguindo receita apenas), como faço se após a lavagem eu não atingir minha gravidade pre fervura esperada?

Perdão pelo post confuso :fro:
 
Atualmente uso bazooka e faço BATCH SPARGE, quero comprar um fundo falso para fazer FLY SPARGE. Minha duvida é como calcular a densidade disso tudo.
No meu caso eu faco a recirculacao, passo pra panela de fervura e calculo a densidade. Na primeira lavagem recirculo novamente, tiro uma medida de gravidade e adiciono também para a panela de fervura. E na ultima lavagem eu recirculo, calculo a densidade (que já é bem mais baixa) e sei quanto liquido eu preciso adicionar dessa lavagem ao meu wort final para chegar na gravidade pré fervura esperada. No caso do FLY SPARGE como é feito isso? Se já estou fazendo uma lavagem continua e chegar na panela de fervura pra tirar gravidade e vi que não extrai açucares suficientes tenho que voltar tudo e ferver de novo?

EDIT: Consegui achar umas informações na versão americana do fórum, aparentemente devo fazer o FLY SPARGE tirando medidas de gravidade do caldo saindo de uma panela para a outra e fazer isso até chegar em 1.010, a partir desse ponto paro de lavar, deixo a água que sobrou no mosto pra trás e magicamente devo estar com tudo certo para começar a fervura. Como não sei eficiência do meu equipamento e não possuo beersmith(estou seguindo receita apenas), como faço se após a lavagem eu não atingir minha gravidade pre fervura esperada?

Perdão pelo post confuso :fro:
Aí eu te pergunto, se vc ir lavando até alcançar isso.... quantos litros vai colocar pra ferver? Vai fazer a leva com uma litragem diferente do que havia sido planejado? E se fizer..... o projetado que a receita tinha pra cor, pra amargor, etc... foram pra onde? Para o espaço.

O negócio do 1010 é um LIMITE... não quer dizer que vc deva fazer assim, a menos que ao final da lavagem vc recalcule toda sua receita para a litragem atual, etc.

Fly Sparge é a técnica de lavagem..... até onde vc vai lavar, é uma decisão sua. Esse negócio de lavar até 1010 também dá pra fazer igual no Batch Sparge.

Eu particularmente recomendo sempre fazer exatamente a litragem que se havia previsto, dessa forma vc vai ter a cor que planejou, o amargor, todas as características... a única coisa que pode variar é a OG, e se a OG variar um pouco, o que isso afeta? Só o teor de álcool praticamente.

Ou seja, independentemente da técnica que uso pra lavagem, eu SEMPRE lavo até atingir o volume pré-fervura que eu havia planejado na receita.

Abraço,
 
Aí eu te pergunto, se vc ir lavando até alcançar isso.... quantos litros vai colocar pra ferver? Vai fazer a leva com uma litragem diferente do que havia sido planejado? E se fizer..... o projetado que a receita tinha pra cor, pra amargor, etc... foram pra onde? Para o espaço.

O negócio do 1010 é um LIMITE... não quer dizer que vc deva fazer assim, a menos que ao final da lavagem vc recalcule toda sua receita para a litragem atual, etc.

Fly Sparge é a técnica de lavagem..... até onde vc vai lavar, é uma decisão sua. Esse negócio de lavar até 1010 também dá pra fazer igual no Batch Sparge.

Eu particularmente recomendo sempre fazer exatamente a litragem que se havia previsto, dessa forma vc vai ter a cor que planejou, o amargor, todas as características... a única coisa que pode variar é a OG, e se a OG variar um pouco, o que isso afeta? Só o teor de álcool praticamente.

Ou seja, independentemente da técnica que uso pra lavagem, eu SEMPRE lavo até atingir o volume pré-fervura que eu havia planejado na receita.

Abraço,


Achei que a OG seria a característica mais importante a se preocupar quando preparando o Wort.Pois se meu volume for superior posso tirar um pouco e jogar fora ou recalcular lúpulo etc, parte visual, cor turbidez não me importo tanto ainda pois é mais questão de aparência. Achei bem prática a regra de fazer a listagem correta mas até aí tem que confiar que o software calculou as quantidades certas pra vc, o que não é meu caso ainda. Queria saber qual o ponto de parar a lavagem com base na gravidade pois já fiz 3 brassagem, e tudo está correto menos o teor alcoólico...
 
