Muito malte melanoidin! E agora??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

João Prado

Member
Joined
Sep 8, 2018
Messages
12
Reaction score
0
Location
Salto SP
Salve, galera!
Embora já acompanhe esse fórum a um bom tempo, esse é meu primeiro post.
Estou com o seguinte problema:
Inventei de fazer uma Belgian IPA e procurei uma receita na internet.
Encontrei, no canal Cerveja Fácil, uma receita bem interessante.

É a seguinte:

(Link do vídeo, se alguém se interessar)

Receita Belgian IPA - 10L
OG: 1055
FG 1008
ABV: 6,0%
IBU: 48
Cor: 5 SRM

Mostura:
2,5kg Malte Pilsen (93%)
0,1kg Malte Aromatic (4%)
0,08kg Malte Melanoidin (3%)
65°C @60min

Lupulagem:
15g Columbus @15min
15g Summit @0min
Dry Hopping 30g Summit (na maturação)

Levedura Levteck TeckBrew 40 - Abbey Ale
(Aqui, no caso, irei utilizar uma abbaye da fermentis)

Como eu gostaria de fazer essa receita para 20L, simplesmente fui lá e dobrei os valores, anotei tudo em um papel e fui até a loja de insumos. O problema é que nisso, na parte do malte melano, coloquei 1,6kg e não 160g! Agora os insumos já estão todos moídos em um mesmo saco! Estou muito triste pela burrada, pois gastei uma baita grana em tudo isso.

Quais impactos isso trará pra receita? É possível remodelar essa receita com base nos ingredientes que já comprei? Por exemplo, trocar os momentos de lupulagem e etc? Nessa altura do campeonato já não me importo mais em ter uma IPA, mas sim uma boa cerveja! O que vocês me recomendam?
 
Salve, galera!
Embora já acompanhe esse fórum a um bom tempo, esse é meu primeiro post.
Estou com o seguinte problema:
Inventei de fazer uma Belgian IPA e procurei uma receita na internet.
Encontrei, no canal Cerveja Fácil, uma receita bem interessante.

É a seguinte:

(Link do vídeo, se alguém se interessar)

Receita Belgian IPA - 10L
OG: 1055
FG 1008
ABV: 6,0%
IBU: 48
Cor: 5 SRM

Mostura:
2,5kg Malte Pilsen (93%)
0,1kg Malte Aromatic (4%)
0,08kg Malte Melanoidin (3%)
65°C @60min

Lupulagem:
15g Columbus @15min
15g Summit @0min
Dry Hopping 30g Summit (na maturação)

Levedura Levteck TeckBrew 40 - Abbey Ale
(Aqui, no caso, irei utilizar uma abbaye da fermentis)

Como eu gostaria de fazer essa receita para 20L, simplesmente fui lá e dobrei os valores, anotei tudo em um papel e fui até a loja de insumos. O problema é que nisso, na parte do malte melano, coloquei 1,6kg e não 160g! Agora os insumos já estão todos moídos em um mesmo saco! Estou muito triste pela burrada, pois gastei uma baita grana em tudo isso.

Quais impactos isso trará pra receita? É possível remodelar essa receita com base nos ingredientes que já comprei? Por exemplo, trocar os momentos de lupulagem e etc? Nessa altura do campeonato já não me importo mais em ter uma IPA, mas sim uma boa cerveja! O que vocês me recomendam?



Cara deu ruim na IPA então, com isso tudo de melanoidin vai ser uma com um gosto de malte forte, mel adocicado, o que EU faria é uma red ale ou algo parecido, como esses lúpulos ai não vai combinar, usaria nos 60minutos ou melhor ainda FWH(First Wort Hop) apenas para amargor sem pegar o sabor nem aroma deles, 10g ou 15g no máximo, qualquer um dos dois o outro vc guarda.
Da uma olhada nos outros posts aqui no fórum como elaborar uma receita, tem um site muito bom https://www.brewersfriend.com
Acho que essa OG ai vai ficar bem alta nem sempre é só dobrar os insumos para fazer o dobro de cerveja.
 
Mas pra fazer uma red ale precisaria mudar a levedura tb. Ou S-04 ou Notingham, pra citar as leveduras secas.
Com a levedura que vc tem em maos, vc pode adicionar candi sugar ou açucar mascavo na fervura e fazer uma belgian dubbel.
 
Mas pra fazer uma red ale precisaria mudar a levedura tb. Ou S-04 ou Notingham, pra citar as leveduras secas.
Com a levedura que vc tem em maos, vc pode adicionar candi sugar ou açucar mascavo na fervura e fazer uma belgian dubbel.

Sim verdade nem li a parte da levedura :oops:
 
Galera, acho que estou decidido a voltar na loja e comprar os maltes corretos. Melhor ter esse gasto e esse trampo a mais e fazer algo legal do que trabalhar o mês inteiro pra algo que não vai ficar tão bom.

