Não encontro ingredientes de receitas (livros)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
116
Reaction score
15
Olá pessoal,

Estou chegando agora no fórum. Começo já falando que nunca fiz cerveja, e ainda nem comprei os equipamentos. O que fiz até agora foi ler bastante, assistir vídeos e navegar por uma porrada de sites de venda de insumos e equipamentos.

Sei lá se fiz uma boa escolha, mas esses dias dois livros estavam em promoção num site da internet e eu acabei comprando e lendo os dois. São eles: "CERVEJA FEITA EM CASA", de Greg Hughes, e "CERVEJA EM CASA" de Christina Perozzi e Hallie Beaune.

Enfim, destrocei os livros e agora já estou aqui com minha lista de compras de equipamentos, e também com um passo-a-passo bem detalhado, escrito por mim mesmo, de como deverei proceder pra produzir a cerveja (incluindo toda a parte de limpeza, cronograma de tempo, etc).

Mas vamos lá, a primeira grande dúvida que surgiu foi sobre o padrão das receitas. A mesma cerveja em um livro trás ingredientes totalmente diferentes do outro livro. Os maltes até que não mudam tanto, mas os lúpulos e as leveduras são completamente diferentes para a mesma cerveja, de um livro pro outro.

E aí vem outro problema: Já olhei dezenas de receitas destes dois livros, e em nenhum site de venda de insumos eu consigo encontrar TODOS os insumos. Em alguns consigo uma parte, em outros sites outra parte. Minha dúvida é se eu devo gastar mais, pagando vários fretes, para ter todos os ingredientes, ou tento descobrir como substituir os faltantes por outros?

Moro no interior do Paraná e aqui não tem nenhuma loja que venda estes ingredientes para eu que possa ir lá trocar uma ideia com um vendedor e pegar umas sugestões. Então tenho que me virar nos sites mesmo.

Alguém pode me dar uma luz nesse sentido aí???

Obrigado!!!
 
Como assim a mesma cerveja? Se os ingredientes são diferentes, por conceito não é a mesma cerveja(a não ser que seja extrato x grãos que podem acabar bem parecidos se as equivalências ficarem certinhas). Você não tá confundindo estilo com cerveja específica? Uma Blonde Ale pode ser feita de milhares de formas diferentes, por exemplo.

Depende... o que eu gosto de fazer é comprar sacas de malte base(aquele que vai em quantidades bem grandes na receita, tipo Pale Malt, Pilsen, etc.) em um lugar onde consigo melhores preços, e os especiais eu posso comprar em outro lugar se não tiver algum específico que eu queira.

Mas vale atentar que muitos maltes são substituíveis também. Maltes caramelo costumam ter de diversas maltarias diferentes com nomes diferentes, por exemplo, e cada maltaria vai ter um sabor diferente, mas próximo o suficiente para serem substituídos sem maiores problemas, a não ser que você queira muito se manter ao estílo usando maltes do país de origem ou souber que curte muito mais uma maltaria que outra.

Veja onde você encontra o melhor frete, e vê o que lá tem da receita que você quer fazer, depois sai procurando no google o que pode substituir o que não tem lá e vê se tem isso. Pode abrir um post aqui tb pra perguntar.
 
Dá uma ligada na www.bodebrown.com.br (aqui de curitiba) e pede uma lista de insumos e equipamentos.

O webcomerce não existe, mas eles tem muita coisa lá e creio que postam pelo correio.

De repente, compensa mais vir pra cá e comprar insumos para uns 6 meses de brassagem ao invés de pagar os fretes para cada cerveja.

Abraços,
 
Bom dia Chuckedw,

Eu tenho o "CERVEJA EM CASA", esse livro, de forma geral, é bem fraco. Um dos problemas dele é que a parte dos insumos é muito focada em extratos e
outros materiais que não encontramos por aqui (leveduras da Wyaest, por exemplo).
Sendo assim, a melhor opção é adaptar as receitas para os insumos que nos temos aqui.

Inclusive, quase sempre que pegamos uma receita na internet ou em livro precisamos adaptar elas, seja por que não encontramos os insumos ou por que temos que ajustar para os nossos equipamentos ou nosso gosto.
A mesma coisa acontece quando a gente resolve repetir uma receita, nem sempre conseguimos todos os maltes ou lúpulos da primeira leva.

Sobre as receitas serem as mesmas mais com insumos diferente... bom, é como os amigos já falaram, se não é a mesma receita, fatalmente a cerveja vai ser diferente, mas elas podem estar dentro de um mesmo estilo ou serem muito parecidas.
Por exemplo você pode fazer uma APA com 100% malte pale e lúpulo cascade, ou fazer ela com malte pilsen+munich e lúpulo ahtanum. Essas duas cervejas vão ser do mesmo estilo e serão terão características em comum (julgado que você fez a receita para elas serem parecidas).