Pessoal,

Existe alguma boa prática em para o "1o Mosto" que já foi escoado para a panela de fervura , enquanto se faz a lavagem na panela de mostura/lavagem? Digo , enquanto se lava , o mosto que já foi pra outra panela (fervura) vai perdendo um pouco de temperatura , esperando que a lavagem termine para que o mosto seja completado para fervura.

1) Deve ser mantida a temperatura de mosturação na panela de fervura?
2) Deve ser elevada a temperatura para que quando "chegue" o restante do mosto (pós lavagem) tudo já esteja próximo da temperatura de fervura?

Obrigado

Persevalli
 
Achei que a OG seria a característica mais importante a se preocupar quando preparando o Wort.Pois se meu volume for superior posso tirar um pouco e jogar fora ou recalcular lúpulo etc, parte visual, cor turbidez não me importo tanto ainda pois é mais questão de aparência. Achei bem prática a regra de fazer a listagem correta mas até aí tem que confiar que o software calculou as quantidades certas pra vc, o que não é meu caso ainda. Queria saber qual o ponto de parar a lavagem com base na gravidade pois já fiz 3 brassagem, e tudo está correto menos o teor alcoólico...
Pois a minha opinião é justamente o contrário.... a única coisa que, se variar, não afeta muito, é a OG. Se eu queria que a cerveja ficasse com 5.5 e ela ficou com 5, ou 6, a diferença pra mim é mínima comparado com o teor de amargor, etc.
 
Pessoal,

Existe alguma boa prática em para o "1o Mosto" que já foi escoado para a panela de fervura , enquanto se faz a lavagem na panela de mostura/lavagem? Digo , enquanto se lava , o mosto que já foi pra outra panela (fervura) vai perdendo um pouco de temperatura , esperando que a lavagem termine para que o mosto seja completado para fervura.

1) Deve ser mantida a temperatura de mosturação na panela de fervura?
2) Deve ser elevada a temperatura para que quando "chegue" o restante do mosto (pós lavagem) tudo já esteja próximo da temperatura de fervura?

Obrigado

Persevalli

Acho que não há problema (e até economiza tempo) já ir aquecendo o wort durante a lavagem contanto que não se inicie a fervura
 
Aí eu te pergunto, se vc ir lavando até alcançar isso.... quantos litros vai colocar pra ferver? Vai fazer a leva com uma litragem diferente do que havia sido planejado? E se fizer..... o projetado que a receita tinha pra cor, pra amargor, etc... foram pra onde? Para o espaço.

O negócio do 1010 é um LIMITE... não quer dizer que vc deva fazer assim, a menos que ao final da lavagem vc recalcule toda sua receita para a litragem atual, etc.

Fly Sparge é a técnica de lavagem..... até onde vc vai lavar, é uma decisão sua. Esse negócio de lavar até 1010 também dá pra fazer igual no Batch Sparge.

Eu particularmente recomendo sempre fazer exatamente a litragem que se havia previsto, dessa forma vc vai ter a cor que planejou, o amargor, todas as características... a única coisa que pode variar é a OG, e se a OG variar um pouco, o que isso afeta? Só o teor de álcool praticamente.

Ou seja, independentemente da técnica que uso pra lavagem, eu SEMPRE lavo até atingir o volume pré-fervura que eu havia planejado na receita.

Abraço,

Faço exatamente assim. E normalmente o impacto é bem baixo e com o tempo se vai ajustando o equipamento no Beersmith. Também achei muito melhor passar para o Fly Sparge no sistema de 2 panelas que tenho, otimiza e não via perdas apreciáveis... Hoje passei para o sistema Grainfather logo tudo Fly-Sparge, e não vejo alterações para quando fazia no outro sistema com o Batch Sparge.

@Guenther no Fly Sparge, é importante deixar a camada de agua acima da cama de grãos? Que aconteceria se ponho agua, drena e põe mais? Tem um nível ideal mínimo e/ou máximo para deixa acima da cama de grãos?
 
Faço exatamente assim. E normalmente o impacto é bem baixo e com o tempo se vai ajustando o equipamento no Beersmith. Também achei muito melhor passar para o Fly Sparge no sistema de 2 panelas que tenho, otimiza e não via perdas apreciáveis... Hoje passei para o sistema Grainfather logo tudo Fly-Sparge, e não vejo alterações para quando fazia no outro sistema com o Batch Sparge.