A questão agora seria como aproveitar esses maltes já comprados. Por sorte tenho uma lama de uma US-04 guardada e bem jovem.

Acho que vou converter esses maltes e essa lama da US-04 em uma Red Ale.
Como vou voltar pra loja, posso comprar alguns lúpulos adequados pra esse estilo. Vocês tem alguma ideia de que tipos e quantidades de lúpulo devo usar pra uma Red Ale com base nesses maltes? Me aconselhariam acrescentar mais alguma coisa?

Agradeço desde já pelos comentários!
 
Galera, acho que estou decidido a voltar na loja e comprar os maltes corretos. Melhor ter esse gasto e esse trampo a mais e fazer algo legal do que trabalhar o mês inteiro pra algo que não vai ficar tão bom.

A questão agora seria como aproveitar esses maltes já comprados. Por sorte tenho uma lama de uma US-04 guardada e bem jovem.

Acho que vou converter esses maltes e essa lama da US-04 em uma Red Ale.
Como vou voltar pra loja, posso comprar alguns lúpulos adequados pra esse estilo. Vocês tem alguma ideia de que tipos e quantidades de lúpulo devo usar pra uma Red Ale com base nesses maltes? Me aconselhariam acrescentar mais alguma coisa?

Agradeço desde já pelos comentários!

Pra Red Ale só se faz lupulagem para amargor mesmo. Pode até fazer para sabor/aroma, mas tem que ser muuuuito discreto para esse estilo. Portanto, se for so pra amargor, serve qualquer lupulo de alto alfa acido que vc tenha aí (desde que o cohumulone dele seja baixo pra não gerar um amargor ruim). Caso queira sabor e aroma, variedades inglesas são as indicadas, mas vá com cautela.
Claro... isso tudo segundo bjcp... mas se vc não quiser segui-lo, nem precisa ficar engessado por ele. Afinal, homebrew é muito mais empirismo do que qualquer outra coisa.

Outra coisa: Já jogou as quantidades de malte que vc tem em algum software? Digo isso pra vc ter ideia da cor que sua cerveja vai ficar. Talvez ela passe um pouco do vermelho com a quantidade de melanoidina que vc tem no seu grist. O vermelho da red ale está na faixa entre 30 e 33 EBC (sendo 32 EBC aquele vermelho bonito que geralmente buscamos).
 
Se tiveres condições financeiras e fermentadores a disposição, sugiro comprar mais malte pilsen, misturar bem esses maltes e dividir esta receita em umas 3. Faça um **** BJCP ou busque algo como double vienna, double IPA, red ale (bem alcoólica), todas com bastante amargor para equilibrar bem tudo isso.

O recomendado de melanoidina é próximo a 15% do total da receita. Você está muito além disso e acredito que sua cerveja possa ficar muito desequilibrada, pra não dizer que pode ser intragável pelo excessivo dulçor.

Com pouco mais de 3kg de malte pilsen você já está próximo a 15% de melanoidina.
 
Pra Red Ale só se faz lupulagem para amargor mesmo. Pode até fazer para sabor/aroma, mas tem que ser muuuuito discreto para esse estilo. Portanto, se for so pra amargor, serve qualquer lupulo de alto alfa acido que vc tenha aí (desde que o cohumulone dele seja baixo pra não gerar um amargor ruim). Caso queira sabor e aroma, variedades inglesas são as indicadas, mas vá com cautela.
Claro... isso tudo segundo bjcp... mas se vc não quiser segui-lo, nem precisa ficar engessado por ele. Afinal, homebrew é muito mais empirismo do que qualquer outra coisa.

Outra coisa: Já jogou as quantidades de malte que vc tem em algum software? Digo isso pra vc ter ideia da cor que sua cerveja vai ficar. Talvez ela passe um pouco do vermelho com a quantidade de melanoidina que vc tem no seu grist. O vermelho da red ale está na faixa entre 30 e 33 EBC (sendo 32 EBC aquele vermelho bonito que geralmente buscamos).

Opa, joguei sim. Usei essa calculadora aqui -> https://www.brewersfriend.com/srm-calculator/
Segundo ela, minha receita está dando mais ou menos 27.78, então talvez eu precise adicionar alguma coisa pra chegar nessa coloração.
 
T
Se tiveres condições financeiras e fermentadores a disposição, sugiro comprar mais malte pilsen, misturar bem esses maltes e dividir esta receita em umas 3. Faça um **** BJCP ou busque algo como double vienna, double IPA, red ale (bem alcoólica), todas com bastante amargor para equilibrar bem tudo isso.

O recomendado de melanoidina é próximo a 15% do total da receita. Você está muito além disso e acredito que sua cerveja possa ficar muito desequilibrada, pra não dizer que pode ser intragável pelo excessivo dulçor.

Com pouco mais de 3kg de malte pilsen você já está próximo a 15% de melanoidina.

