Não Fiz Fermentação Secundária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 10, 2016
Messages
5
Reaction score
0
Bom Dia Pessoal !

Estou começando a fabricar a minha cerveja a Pouco tempo
Fiz uma Witibier seguindo um roteiro que veio junto, mas ele não era bem detalhado, então ocorreu seguinte
Deixei Ela Fermentando Durante 11 Dias na Temperatura de 20-23, então após isso , ontem acabei Fazendo o Priming e envasando ela e colocando em temperatura ambiente.

Minha questão é, se eu não fiz essa fermentação segundaria de aproximadamente 10 Dias minha cerveja não ficara boa para Beber ?
Também tem grande chance de Supercarbonatar ?
o que vocês Me aconselham ?

Algum me falaram para deixar 7 dias na temperatura ambiente e ai abrir uma, se estiver na carbonatação que desejo passar para geladeira

Pode "Explodir" antes destes 7 dias? Caso uma Exploda o que devo fazer para isso não acontecer com as demais ??


Abraços

Vinicius Szymanowski
 
Bom Dia Pessoal !

Estou começando a fabricar a minha cerveja a Pouco tempo
Fiz uma Witibier seguindo um roteiro que veio junto, mas ele não era bem detalhado, então ocorreu seguinte
Deixei Ela Fermentando Durante 11 Dias na Temperatura de 20-23, então após isso , ontem acabei Fazendo o Priming e envasando ela e colocando em temperatura ambiente.

Minha questão é, se eu não fiz essa fermentação segundaria de aproximadamente 10 Dias minha cerveja não ficara boa para Beber ?
Também tem grande chance de Supercarbonatar ?
o que vocês Me aconselham ?

Algum me falaram para deixar 7 dias na temperatura ambiente e ai abrir uma, se estiver na carbonatação que desejo passar para geladeira

Pode "Explodir" antes destes 7 dias? Caso uma Exploda o que devo fazer para isso não acontecer com as demais ??


Abraços

Vinicius Szymanowski

A fermentação secundária é importante para que os off-flavors "sumam" da sua cerveja.

Supercarbonatar com refermentação na garrafa em 7 dias? Acho bem improvável.

Bem, como você definiu que a fermentação primária acabou? Se não foi pela queda da densidade, você pode realmente correr o risco de supercarbonatação.

Se você perceber que isso aconteceu, pode abrir tudo, fazer solução de priming/inserir bala de carbonatação novamente e re-re-fermentar na garrafa.
 
Impossivel saber se a cerveja ficará boa apenas com as informações que vc passou. Só experimentando mesmo.

Você acompanhou a densidade da cerveja, Vinícius?

Se não acompanhou, é muito difícil saber se neste período de 11 dias a fermentação teria terminado. Caso não tenha terminado, realmente vc terá supercarbonatação.

Bem, existem muitas formas de lidar com esse problema, destaco 2: 1 - esperar a carbonatação chegar no nivel que vc quiser e então colocar tudo na geladeira e beber o mais rápido possível. 2 - voltar toda a cerveja pro fermentador e aguardar a fermentação terminar

Nenhuma das duas opções é garantia de se ter uma boa cerveja... a opção 1 incorre em uma cerveja "verde" a opção 2 incorre em um cerveja certamente oxidada
 
Lendo mais e conversando com pessoal como Você, entendi perfeitamente agora a importância desta Fermentação secundária,
O outro erro foi seguir o roteiro ainda sem posse do Densimetro, por isso me preocupava a supercarbonatação, para próxima que estou para fazer irei realizar o acompanhamento com o densimetro e depois fazer a fermentação secundária para após fazer priming e envasar.

Aos Poucos irei adquirindo experiência e não cometerei esses erros "Bobos"
Também jah buscando melhorar equipamento
 
Alan, Vou Optar pela Opção 1, não vou mexer nela mais para não piorar, vou aguardar e ver como ficou
Para a Próxima o processo já esta mais claro
 
amigo, pelo que eu entendi do teu relato nao quer dizer que você nao fez fermentação secundaria, mas sim que você nao alterou a temperatura para essa segunda fase.

De forma bem simples a levedura passa por algumas etapas que vao desde se condicionar ao meio, se alimentar e produzir subprodutos. Nesse sentido o que geralmente fazemos é trabalhar com uma temperatura mais baixa no inicio da fermentação que é uma fase de maior atividade e logo maior geração de subprodutos, e depois aumentar um pouco a temperatura para auxiliar no consumo destes.

Sendo assim, tua cerveja fez sim a fermentação secundária, porém como você nao mexeu na temperatura talvez ela nao tenha sido tão eficiente.

só uma duvida, você chegou a medir a densidade final dela após esses 11 dias? Pela temperatura relativamente elevada eu apostaria que foi consumido todo o açucar, logo o risco de explosão por super carbonatação nao é tao grande assim, nao há necessidade de consumir toda ela rapidamente como se nao houvesse amanha.
 
Bom Dia Pessoal !

Estou começando a fabricar a minha cerveja a Pouco tempo
Fiz uma Witibier seguindo um roteiro que veio junto, mas ele não era bem detalhado, então ocorreu seguinte
Deixei Ela Fermentando Durante 11 Dias na Temperatura de 20-23, então após isso , ontem acabei Fazendo o Priming e envasando ela e colocando em temperatura ambiente.

Sim, você fez!

A primária nessa temperatura deve ter durado uns 3 dias no máximo. O resto, foi fermentação secundária, oras bolas!!!

O que você não entendeu é o conceito de primária e secundária, sugiro que leia os tópicos fixos para elaborar melhor o que é cada uma dessas etapas.

E compre um densímetro. Ferramenta essencial para o processo de fazer cerveja.

Abraços.
 
Agradeço a Todos Pelas Dicas, estarei mais preparado para a próxima.
é o Segunde Lote meu, então ainda estou aprendendo esta arte ..Antes eu era apenas um consumidor´, vou me empenhar e não desanimarei , logo chego lá
Quando Ficar Pronta conto para vocês como ficou
 

Latest posts

Back
Top