@Guenther no Fly Sparge, é importante deixar a camada de agua acima da cama de grãos? Que aconteceria se ponho agua, drena e põe mais? Tem um nível ideal mínimo e/ou máximo para deixa acima da cama de grãos?
Imagine que vc está com sua mão toda suja cheia de açúcar grudado, e vai lavar sua mão embaixo de água corrente, só deixando a mão parada embaixo da torneira, sem poder mexê-la.

Pra limpar ela totalmente, você vai deixar sua mão parada de forma que a água só pegue na metade da mão ou no meio da palma da mão até a ponta dos dedos, ou...... vai posicionar a mão de forma que a água cubra toda a superfície da sua mão, desde o pulso até a ponta dos dedos?

Numa lavagem contínua, o que está acima do nível no líquido............... não está sendo lavado.

Esvaziar, encher, esvaziar encher teria a vantagem de............ nada. Vantagem nenhuma. :fro:

Abração,
 
Imagine que vc está com sua mão toda suja cheia de açúcar grudado, e vai lavar sua mão embaixo de água corrente, só deixando a mão parada embaixo da torneira, sem poder mexê-la.

Pra limpar ela totalmente, você vai deixar sua mão parada de forma que a água só pegue na metade da mão ou no meio da palma da mão até a ponta dos dedos, ou...... vai posicionar a mão de forma que a água cubra toda a superfície da sua mão, desde o pulso até a ponta dos dedos?

Numa lavagem contínua, o que está acima do nível no líquido............... não está sendo lavado.

Esvaziar, encher, esvaziar encher teria a vantagem de............ nada. Vantagem nenhuma. :fro:

Abração,


Falando assim ficou bem fácil de entender. E eu complicando achando que podia estar compactando a cama ou arrastando material por aumentar a velocidade devido à coluna de líquido.

Estou usando cerca de 10-25mm de nível no máximo. O que não é relevante para pensar nisso tudo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Falando assim ficou bem fácil de entender. E eu complicando achando que podia estar compactando a cama ou arrastando material por aumentar a velocidade devido à coluna de líquido.

Estou usando cerca de 10-25mm de nível no máximo. O que não é relevante para pensar nisso tudo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu sempre mantenho o nível do líquido por volta de uns 5cm acima da cama de grãos.

Abraço,
 
Eu sempre mantenho o nível do líquido por volta de uns 5cm acima da cama de grãos.

Abraço,



Boa. Como tô usando um grainfather agora posso ajustar fácil o overflow para isso. Acho que vai até acelerar a lavagem que demorou da última vez.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Com certeza vale a pena. Na minha primeira brassagem eu cheguei até a ferver o mosto sem querer. Pensei em abortar e jogar tudo fora, mas continuei e ela ficou muito boa pra minha surpresa.

EH UMA DECOCÇÃO SEM QUERER HAHAHA

Sempre fiz assim, e sempre saiu uma ceva a fude.
 
Bom, ocorre que existem variações/deturpações da técnica, o que não tem problema algum porque não precisamos seguir regras. O problema que vejo com isso é que as pessoas mudam o processo, e continuam chamando a coisa de BIAB, e isso sim, na minha visão, é errado. O que eu vejo muitas vezes são cervejeiros querendo fazer BIAB, mas com o espírito do "GANHA e GANHA", ou seja, quer ganhar na hora de aproveitar as vantagens do BIAB, mas querem GANHAR NOVAMENTE também na hora da eficiência, e em resumo, não querem dar nada em troca...... e com isso inventam formas mirabolantes de lavar os grãos dentro do saco.......... achando que ganharam em tudo...... mas não se dão conta que estão adicionando TRABALHO e TEMPO ao processo, muitas vezes de tal forma, que o processo BIAB perde o sentido já que estão tendo o mesmo trabalho que se tivessem um equipamento normal de 2 ou 3 panelas, e no fim fica somente a vantagem de ter só 1 panela em vez de 2 ou 3.

Me ocorreu uma dúvida, li que precisamos de 2,5 ~ 3L de água por quilo de grão. No BIAB essa regra não se aplica? Começa com o total de água considerando a perda dos grãos para o inicio da fervura?
 