Foda é que na geladeira eu consigo fermentar no máximo dois baldes de 20L.
Aqui a porcentagem de malte melanoidina tá em 23%, realmente bem elevado. Estou pensando em colocar mais algum malte pra dar um pouco mais de cor e aproximar mais essa % de melanoidina pra faixa de normalidade.
 
Não sei no resto do país, mas aqui em BH, na Lamas, tenho quase certeza que os vendedores iriam me questionar a quantidade exagerada. Dá um toque na loja que vc foi. Por menos que eles tenham obrigação, todos somos parceiros (vendedores e cervejeiros).
 
Olha,

A levedura já é uma abbey, o estilo já é belga, faz uma abbey mesmo. Este excesso de dulçor se resolve com mais amargor. Ajuste a relação BU:GU para algo mais palatável para teu gosto. Eu particularmente não gosto de belgas pelo seu dulçor.

Ruim não vai ficar. Vai ser uma cerveja extrema, mais alcoólica, encorpada.
 
Cara no inicio do post vc falou que os maltes já estão moídos? Nao é bom guardar ele moído por muito tempo não, faz a breja logo, da uma pesquisada sobre isso, ou espera alguém com mais conhecimento comentar aqui.

Em relação a cor desencana vai ficar vermelha sim 28 EBC, ainda mais com essa dose cavalar de melano, olha a minha foto faço red direto.
 
28 EBC vai de boa! Até pq a gente nunca bate o EBC correto no final da receita mesmo...kkk
Seja por evaporar a mais ou a menos do que o programado na fervura, seja pq a informação do malte não está la mto fiel.
Ate mesmo pq os maltes tem um avariação de coloração... é mto dificil cravar uma medida 100% correta. Só ver as fichas dos maltes... dificilmente vai ter lá: X EBC... na maioria das vezes tem: de X a Y EBC.
 
Bruno fora que TODAS as minhas levas calculadas no brewersfriend ficou mais escura, acho que o pilsen agraria é um pouco mais escuro que o do site não sei.

João em relação ao malte moído a dias que comentei vi um vídeo agora do canal citado acima (cerveja fácil) o cara zuando falando que não tem erro etc... Mas vai de cada um tento fazer o melhor sempre que possível, no seu caso pode ser ate bom perder um pouco de eficiência SE for so esse o problema.
 
Uai, faz uma belgian melano IPA! Deixa o pau quebrar... Depois conta como ficou.

Ou ainda: faz meio isso ai, compra mais pilsen, tipo metade da quantidade de maltes da receita original, pega a outra metade que tá com muito melano, bem misturada, e manda ver na receita original. Aí guarda os maltes moidos que sobraram pra próxima leva.

Não preocupe tanto, não é assim crime guardar o malte moído por umas duas semanas. Há quem diga, alias, que nem dá nada...
 
Last edited:
Caros, me desculpem mas to rindo à beça aqui comigo mesmo.

Caro #João Prado, tá fazendo uma encomenda? Não? É p/ beber? É? Então desestressa.....

Cerveja é algo pra se beber (e brassar) sem stress. Usa esse grist mmo. Vai ficar moreninha, mas vai ficar boa.

Na próxima, repete a receita direitinho...vai ficar loirinha, melhor ainda.

O que vale mesmo é o aprendizado que vem com tudo isso. Principalmente com os erros.

Estude, tenha e mantenha sua meta, mas não se prenda a questões filosóficas que não leva a nada.

kkkk

Set it free and enjoy.

Life is short, drink a (pack of) beer.

Cheers
 
Só para ilustrar...

Encomendei uma receita num brewshop aqui perto, pedi pra deixar os maltes todos moídos juntos.
Na hora da brassagem, quando arriei os maltes, escureceu tudo. Era pra ser uma IPA e o mosto ficou mais parecido com uma stout. Devem ter trocado minha encomenda com a de outro cliente ou qualquer coisa parecida. Os lúpulos vieram separados certinho.
Fiquei na dúvida, jogo só um pouco de amargor pra balancear ou sigo como se um IPA fosse?
Segui como IPA...
No fim das contas, saiu uma Black IPA de respeito! Até gostaria de repetir, mas não sei o grist de maltes que utilizei, já que veio tudo errado.
Resumindo, por vias tortas, como esse seu caso, pode sair algo muito bom...

Ou não.

Boa sorte.
 
Last edited:
Pow galera, agradeço muito pelas respostas. Por fim acabei voltando lá e comprando a receita correta. Estou transformando a outra em uma Red Ale. No fim acho que tudo tem sido estresse demais mesmo. Estou sempre pilhado quando vou fazer cerveja, tudo que sai do planejamento já me da muita dor de cabeça.

Acho que vou tentar levar as coisas de um jeito mais leve e arriscar mais, pois como vocês bem disseram, pode sair cerveja boa do mesmo jeito.

Assim que ficarem prontas posto fotos aqui, caso queiram ver!
 
Back
Top