Tem alguns pontos que eu acho importante para adaptar uma receita.
- Primeiro, acho que tem que ter em mente o que você espera daquela cerveja em termos de perfil de sabor, aroma, corpo...
Por exemplo, se você viu uma Receita de Belgian Blond Ale, não adianta usar o mesmo malte e o mesmo lúpulo e pegar uma levedura com perfil totalmente diferente como uma Americana.
Então, pense no que você quer que a cerveja tenha e só depois procure o material semelhante ao da receita.
- Alem disso, quase todas as receitas vem com uns dados de OG, OF, ABV, Cor e IBU, essas informações vão te guiar para ajustar a receita ao seu equipamento.
- Por fim, procure um bom programa para ajudar a elaborar a receita, essas ferramentas ajudam MUITO!

Uma dica final:
Não se preocupe, mesmo tendo que mudar os insumos, se você tiver cuidado com o processo, com a brassagem e fermentação, a sua cerveja vai ficar boa.

Abraços
Casado
 
Olá pessoal,

Estou chegando agora no fórum. Começo já falando que nunca fiz cerveja, e ainda nem comprei os equipamentos. O que fiz até agora foi ler bastante, assistir vídeos e navegar por uma porrada de sites de venda de insumos e equipamentos.

Sei lá se fiz uma boa escolha, mas esses dias dois livros estavam em promoção num site da internet e eu acabei comprando e lendo os dois. São eles: "CERVEJA FEITA EM CASA", de Greg Hughes, e "CERVEJA EM CASA" de Christina Perozzi e Hallie Beaune.

Enfim, destrocei os livros e agora já estou aqui com minha lista de compras de equipamentos, e também com um passo-a-passo bem detalhado, escrito por mim mesmo, de como deverei proceder pra produzir a cerveja (incluindo toda a parte de limpeza, cronograma de tempo, etc).

Mas vamos lá, a primeira grande dúvida que surgiu foi sobre o padrão das receitas. A mesma cerveja em um livro trás ingredientes totalmente diferentes do outro livro. Os maltes até que não mudam tanto, mas os lúpulos e as leveduras são completamente diferentes para a mesma cerveja, de um livro pro outro.

E aí vem outro problema: Já olhei dezenas de receitas destes dois livros, e em nenhum site de venda de insumos eu consigo encontrar TODOS os insumos. Em alguns consigo uma parte, em outros sites outra parte. Minha dúvida é se eu devo gastar mais, pagando vários fretes, para ter todos os ingredientes, ou tento descobrir como substituir os faltantes por outros?

Moro no interior do Paraná e aqui não tem nenhuma loja que venda estes ingredientes para eu que possa ir lá trocar uma ideia com um vendedor e pegar umas sugestões. Então tenho que me virar nos sites mesmo.

Alguém pode me dar uma luz nesse sentido aí???

Obrigado!!!

Quanto aos ingredientes que vc encontra, muitos vc consegue os mesmos ou bem semelhantes, alguns tem que adaptar.

Quanto as receitas serem diferentes dentro de um mesmo estilo, é normal afinal é um estilo e não uma receita. É a mesma coisa que dizer que arroz se limita a arroz polido tipo 1, quando pode ser parbolizado, integral, cateto, japones, etc etc...

Não conheço esses livros que vc leu, mas eles não parecem ter te dado muita flexibilidade de informação. Eu sugiro o classico How to Brew como leitura iniciante, compreendendo um pouco as bases da coisa vc sai um pouco dessa ideia de seguir receita ou kit pronto.

Abraço
 
Valeu mesmo galera!! Não imaginava que fossem tão prestativos assim. Li o textão ali do primeiro post do Guenther para os iniciantes, e pelo jeito a galera segue o conselho do tal Jamil Zainasheff mesmo!!!

Bom, vamos lá...

Então acho que a minha confusão foi mesmo sobre os estilos de cervejas. Um exemplo rápido é a receita (Se não me engano, pois não to com o livro na mão) sobre a AIPA. Cada livro trás maltes, lúpulos e fermentos diferentes. Mas então é porque a AIPA é um estilo, e não uma receita fixa, certo? Beleza.

Acho que o esquema é procurar as tabelas de substituição, como esta:

https://cervejasartesanais.wordpres...equivalencia-de-fermentos-wyeast-e-white-lab/

Se alguém aí tiver mais algumas, ficaria legal.

Aqui no fórum é permitido falar sobre os e-commerces? Se for e alguém tiver dicas, ficaria grato tbm.



Mas acho que o negócio é eu parar com tanta teoria, comprar os equipamentos e tentar fazer a minha primeira!

Aí vou compartilhando aqui também!

Valeu mesmo!!!
 
Back
Top