Pessoal, um duvida

Como uso fundo falso, durante a lavagem dos grãos eu sempre regulo o quanto vou adicionar de água na panela conforme a quantidade que sai, ou seja, mantendo a alguns centímetros da cama de grãos.
Mas, e se eu retirar todo mosto primário, adicionar água até cobrir a cama de grãos, esvaziar tudo e assim por diante? Qual seria o resultado? Não aumentaria a eficiência, dado o maior tempo de contato da água de lavagem com os grãos?
(obs: sem mexer na cama de grãos, como é feito no batch sparge)
 
Bom dia.
Fiz minha primeira brassagem com Biab. Só experimentei nas medições de densidade, não rendeu nada (me perdi na água). Agora quero usar fundo falso em uma panela só. Até comprei uma bomba de circulação.
Já li em outro tópico sobre Lavagem Contínua. Me perdoem se estiver falando bobagem, mas deixo circulando durante todo o tempo da mostura ? Vai ficar a bomba funcionando 1 hora sem parar ? Não corro o risco de estragar a bomba ? Ou estou falando bobagem, entendi errado ? Obrigado e me desejem sorte.
 
Bom dia.
Fiz minha primeira brassagem com Biab. Só experimentei nas medições de densidade, não rendeu nada (me perdi na água). Agora quero usar fundo falso em uma panela só. Até comprei uma bomba de circulação.
Já li em outro tópico sobre Lavagem Contínua. Me perdoem se estiver falando bobagem, mas deixo circulando durante todo o tempo da mostura ? Vai ficar a bomba funcionando 1 hora sem parar ? Não corro o risco de estragar a bomba ? Ou estou falando bobagem, entendi errado ? Obrigado e me desejem sorte.

Olá Emílio,
Não vejo a recirculação contínua (durante toda a brassagem, como você citou) como absolutamente necessária, mas ela é uma técnica que melhora a clarificação do mosto em função de passar continuamente pela cama de grãos (filtro) e também pode, dependendo do caso, aumentar a eficiência.
Normalmente este método é usado em conjunto com sistemas elétricos que ajudam a manter a temperatura constante (ex: PID e resistência). Possíveis desvantagens, se não bem feito, pode ser "Hot Side Aeration", perda de temperatura e entupimento em função da compactação da cama de grãos.

Está começando? Não faça. Faça uma brassagem normal e recircule somente no final.
É mais provável que o seu problema de rendimento seja causado por moagem e quantidade de água do que pela sua técnica de mash ou circulação.

Abs
 
Persevalli, muito obrigado. Resposta rápida!
Mas, posso mosturar normalmente com o fundo falso numa panela só ? ou Faço com 2 ? Já li que pode mosturar numa, passar tudo pra outra (será que não entope a válvula) e fazer a circulação na segunda.

Abs
 
Persevalli, muito obrigado. Resposta rápida!
Mas, posso mosturar normalmente com o fundo falso numa panela só ? ou Faço com 2 ? Já li que pode mosturar numa, passar tudo pra outra (será que não entope a válvula) e fazer a circulação na segunda.

Abs

Olá Emilio,
Sim. Qual sua forma de aquecimento?
O importante , nesse contexto, é recircular enquanto estiver com a fonte de calor ligada, imaginando que você queira manter a temperatura estável ao longo do Mash. No caso do fundo falso, não é recomendável "mexer" o mosto (além de você não conseguir atingir o líquido que estará abaixo dele, podendo causar problemas), logo você deveria recircular via bomba enquanto estiver com o fogo ou resistência ligados , no caso do uso do fundo falso.

Você pode mosturar em outra panela, transferir para a com fundo falso apenas na hora de filtrar / recircular? Pode também, mas talvez não seja o melhor processo dado o seu setup, lembrando inclusive que em seguida você deveria começar a lavagem dos grãos (supondo que o fará), ou seja, complica um pouco. Entupir ou não vai depender de outros fatores. Se não houver nenhum elemento filtrante no caminho durante a transferência, provavelmente terá problemas.

Pra manter a coisa simples:
1) Mosture na panela com fundo falso, recirculando quando a fonte de calor estiver ativada e ao final para clarificar. Deixe a outra panela para a água de sparge.

