Na teoria era pra ser uma Belgian Dark Strong Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2014
Messages
189
Reaction score
14
Primeiro peço desculpas por não saber se seria nesse tópico que deveria colocar minhas dúvidas, mas creio que meus relatos acabam se misturando um pouco, sendo difícil encontrar um tópico específico.

Bom.... vamos lá.

No dia 20/11/2016 tentei brassar uma Belgian Dark Strong Ale com a seguinte receita:
4,25kg Vienna
2,5kg Pale Malt
2kg Munich Malt
1kg Wheat Malt
0,5kg Biscuit Malt
0,16kg Chocolate Malt
0,5kg Mel adicionados na metade da fervura.
0,3kg de Candy Sugar caseiro (era pra ter ido 0,4kg, mas enquanto a mostura rolava, tentei fazer um candy sugar caseiro e, quando coloquei no recipiente, ele acabou se solidificando e difícil de sair, sendo que tive que colocar diversas vezes o mosto da recirculação pra ele ir dissolvendo.) (a partir daí começaram as cagadas)

Fervura 70min
27g perle 70min
27g Styrian Goldings 5min

3 pct de S-33

Por levar uma quantidade de malte razoável, resolvi fazer a recirculação por cima (meu equipamento, na teoria, tem como fazer a recirculação tanto por cima quanto por baixo). Fiz uma parada de 10min. a 55°C e mais 1,5h de mosturação à 65°C. Bom... a gravidade pré fervura foi de 1,090, quando o estimado pelo software era de 1,072 e o volume pré fervura era estimado em 30,77L, no entanto, por uma distração, acabei colocando uma menor quantidade de água de lavagem na panela, de modo que decidi lavar só com o que tinha sido aquecido até aquele momento, sendo que deu algo em torno de 26L pré fervura.
Por ter ido uma menor quantidade de mosto para fervura, decidi que faria uma fervura de 70min. e não uma de 90 como previsto inicialmente. Talvez por conta disso, a quantidade de IBUs gerada tenha dado menor do que o estilo pede (se não me engano, ficou me 19,7). Enfim, não tenho um paladar muito apurado (pra dizer a verdade é o pior dos meus sentidos), mas achei que no final a cerveja ficou com pouco amargor.

E por fim, a etapa de fermentação creio que tenha sido a que mais pequei. Resfriei o mosto a 28°C e inoculei 2 pcts de fermento hidratados (por terem ido 19 litros pro fermentador pensei na “regrinha” de 1 pct/10litros, mas lembrei depois que isso serviria para uma cerveja de densidade média... como minha OG ficou em 1,094)... enfim, ainda tinha mais um pct de S-33 que pedi, no dia seguinte, que minha esposa inoculasse pra mim, mas por telefone ela me disse que a geladeira tava toda cagada de mosto. O conteúdo tinha extravasado o air lock e então pedi à ela que limpasse e que, pelo buraco do air lock inoculasse o outro pacote tb hidratado. Fermentação posteriormente ocorreu na casa dos 18°C. Final das contas 1,030 de FG, 18 litros envasados no post mix e carbonatação forçada nos dias seguintes (até então era cabaço de cilindro).

Impressões sobre a cerveja
Achei um pouco doce demais (agora não entendi porque não atenuou um pouco mais), com um leve, mas muito leve mesmo gosto de queimado (creio que passei do ponto do candy sugar) e um igualmente leve gosto de álcool que aquece um pouco no final (creio que por conta da fermentação ter se dado numa temperatura mais alta do que deveria, gerando assim, algum álcool superior.). Apesar dos pesares, está bebível.

Gostaria da opinião/avaliação dos colegas sobre possíveis erros que talvez eu não tenha mencionado e que ocasionaram os defeitos que citei.
Como nunca tomei qualquer cerveja do estilo gostaria de uma opinião/descrição de como seria essa cerveja (sei que muitos vão dizer que é difícil mencionar como é a cerveja pela internet e que a descrição é dada pelo BJCP, mas gostaria de uma avaliação de algumas cervejas específicas.)

Desde já agradeço pela paciência e também pela falta dela desde que eu obtenha o pitaco de Vossas Senhorias.
 
Não é tão difícil achar cervejas desse estilo no mercado. Sugiro você procurar a Chimay azul ou Rochefort 8/10.

Quanto aos problemas que você mencionou, acho que você já sabe quais foram as causas. É só tomar mais cuidado na próxima.
 
Muito obrigado Paulo, principalmente pelas sugestões de compra. Saberia me dizer, aproximadamente, quanto está saindo a garrafa de ambas?

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Muito obrigado Paulo, principalmente pelas sugestões de compra. Saberia me dizer, aproximadamente, quanto está saindo a garrafa de ambas?

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk


Acredito que entre 25 e 30 a garrafa de 330 ml..
 
Acredito que entre 25 e 30 a garrafa de 330 ml..
Aqui em Bsb só vi da Chimay pra vender em Supermercado, ainda assim, um pouco difícil, mas faz um tempinho já. Creio que terei que ir à alguma loja especializada.
 
Back
Top