Munich Helles Bodebrown

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Pessoal,

Andei fazendo pesquisa para montar uma receita de Helles, e acabei encontrando uma receita atribuída à BodeBrown. Pensei em reproduzi-la, porém, percebi que tem alguns grãos, como Carapils, Melanoidina e Viena em quantidades muito pequenas. O que acham desse grist? Valeria a pena seguir, mantendo essas quantidades pequenas, principalmente do Vienna e Melanoidina, ou "simplificar" e usar uma quantidade menor de variedades? Alguem já reproduziu ela?

Segue receita. A original era para 20L e eu escalonei para 25L.

OG 1,052
IBU 16
ABV 5%


5,24 kg Pilsen Alemão Globalmalt (3,7 EBC) Grain 1 92,4 %
0,24 kg Munich II (Weyermann) (16,7 EBC) Grain 2 4,2 %
0,09 kg Carafoam (Weyermann) (3,9 EBC) Grain 3 1,6 %
0,05 kg Melanoidin (Weyermann) (59,1 EBC) Grain 4 0,9 %
0,05 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grain 5 0,9 %

6,00 g Northern Brewer [8,50 %] - Boil 60,0 min Hop 6 5,5 IBUs
17,00 g Mittelfrueh [4,00 %] - Boil 15,0 min Hop 8 4,5 IBUs
12,00 g Northern Brewer [8,50 %] - Boil 5,0 min

4,0 pkg SafLager West European Lager (DCL/Fermentis #S-23) [23,66 ml] Yeast 10
 
Já fiz essa receita! E te digo: É BOA! Mas a dica q te dou é q após ela fica "pronta", espere pelo menos um mês antes de tomar. Deixe ela lá perto do zero grau (famoso laggering) q vc naum se arrependerá. Ah, a levedura q usei foi da Mangrove (o M-84 salvo engano).
 
Já fiz essa receita! E te digo: É BOA! Mas a dica q te dou é q após ela fica "pronta", espere pelo menos um mês antes de tomar. Deixe ela lá perto do zero grau (famoso laggering) q vc naum se arrependerá. Ah, a levedura q usei foi da Mangrove (o M-84 salvo engano).



Pois é, fiquei com vontade de testar ela. Porém, achei estranhas essas adições muito pequenas, principalmente de Vienna (malte base).
 
Já fiz essa receita! E te digo: É BOA! Mas a dica q te dou é q após ela fica "pronta", espere pelo menos um mês antes de tomar. Deixe ela lá perto do zero grau (famoso laggering) q vc naum se arrependerá. Ah, a levedura q usei foi da Mangrove (o M-84 salvo engano).



Cara, uma dúvida: tu faz o laggering depois de engarrafar? Quanto tempo deixa em temperatura baixa antes de engarrafar?
 
Cara, uma dúvida: tu faz o laggering depois de engarrafar? Quanto tempo deixa em temperatura baixa antes de engarrafar?

Vai fazer priming na garrafa ou é carbonatação forçada?

Vai usar gelatina para clarificar?

Vc tem que entender que durante o Laggering sua cerveja se beneficiará em duas coisas:

1 - Limpidez
2 - Sabor

Se vai usar gelatina por exemplo, em 3 dias estará limpinha, então pode fazer o laggering já engarrafada.
 
Vai fazer priming na garrafa ou é carbonatação forçada?



Vai usar gelatina para clarificar?



Vc tem que entender que durante o Laggering sua cerveja se beneficiará em duas coisas:



1 - Limpidez

2 - Sabor



Se vai usar gelatina por exemplo, em 3 dias estará limpinha, então pode fazer o laggering já engarrafada.



Tomazela, exatamente onde queria chegar.

Faço priming por não ter equipamentos para carbonatação forçada.

Fiz uma outra helles no final do ano. Apliquei gelatina e engarrafei 3 dias depois. Fiz laggering na garrafa e fui abrindo algumas garrafas para analisar. Notei uma melhora a partir da 2a semana. Entre 3-4 semanas ficaram melhores.

Porém, ainda hoje (após 5-6 semanas) não consegui um perfil limpo. O primeiro copo de cada garrafa é excelente. Sabor limpo, cerveja cristalina. Conforme sigo tomando, ela vai ficando turva e o sabor de fermento começa a predominar, o que me incomoda demais. Não gosto do gosto do fermento nem em ales, e pior ainda em lager, por ser muito leve, ele não fica legal. Por isso pensei em rever meu método.
 
Simples, engarrafe em garrafas menores. 500ml ou 300ml. Sirva tudo no copo. Sem ficar virando a garrafa e arrastando fermento sedimentado para o copo.
Aqui é LEI: UMA GARRAFA, UM COPO.
Nunca mais tu vais sentir gosto de fermento ou ter uma lager turva.
Não adianta, cerveja caseira com priming e sem filtração, se ficar virando a garrafa, fica turva.
 
Tomazela, exatamente onde queria chegar.

Faço priming por não ter equipamentos para carbonatação forçada.