OU

2) Continue no BIAB, buscando resolver o problema de rendimento com maior quantidade de grãos, menor de água e moagem fina (o que o BIAB permite).

Abs
 
Last edited:
Persevalli, eu tenho só uma panela de 18,5 (24 de altura por 32 de diâmetro), tenho um "Caga Fogo", que inclusive é muito forte, daria pra uma panela de 100L tranquilamente. Só acho muito tempo pra uma bomba de circulação comum, como de máquina de lavar roupa, ficar funcionando com o fogo aceso. Não queimaria a máquina ? Esta é minha dúvida.

Abs
 
Persevalli, eu tenho só uma panela de 18,5 (24 de altura por 32 de diâmetro), tenho um "Caga Fogo", que inclusive é muito forte, daria pra uma panela de 100L tranquilamente. Só acho muito tempo pra uma bomba de circulação comum, como de máquina de lavar roupa, ficar funcionando com o fogo aceso. Não queimaria a máquina ? Esta é minha dúvida.

Abs

Desculpe, havia entendido que seu problema era o baixo rendimento e , em vez de tratar a forma de recircular, achei que seria melhor apontar outras alternativas de solução pois não acho que é esse o problema.

De qualquer forma, não posso opinar, nunca usei esse tipo de bomba e , entre usá-la a recircular na caneca, usaria a caneca. Mas muita gente usa e certamente poderão opinar.
Abs
 
uso uma bomba de maquina de lavar e faço recirculação o mash todo entao ela fica liganda semrpe 1 hroa ou mais e ate hoje nao me deu problema.
Mantenho uma de reserva pois nao se sabe a hora que vai estragar, mais se sua duvida e se ela vai aguentar ou nao, ela aguenta bem sim sem problema nenhum
 
Beleza nathanguilherme.

Comprei uma no Mercado Livre que já vem com a frente em inox, dá pra fazer limpeza, trocar a bomba e usar a frente em outra. Estava em dúvida se dava ou não. Agora estou mais tranquilo.

Obrigado.
 
da sim tranquilo, ja cheguei fazer 2 brasagens no dia e ela foi que foi sem problema. Igual eu disse procura sempre manter uma guardada pois nao e cara, se uma hora do nada ela para só fazer a substituição.
 
Pessoal, um duvida

Como uso fundo falso, durante a lavagem dos grãos eu sempre regulo o quanto vou adicionar de água na panela conforme a quantidade que sai, ou seja, mantendo a alguns centímetros da cama de grãos.
Mas, e se eu retirar todo mosto primário, adicionar água até cobrir a cama de grãos, esvaziar tudo e assim por diante? Qual seria o resultado? Não aumentaria a eficiência, dado o maior tempo de contato da água de lavagem com os grãos?
(obs: sem mexer na cama de grãos, como é feito no batch sparge)

Eu vi um vídeo do Jamal há um tempo que dizia que se você fizer isso pode criar canais prefenciais no mosto, o que faria vc perder eficiência. Eu até tentei encontrar o vídeo novamente mas não achei. Se não me engano, o assunto era PH da água da lavagem.

EDITEI!!

Eu lembrava algo sobre deixar o mosto com pouca água ser responsável por extrair taninos mas lembrei que o PH fora da faixa ideal na lavagem é que pode extrair taninos dos grãos.
 
Last edited:
Boa noite cervejeiros !!!
Eu li o post inteiro e cheguei na conclusão que faço um processo proximo ao FLY SPARGE mas nao chega a ser um fly sparge 100%
Meu sistema de brassagem é o classico de tres andares, sendo o ultimo andar é a panela de lavagem, no meio é a panela de mosturação, e o primeiro andar é a fervura.
Por eu ter só duas panelas, no momento da lavagem, eu posso jogar toda a agua de lavagem na panela de mostura, transferir a panela do ultimo andar(Lavagem) para o primeiro andar(Fervura), abrir a torneira da panela de mostura e comecar a transferencia para panela de fervura?
Eu perco muita efienciencia ou compensa investir em mais uma panela ?
OBS:Eu utilizo fundo falso.

Valeu galera.
 
