Muito iodofor na sanitização...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chacal

Active Member
Joined
Jan 26, 2018
Messages
38
Reaction score
2
Foi a primeira vez que resolvi usar iodo para sanitizar as garrafas.
Quando li o rótulo, fiz uma conversão errada. Ao invés de 8ml para 10L, eu fiz 8ml para 1L.
Como tbm estava usando alcool, eu acabei usando menos iodo, mas o que ainda ficou cerca de 4 vezes o recomendado. Usei 1,5 ML em meio litro de alcool.( resolvi misturar no alcool pq já estava muito tempo aberto e alguém tinha comentado que perdia eficiência)
Hoje é que me informando melhor sobre o iodo, eu me dei conta do erro grotesco que cometi.
Alguém que tenha um conhecimento sobre o assunto sabe responder o que vai ocorrer na cerveja devido esse excesso? Vai ficar com gosto de iodo? Esse sabor a torna intomável ou da pra beber de boa? Ou é mais uma preocupação com os efeitos tóxicos no organismo???
 
Olá amigo, olha eu não me preocuparia, acredito que mal não vai fazer. Com relação ao gosto da cerveja é só vc tomar, tira um gole do balde e toma, se for para o iodo dar off flavor vc já sente logo, aí vc decide se vale a pena continuar ou não. Quantos litros vc fez? 1,5 de álcool acredito que vc esta supersanitizando seu equipamento. Tenho 3 panelas de 73l uso 500ml de álcool 70 na brassagem e mais uns 200 ml até o final, finalizando com a limpeza do barril de 50l. Não uso nem 1 litro de álcool por brassagem e nunca tive contaminação. Eu não misturaria iodo no álcool, acredito que seja para misturar com água, vc pode usar só álcool na sanitização não tem necessidades de usar o iodo é que o iodo sai bem mais barato no final.
 
Boa tarde ! Eu errei tbm na minha primeira sanitização...ao inves de 0,5ml por litro, fiz 5.0 ml
resumindo foram 2 litros com 10ml ...nao preciso nem dizer a cor que ficou minha mao.
a "sorte" eh q apos a sanitização e escorrer o iodo, eu borrifei alcool dentro e escorri mais uma vez.
Domingo dia 17 respondo aqui se vai ter esse off flavor =(
 
já abri aqui uma garrafa e não reparei nada além de uma leve sensação na garganta depois de algum tempo. não chega a ser um incômodo e nem sei se é por causa do iodo. Tem que ver tbm se causa algum mau estar como dor de cabeça forte injerindo uma quantidade maior. qualquer coisa, posto aqui.
 
Back
Top