Fiz uma outra helles no final do ano. Apliquei gelatina e engarrafei 3 dias depois. Fiz laggering na garrafa e fui abrindo algumas garrafas para analisar. Notei uma melhora a partir da 2a semana. Entre 3-4 semanas ficaram melhores.

Porém, ainda hoje (após 5-6 semanas) não consegui um perfil limpo. O primeiro copo de cada garrafa é excelente. Sabor limpo, cerveja cristalina. Conforme sigo tomando, ela vai ficando turva e o sabor de fermento começa a predominar, o que me incomoda demais. Não gosto do gosto do fermento nem em ales, e pior ainda em lager, por ser muito leve, ele não fica legal. Por isso pensei em rever meu método.

Não tem como resolver isso sem fazer carbonatação forçada.

Se usa garrafa de 500 ml, você pode pegar uma caneca Mass Krug e servir toda a cerveja nela com cuidado, para que o fundo não venha junto.

Ao tirar da geladeira, o fermento fica grudado no fundo, então com cuidado você vai servindo tudo, deixando um dedinho no fundo para descarte.

O fato de inclinar e desinclinar a garrafa, faz com que a cerveja dissolva o fermento e deixe a breja turva, por isso os últimos goles vão "sujando".

O investimento para carbonatação forçada não é baixo, mas vale bem a pena.
 
Acabo de fazer uma "American" München Hell, usando o fermento Mangrove American Lager.

Fiz uma clarificação de 1 semana a -0.5°C e me impressionou a floculação/decantação do fermento bem como o menor volume de sedimento.

Também sou do time sem carbonatação forçada. Assim que o primming carbonatar mando um Review.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
O investimento para carbonatação forçada não é baixo, mas vale bem a pena.



O grau de pureza do co2 é relevante, vou comprar uma válvula “spunding”.
http://www.********************/brewing-methods/carbon-dioxide-purity/
 
Não tem como resolver isso sem fazer carbonatação forçada.



Se usa garrafa de 500 ml, você pode pegar uma caneca Mass Krug e servir toda a cerveja nela com cuidado, para que o fundo não venha junto.



Ao tirar da geladeira, o fermento fica grudado no fundo, então com cuidado você vai servindo tudo, deixando um dedinho no fundo para descarte.



O fato de inclinar e desinclinar a garrafa, faz com que a cerveja dissolva o fermento e deixe a breja turva, por isso os últimos goles vão "sujando".



O investimento para carbonatação forçada não é baixo, mas vale bem a pena.


Simples, engarrafe em garrafas menores. 500ml ou 300ml. Sirva tudo no copo. Sem ficar virando a garrafa e arrastando fermento sedimentado para o copo.
Aqui é LEI: UMA GARRAFA, UM COPO.
Nunca mais tu vais sentir gosto de fermento ou ter uma lager turva.
Não adianta, cerveja caseira com priming e sem filtração, se ficar virando a garrafa, fica turva.



Pois é, como a Helles aqui em casa é a “cerveja do churrasco da família”, eu engarrafo tudo em 1 litro.

Por enquanto a solução vai ser transferir pra outro recipiente na hora de tomar mesmo. Mais adiante, carbonatação forçada. Aí faço laggering no fermentador mesmo
 
Ainda não tenho essa válvula, mas pode usar qualquer fermentador na primária, e transferir antes de terminar.
 
Fiquei de falar da Helles que fiz com o fermento California Lager.

A cerveja foi muito redonda, sem nenhum traço do fermento no sabor ou aroma. O malte fala alto, talvez poderia ter pesado mais a mão no amargor.

Usei 30% de malte Munich claro, mas isto me trouxe uma cor mais escura do que pretendia para a cerveja, mas nada que a desmereça.

O copo largo e suado não ajuda a ver como ela ficou cristalina (para meus parâmetros de não usar gelatina e usar priming).

segue uma foto dela
 

Attachments

  • helles.jpg
    helles.jpg
    161 KB · Views: 104
Fiquei de falar da Helles que fiz com o fermento California Lager.

A cerveja foi muito redonda, sem nenhum traço do fermento no sabor ou aroma. O malte fala alto, talvez poderia ter pesado mais a mão no amargor.

Usei 30% de malte Munich claro, mas isto me trouxe uma cor mais escura do que pretendia para a cerveja, mas nada que a desmereça.

O copo largo e suado não ajuda a ver como ela ficou cristalina (para meus parâmetros de não usar gelatina e usar priming).

segue uma foto dela

Está linda, mas a cor parece ter saído bem do estilo
 
Está linda, mas a cor parece ter saído bem do estilo

Pelos cálculos era para ficar um pouco abaixo do 5 SRM (limite do estilo) mas na prática ficou um pouco mais do que isto.

Como sou um outsider no quesito estilos, tá valendo.
 
4,0 pkg SafLager West European Lager (DCL/Fermentis #S-23) [23,66 ml] Yeast 10

Isso significa 04 pacotes desse fermento ?
 
Fiz uma Helles recentemente também com o California Common Lager da mangrove. Tá bem limpa, e a floculação dessa levedura é sensacional! Ele gruda no fundo e não sai de lá, mesmo servindo mais vezes. Quando tiver uma foto da breja, mando aqui.
Abç

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 
Back
Top