Boa noite cervejeiros !!!
Eu li o post inteiro e cheguei na conclusão que faço um processo proximo ao FLY SPARGE mas nao chega a ser um fly sparge 100%
Meu sistema de brassagem é o classico de tres andares, sendo o ultimo andar é a panela de lavagem, no meio é a panela de mosturação, e o primeiro andar é a fervura.
Por eu ter só duas panelas, no momento da lavagem, eu posso jogar toda a agua de lavagem na panela de mostura, transferir a panela do ultimo andar(Lavagem) para o primeiro andar(Fervura), abrir a torneira da panela de mostura e comecar a transferencia para panela de fervura?
Eu perco muita efienciencia ou compensa investir em mais uma panela ?
OBS:Eu utilizo fundo falso.

Valeu galera.

Já pensou em ir fazendo a transferência para a bombona de fermentação enquanto faz a lavagem? Depois pegaria uma das panelas e colocaria o mosto pra fervura.

É uma solução enquanto você não tem uma terceira panela. Já fiz dessa forma e funciona.

Geralmente o material plástico dessas bombonas são PP/PEAD/HDPE e são resistentes ao calor até uma certa temperatura que não me recordo, mas usando até próximo aos 80º não vejo problema.
 
eu faço esse procedimento ai, tenho 2 panelas, passo da mostura pra bombona ai vou lavando e colocando tudo na bombona.
ai acabando passo pra panela pra fervura.
 
Boa noite cervejeiros !!!
Eu li o post inteiro e cheguei na conclusão que faço um processo proximo ao FLY SPARGE mas nao chega a ser um fly sparge 100%
Meu sistema de brassagem é o classico de tres andares, sendo o ultimo andar é a panela de lavagem, no meio é a panela de mosturação, e o primeiro andar é a fervura.
Por eu ter só duas panelas, no momento da lavagem, eu posso jogar toda a agua de lavagem na panela de mostura, transferir a panela do ultimo andar(Lavagem) para o primeiro andar(Fervura), abrir a torneira da panela de mostura e comecar a transferencia para panela de fervura?
Eu perco muita efienciencia ou compensa investir em mais uma panela ?
OBS:Eu utilizo fundo falso.

Valeu galera.

Dae, cara!

Isso não é um sparge, na verdade. O que vc faz é igual a utilizar toda a água na mostura, o que é muito comum em sistemas single vessel ou BIAB.

Perde eficiência sim, mas acredito que não seja algo pra chorar no cantinho, hehehehe.

Como você já tem três andares e tdo mais, acredito que compensaria comprar uma panela menor a mais pra água de lavagem. Te daria um pouco mais de eficiência, ou seja, te pouparia um pouco de malte base. Agora, se isso compensa ou não pra ti, tu que decide.

Boas cevas! Abraço
 
Boa noite cervejeiros !!!
Eu li o post inteiro e cheguei na conclusão que faço um processo proximo ao FLY SPARGE mas nao chega a ser um fly sparge 100%
Meu sistema de brassagem é o clássico de tres andares, sendo o ultimo andar é a panela de lavagem, no meio é a panela de mosturação, e o primeiro andar é a fervura.
Por eu ter só duas panelas, no momento da lavagem, eu posso jogar toda a agua de lavagem na panela de mostura, transferir a panela do ultimo andar(Lavagem) para o primeiro andar(Fervura), abrir a torneira da panela de mostura e começar a transferência para panela de fervura?
Eu perco muita eficiência ou compensa investir em mais uma panela ?
OBS:Eu utilizo fundo falso.

Valeu galera.
Eu comecei fazendo cerveja dessa maneira pensando em economizar no equipamento. Não deu muito certo porque quando adicionava toda a água de lavagem para a panela de mostura a bazooka entupia. Tentei fazer cerveja dessa maneira por mais 2 levas. Desisti de fazer dessa maneira. Comprei mais uma panela e um fundo falso. Mais tarde, lendo aqui no fórum, descobri que o recomendado é fazer o FLY SPARGE deixando alguns centímetros de água acima da cama de grãos. A explicação para essa técnica era a de que se aumentássemos a altura de água acima da cama de grãos era que esse excesso de água iria comprimir a cama de grãos, dificultando e até entupindo o fundo falso/bazooka.
 
Bom dia pessoal, amanhã vou engarrafar minha IPA com receita da Brewdog, My name is Vladimir... a máquina Gutem faz um sparge legal, antes eu usava um motor de parabrisa para misturar e aerar o mosto, esse trabalho agora é com a máquina. A foto ao lado é de uma fruit beer, com poupa de morango, cereja e framboesa, ficou muito boa. Um abraço e vamos nos falando.
 
Bom dia, esse findi acabei fazendo uma panela com motor de limpador de parabrisa, só que o filtro fiz com cano de cobre, ele faz a volta em todo fundo da panela, e com a circulação das pás, acho que vou aproveitar bem o mosto. Correto?? Em questão de tempo de fervura, diminui ou não altera em nada??
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-07-23 at 11.46.21.jpeg
    WhatsApp Image 2018-07-23 at 11.46.21.jpeg
    23 KB · Views: 52
Pessoal, por favor deem uma ajuda aqui a um iniciante.

Tenho algumas dúvidas com relação à mosturacao, recirculacao e sparging.

Tenho um caldeirão com fundo falso em que no espaço entre o fundo falso e a panela ficam 5L de líquido. Penso em fazer assim, colocar a água necessária pra brassagem, aquecer a uns 67 graus, colocar os grãos moídos, e a temperatura irá baixar e aí preciso ligar o fogo de novo para voltar a essa temperatura de 67 para depois desligar o fogo e deixar a panela fechada.

O primeiro problema é que com os grãos em cima do fundo falso a água abaixo dele aquece muito mais rápido e tenho medo de desnaturar alguma enzima, portanto penso em recircular um pouco de líquido inicialmente para equilibrar a temperatura. Algum problema com isso?

Depois, no final da brassagem penso em fazer a recirculacao em conjunto com o mash out. Algum problema também?

O terceiro ponto é a lavagem dos grãos que pretendo fazer por fly sparging, mas N tenho 3 panelas pra deixar a água de lavagem cair pra panela de brassagem na mesma vazão que o mosto cai pra panela de fervura, e tá penso em jogar água de lavagem na mão mantendo a altura de água constante na panela de brassagem. Alem disso, com a recirculacao os grãos ficam bem juntos e receio que a lavagem não tire o resto de açúcares que sobram.

Queria saber se tem algo de errado nesse processo que descrevi e como posso melhorar
 
Pessoal, por favor deem uma ajuda aqui a um iniciante.

Tenho algumas dúvidas com relação à mosturacao, recirculacao e sparging.

1 - Tenho um caldeirão com fundo falso em que no espaço entre o fundo falso e a panela ficam 5L de líquido. Penso em fazer assim, colocar a água necessária pra brassagem, aquecer a uns 67 graus, colocar os grãos moídos, e a temperatura irá baixar e aí preciso ligar o fogo de novo para voltar a essa temperatura de 67 para depois desligar o fogo e deixar a panela fechada.

2 -O primeiro problema é que com os grãos em cima do fundo falso a água abaixo dele aquece muito mais rápido e tenho medo de desnaturar alguma enzima, portanto penso em recircular um pouco de líquido inicialmente para equilibrar a temperatura. Algum problema com isso?

3 - Depois, no final da brassagem penso em fazer a recirculacao em conjunto com o mash out. Algum problema também?

4 - O terceiro ponto é a lavagem dos grãos que pretendo fazer por fly sparging, mas N tenho 3 panelas pra deixar a água de lavagem cair pra panela de brassagem na mesma vazão que o mosto cai pra panela de fervura, e tá penso em jogar água de lavagem na mão mantendo a altura de água constante na panela de brassagem. Alem disso, com a recirculacao os grãos ficam bem juntos e receio que a lavagem não tire o resto de açúcares que sobram.

5 - Queria saber se tem algo de errado nesse processo que descrevi e como posso melhorar

Opa, amigo, vou tentar ajudar. Enumerei aí pra facilitar as resposta.

1 - Jonas, há umas calculadoras on line que dependendo de seu equipamento chegam bem próximo à temperatura que vc deseja na mostura. Com o tempo, inclusive, vc vai saber adequar à sua realidade. Por exemplo: eu sempre coloco 2 graus a mais do que a calculadora indica. Por conta do meu equipo e de meu modo de adicionar os grãos verifiquei que tinha que fazer essa correção. Mas pode ser que bata certinho com seu procedimento e aí não vai precisar ficar aquecendo novamente após adicionar os grãos. https://www.brewersfriend.com/mash/

2 - Não há apenas o problema de desnaturar, este acho que até seria o de menor impacto. Negócio é alguma caramelização ou até queimar-pegar no fundo o mosto. Sempre que aquecer com fundo falso tem mesmo que recircular. Eu costumo ir monitorando a temperatura que o mosto está saindo pra quando aumenta muito apagar o fogo e continuar recirculando até dar uma equalizada. Tente fazer o mínimo de splash ao colher e retornar o mosto para a panela, evitando ao máximo problemas de oxidação, mas não precisa ter o cuidado, nessa fase, em preservar a cama de grãos, por isso pode inclusive, com cuidado, mexer o mosto com a pá para melhor distribuir a temperatura.

3- Como disse, vc terá mesmo que recircular ao elevar a temperatura para o mashout. Na minha experiência com fogo aceso bagunça bem a cama de grãos e o mosto não clarifica direito, tem que continuar recirculando após desligar o fogo e dar o tempo que vc estipulou para o mashout.

4 - Não entendi de onde vc vai tirar essa água de lavagem, que temperatura ela vai estar, mas a extração do açúcar está muito mais em função de uma lavagem bem lenta (baixa vazão de saída) do que pela compactação da cama de grãos. Nessa fase se for fazer manual tenha cuidado em não jogar a água muito perpendicular ao mosto.

5 - Do pouquinho que eu sei acho que não tem nada errado aí, claro que com o tempo, prática e estudo vc vai dar uma lapidada no seu processo.

E, cara, quando for fazer questões que não estão exatamente expressas no tema do tópico, crie um novo. Isso organiza o Fórum e ajuda que outros colegas possam encontrar as reposta para uma possível mesma dúvida.

Grande abraço.
 
Olá pessoal!

Perdão colocar essa questão aqui, mas realmente não encontrei onde havia visto...

Havia um tópico sobre um sistema de circulação utilizado pelo @Guenther, no qual utiliza-se uma mangueira de silicone solta sobre a cama de grãos, dando exatamente uma volta dentro da panela. Esse sistema cria um leve whirlpool que acomoda os grãos perfeitamente.

Vou adotar esse sistema.

A questão é: qual o diâmetro da mangueira mais indicado, para uma panela de 68L?

Estou utilizando uma mangueira de 3/4 com uma escumadeira sob a saída, mas não sei se 3/4 seria ideal ou exagerado para esse outro método.

Ou seja, para ir dentro da panela, emendo uma de silicone de 3/4 mesmo ou reduzo a de silicone para 1/2?

Alguma opinião?

Valeu pessoal!
 
Olá pessoal!

Perdão colocar essa questão aqui, mas realmente não encontrei onde havia visto...

Havia um tópico sobre um sistema de circulação utilizado pelo @Guenther, no qual utiliza-se uma mangueira de silicone solta sobre a cama de grãos, dando exatamente uma volta dentro da panela. Esse sistema cria um leve whirlpool que acomoda os grãos perfeitamente.

Vou adotar esse sistema.

A questão é: qual o diâmetro da mangueira mais indicado, para uma panela de 68L?

Estou utilizando uma mangueira de 3/4 com uma escumadeira sob a saída, mas não sei se 3/4 seria ideal ou exagerado para esse outro método.

Ou seja, para ir dentro da panela, emendo uma de silicone de 3/4 mesmo ou reduzo a de silicone para 1/2?

Alguma opinião?

Valeu pessoal!

E ai tudo certo?
Estava com a mesma questão, estou com uma panela de 68 litros. Comprei uma bomba de circulação inox na WE para 1/2" encaixei dentro da panela a mangueira de silicone, foi gerando um vórtex ao qual foi acomodando a cama de grãos!

Espero ter ajudado!
 
E ai tudo certo?
Estava com a mesma questão, estou com uma panela de 68 litros. Comprei uma bomba de circulação inox na WE para 1/2" encaixei dentro da panela a mangueira de silicone, foi gerando um vórtex ao qual foi acomodando a cama de grãos!

Espero ter ajudado!

Opa, blz Laker!

Ajudou sim!

Vou subir com a de 3/4", como já uso, e no topo reduzir para entrar no caldeirão com 1/2".

Valeu cara!
 

Latest posts

Back
Top